this is an h1

this is an h2

Wed Aug 23 17:12:54 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Como cobrar o preço correto nos serviços do seu salão de beleza

A definição de preços em um salão de beleza é fundamental para o sucesso do negócio.

· Atualizado em 23/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos profissionais, gestores e empresários do mercado de salões de beleza sentem dificuldade na hora de definir os preços dos serviços que oferecem. Fundamental para a sobrevivência de um negócio, essa etapa exige conhecimentos técnicos e administrativos. 

Para colocar preço nos serviços do seu salão de beleza será importante considerar: a sua localização, o perfil do seu público-alvo,  seus custos e naturalmente a margem de lucro planejada e necessária para que seu empreendimento seja rentável.

Glorinha Cabelos - nome artístico de Maria Glória Alves, de Juazeiro (BA), cabeleireira, empresária e instrutora de cursos profissionais de Juazeiro (BA) dá orientações sobre o tema, considerando o que é necessário para definir preços adequados para o seu salão de beleza. De acordo com a cabeleireira, empreendedora, instrutora de profissionais e youtuber, o primeiro erro que um profissional comete ao definir os preços dos serviços oferecidos em um salão de beleza é se basear no preço de outra pessoa ou de outro estabelecimento concorrente. Para ela, prestação de serviço não tem preço e sim valor. "O valor que você estipula para o seu serviço é único, pois ninguém entrega um serviço igual ou parecido com o de outra pessoa. Então, por que você cobraria o mesmo valor de outro profissional?”, argumenta.

Dependendo do tipo de serviço a ser realizado, por exemplo, uma escova progressiva é necessário analisar o cabelo antes de definir os preços, pois o custo da realização do serviço vai depender da quantidade de produtos específicos que serão utilizados.  

A informação clara e correta de preços é um direito básico previsto no Código de Defesa do Consumidor. Deve-se considerar que existem leis que obrigam a fixação correta dos preços de produtos e serviços. Por isto é comum os salões colocarem faixas de preço para cada serviço a depender, geralmente, do tamanho do cabelo e de outras questões que se referem a serviços adicionais solicitados pelo cliente para execução do serviço.

Uma boa gestão envolve saber os custos e despesas necessários para a realização de cada serviço. Este levantamento, que deve ser realizado antes de fazer a tabela de preços, envolve não apenas os produtos utilizados. Envolve acessórios como luvas, espátulas e outros, descartáveis e outros. Deverá também considerar tributação, comissões, enfim os custos diretos e indiretos.

Veja abaixo, pontos importantes que vão orientar você na precificação do seu serviço de beleza e dicas de Glorinha que vão lhe ajudar a  definir os preços corretos para o seu salão de beleza:

1. Descubra quanto você gasta em cada atendimento

Para estipular o valor correto, Glorinha ensina que é preciso descobrir quanto é gasto para fazer o serviço na cliente. “Depois que você tiver certeza de quanto gasta em cada atendimento, ou seja, quais são seus custos fixos, é que você estará preparado para definir o valor correto”, orienta. Segundo ela: “É preciso ficar atento, pois muitas vezes o seu serviço não está pagando nem os custos que você tem para comprar produtos. Se nunca sobra dinheiro para repor os produtos do seu salão de beleza, é sinal de que alguma coisa está errada”.

2. Observe cada tipo de fibra capilar

A cabeleireira ressalta que observar a quantidade de produto que cada tipo de cabelo absorve também é um fator importante na hora de definir o preço final. “Existem três tipos de fibras capilares: grossas, finas ou médias. É a prática do dia a dia que ajudará você a perceber o quanto cada tipo de fibra capilar absorve de produto”, observa.

3. Leve em conta o comprimento de cada cabelo

Depois, a expert indica cobrar de acordo com o tamanho de cada cabelo. “Defina preços diferentes para cabelos curtíssimos, curtos, médios e longos, mas não faça uma tabela com esses preços, pois abre margem para discussões envolvendo a percepção de cada um”, afirma.

Por fim, temos um ponto importantíssimo que envolve a boa gestão do seu negócio é que é fundamental para garantir a sobrevivência e rentabilidade do seu salão de beleza.

4. Aprenda a diferença entre custos fixos e variáveis

De acordo com Glorinha, custos fixos são custos mensais, como água, luz, internet e aluguel. “Já os custos variáveis são aqueles que variam a cada mês, como a reposição de produtos do estoque do seu salão de beleza”, elucida. “Você precisará calcular os custos fixos e variáveis para definir o preço correto dos serviços que oferece.

O Sebrae disponibiliza uma série de cursos on-line sobre “Como definir preço de venda” e sobre “Formação do preço de venda” e de “Gestão Financeira”. Caso você seja MEI-Microempreendedor Individual, você pode fazer via WhatsApp o curso “A formação de preço para o meu tipo de negócio”, que traz informações claras sobre custos fixos e variáveis, que são fundamentais para o cálculo do preço do serviço.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?