this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 10:17:05 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como construir uma comunidade de empreendedores

Superar desafios é muito mais fácil com ajuda de outras pessoas. Acompanhe as nossas dicas para construir uma comunidade de empreendedores

· Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando pensamos em empreender, iniciar um negócio próprio, surge em nossa mente uma série de dificuldades. Até parece que empreender é sinônimo de obstáculos intransponíveis.

Sabemos que, durante a jornada do empreendedor, na realização dos nossos sonhos, as dificuldades vão surgir e que, na verdade, o que podemos chamar de sinônimo do empreendedorismo é a superação.

Qualquer atividade empresarial somente se realiza ao longo do tempo quando forem superados os obstáculos que surgem e vão continuar aparecendo ao longo da existência da empresa.

Se o empreendedor acredita que vai estar sozinho lidando com todo esse contexto de dificuldades e superações, torna-se bem mais difícil fazer acontecer e transformar o seu sonho em realidade.

Nesse sentido, toda ajuda que surgir será sempre bem-vinda, e às vezes, de onde menos esperamos, surgem soluções criativas. Esforços se unem para superar obstáculos comuns, e aqueles que sentem as mesmas dores são os personagens mais apropriados para encontrar as soluções mais eficazes.

Por isso, vamos refletir se pode existir um grupo de pessoas com problemas idênticos e que se comunicam entre si colocando à disposição suas habilidades e atitudes, como naquele mantra: “juntos podemos mais”.

Assim, uma comunidade de empreendedores é um grupo de pessoas que possuem objetivos comuns, unidas para buscar soluções e, ao mesmo tempo, atrair outras pessoas que podem oferecer seus esforços para fortalecer o grupo.

Uma comunidade é uma oportunidade muito valiosa para a criação de produtos ou serviços, como também para as empresas que fazem parte dela descobrirem novas oportunidades de negócios e até mesmo reduzir custos de implantação de projetos de inovação, compra de insumos e tecnologia e troca de conhecimento e experiências.

Veja a seguir algumas dicas para construir uma comunidade de empreendedores:

  1. Engaje outros empreendedores na proposta de criar uma comunidade: o engajamento inicia pela compreensão de que, se temos os problemas, podemos nos ajudar a encontrar as soluções, por isso é necessário muito diálogo e encontros com outros empreendedores. Essa é a fase do porquê e não do como.
  2. Defina os propósitos e objetivos comuns: antes de definir o que vamos fazer, é importante conectar as pessoas por meio do encontro entre os interesses comuns, pois, independentemente de cada um ter o seu próprio caminho para a sua realização pessoal e profissional, algo nos faz iguais. Ou seja: mesmo com a concorrência do mercado, a nossa conexão é possível, porque temos a mesma paixão por empreender e por realizar os nossos objetivos. E podemos alcançar os nossos sonhos e objetivos por meio de uma comunidade.
  3. Utilize a tecnologia para conectar as pessoas com a comunidade: é importante desenvolver um processo de comunicação rápido e eficaz para a troca de ideias, fomentar o debate, definir caminhos dentro da comunidade, já que hoje a tecnologia das mídias sociais permite várias possibilidades. Se você quer um processo rico, com muitas alternativas, com possibilidades ilimitadas, pode ser através de um site, ou de um grupo no Facebook, para situações mais simples um grupo no WhatsApp funciona muito bem, ou a comunidade pode utilizar as várias alternativas, mas é importante definir o papel de cada uma delas, para não desperdiçar esforços ou confundir as pessoas.
  4. Como vamos iniciar? Defina em comunidade um objetivo simples que pode ser alcançado por meio de um grupo de pessoas e que seja simples de ser implantado. Por exemplo: reduzir os custos dos membros da comunidade pela criação de um projeto de compras compartilhadas, começando por itens mais simples, como material de uso comum. Utilize esse primeiro objetivo para criar uma experiência compartilhada, e fomente a ampla troca de informações e feedbacks a fim de partir para soluções mais ambiciosas, como a implantação de um projeto de inovação.
  5. Busque apoio no Sebrae, que pode colocar à disposição da comunidade conhecimento, tecnologia, apoio de consultores, entre outras possibilidades. Leia o nosso artigo O que uma comunidade de empreendedorismo pode fazer pelo seu negócio.

Participe também da nossa Comunidade de Empreendedores e não deixe de fazer o curso EaD Como unir forças para crescer.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?