Saiba o que é uma proposta de valor, quais são os tipos e entenda a importância de construir uma para o seu público-alvo.
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Um dos conceitos mais importantes do empreendedorismo é o da entrega de valor para os clientes, o qual está relacionado aos benefícios embutidos em um determinado produto/serviço e que são percebidos pelos consumidores. É o valor que faz o cliente se dispor a pagar um determinado preço para ter esses benefícios. Em outras palavras: as empresas não vendem produtos ou serviços, elas entregam valor. E é ele que vai criar os as conexões com o cliente e relacionamentos de longo prazo (fidelização).
Se você compreendeu o que é valor, deve estar se perguntando o que é uma proposta de valor e como construir uma para o seu público. É importante destacar que ela é um conjunto de benefícios que a empresa entrega a seus clientes, como: preços mais baixos que a concorrência, mais opções de produtos/serviços, facilidades como entrega mais rápida, acesso a várias opções de produtos/serviços, entre outros.
Para ficar mais claro: a proposta de valor é o diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes. Isso quer dizer que a proposta adequada para os clientes ou para um determinado segmento de clientes faz com que a escolha seja por uma marca em vez de outra. Por isso, a construção de uma proposta de valor passa, fundamentalmente, pelo conhecimento do mercado e do seu público-alvo (criação de personas).
Conhecer as necessidades, os desejos e os anseios dos clientes atendidos pelo negócio e compreender como eles gostariam de ter suas “dores” solucionadas é o primeiro passo. Assim, ao oferecer os benefícios, a sua empresa vai entregar o valor que esses consumidores buscam, além dos diferenciais que o seu produto/serviço possui em relação aos concorrentes. Não se esqueça de que a experiência do cliente é essencial, por isso pense também em vantagens emocionais que ele pode ter ao escolher e usar o seu produto/serviço.
Tipos de proposta de valor
- Inovação: está relacionada às facilidades que a tecnologia oferece, pois muitos clientes gostam da sensação de exclusividade que a tecnologia proporciona. A Apple foi o grande exemplo de empresa que apostou num diferencial em seus celulares. Sua proposta de valor era “Pense diferente”, e a forma como esse valor se materializou foi por meio um design que proporciona uma experiência única, não encontrada em outros aparelhos, formada por uma tela sensível ao toque, conexão com a internet, um sistema muito interativo com poucos toques e apresentação especial e única.
- Segurança: é um modelo de proposta de valor que explicita a segurança na utilização de produtos/serviços. Um exemplo é o da empresa de automóveis Volvo, que apresenta como pacote de valor “ser a montadora dos veículos mais seguros do mercado”.
- Desempenho: é apoiada na firmeza de prometer aos seus clientes produtos que realmente funcionem e que eles recebam exatamente como a empresa promete. A Apple, no início dos iPhones e iPods, teve como proposta de valor “A tecnologia que funciona” e o foco foi em fazer o cliente acreditar na confiabilidade de seus produtos/serviços.
- Personalização: o que determina o valor é atender a necessidades ofertando produtos com diferentes benefícios para determinados clientes. A empresa Subway, por exemplo, oferece a possibilidade de o consumidor escolher o que vai no seu sanduíche. O princípio da proposta de valor é de que o cliente vai receber um produto/serviço exatamente como deseja.
- Design: as características funcionais de um produto formam um conceito de design inovador que busca não apenas a beleza, mas a solução de problemas pela distribuição de atributos visuais. A Apple foi conhecida pela distribuição dos apps na tela do celular, a forma de acesso simples, a beleza na organização, um visual limpo e a possibilidade de transitar de um app para outro. Não é à toa que Steve Jobs foi conhecido como o cara do design.
- Status: nesse modelo de valor, a empresa investe em criar conexões emocionais com o objetivo de expor, por meio de apelos visuais, o status superior dos seus clientes. Essa proposta está fortemente relacionada com as marcas de luxo, e as propagandas de perfumes são um exemplo.
- Redução de custos: uma das propostas de valor mais utilizadas. A oferta do acesso a determinados produtos/serviços com custos mais baixos que os dos concorrentes é o principal foco da proposta de valor. Um exemplo é o dos bancos digitais que oferecem facilidades de abertura de contas e sem nenhum custo, para conquistar os clientes insatisfeitos com os bancos em geral.
- Conveniência: parte do princípio da oferta de conforto para o cliente, reduzindo o esforço deste para ter acesso a determinados produtos/serviços, normalmente por um app muito bem desenhado e que proporciona agilidade e facilidade de encontrá-los. Um exemplo é a empresa Uber, que faz a conexão entre passageiros e motoristas de veículos de forma bem acessível por um app.
Então, qual é a sua proposta de valor? Procure o Sebrae que você encontrará o apoio para identificar e construir a sua. Aproveite e inscreva-se nos nossos cursos Conhecendo e valorizando seu cliente e Customer Success: como conquistar e manter clientes.
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Sat Jun 22 00:02:44 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?