Como qualquer negócio, é preciso planejamento, dedicação e, claro, ter um bom mercado para atender
Startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível, escalável e sustentável, que vive em um cenário de riscos e incertezas. Elas podem atuar em diferentes áreas e mercados, e utilizam a tecnologia como a base para as suas operações.
Um erro comum é associar as startups a empresas digitais, pois elas não se limitam a isso. Para ser considerada uma startup, é preciso que a empresa tenha uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento.
Segundo a ABStartups, as startups são empresas com modelo de negócio ágil e enxuto que resolve problemas do mundo real — embora, muitas vezes, opere em ambientes digitais. Para isso, usa a tecnologia como ferramenta principal e oferece uma solução escalável para o mercado.
Para quem deseja ter uma startup, é preciso estar atento a alguns detalhes:
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Conheça o mercado
Perceber se o mercado realmente necessita do produto ou serviço que será oferecido é essencial. Pesquise sobre a concorrência, veja o que estão fazendo e o que a sua startup pode oferecer como diferencial. Para além disso, conheça os riscos que podem aparecer pelo caminho e busque soluções para caso tenha que enfrentá-los. Ser otimista é importante, mas ser realista é essencial.
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Desenvolva um plano de negócios
Um plano de negócios irá guiar a empresa de diversas formas. Por isso, ao desenvolver um plano de negócios estratégico, é importante passar por todos os aspectos do negócio. Isso passa por incluir as possibilidades de financiamento.
Alguns pontos essenciais em um plano de negócios:
- Descrição da empresa;
- Missão, visão e valores;
- Plano financeiro;
- Plano de marketing e vendas;
- Análise do mercado consumidor;
- Análise da concorrência;
- Processo operacional.
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Tenha certeza, na medida do possível, que sua startup tem potencial
Para isso, avalie seu negócio nos seguintes pontos:
- Replicabilidade: Garanta que seu produto ou serviço pode ser replicado rapidamente e de forma ilimitada, sem alterar as suas características.
- Inovação: Sua startup oferece uma solução inovadora para o mercado? Traz mais eficiência para os clientes? Como isso é feito? No lugar do cliente, investirias no seu produto ou serviço?
- Potencial de crescimento: Estude qual o potencial de crescimento da sua startup. Por mais que comece como um pequeno negócio, é sempre importante ter uma visão de onde podem chegar e, assim, garantir que estão preparados para o sucesso.
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Conheça as leis locais
Não adianta ter uma ótima empresa se não souber o que é permitido ou não em seu plano de ações. Conhecer as leis é um dos passos mais importantes. Isso porque ajuda a perceber como iniciar a sua empresa e o que pode ou não ser feito.
Para desenhar o modelo da startup, poderá usar metodologias que o ajudarão nesse processo, como o Business Model Canvas:
O Business Model Canvas (BMC) é um diagrama que resume a proposta da empresa e o plano de negócio em apenas uma página. Para isso, são estruturados diversos quadros em que são relacionados os tópicos:
- "Como?": aqui são inseridas as atividades para dar vida ao negócio, os recursos necessários e a rede de parceiros essenciais;
- "O que?": nesse quadro é descrito o valor do negócio, ou seja, os produtos ou serviços que ele oferece e como isso é proposto como modelo de negócio;
- "Para quem?": é relatado o público-alvo da empresa, os canais de oferta de produtos e serviços, modelos de atendimento e de gestão de relacionamento com os clientes;
- "Quanto?": são relatados os custos operacionais e de gestão da empresa, além das formas de receita que o negócio mantém.
Saiba mais
Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:
- Curso Como validar seu modelo de negócio
- Curso Inovação de impacto para Startups
- Curso Modelagem e Validação da Proposta de Valor para Startups
Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.
Foi um prazer te ajudar :)