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Sun May 07 16:05:14 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como definir metas e objetivos do negócio

Conceitos complementares, mas diferentes, são muito importantes para o sucesso dos negócios.

· Atualizado em 07/05/2023
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Existem dois termos que são frequentemente usados: metas e objetivos. As metas são diretivas que estabelecem orientações gerais. Os objetivos de negócio são mais concretos e definem como se atingirão as metas. Por sua vez, as tarefas são as ações tomadas para que os objetivos se concretizem.

Objetivos

Objetivo é o propósito de realizar algo, é onde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado.

Meta

Já a meta é o objetivo de forma quantificada. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.

É importante saber que as metas são temporais e estritamente ligadas a prazos, ou seja, elas são as pequenas ações que precisam ser realizadas diária, semanal e mensalmente, para que se alcance o objetivo final proposto, de forma organizada e planejada.

Por exemplo, se a meta é crescer 20% até ao final do ano, os objetivos de negócio serão mais concretos, específicos para um período de tempo, mensuráveis, e com definição de prioridades. 

Os objetivos variam de negócio para negócio. Podem ser definidos anualmente, ou a cada dois ou três anos ou mesmo mais. Se pretender uma visão mais longínqua do seu negócio, daqui a 5 ou 10 anos, poderá definir esses objetivos, que podem ser financeiros ou não.

O primeiro passo será identificar quais são os objetivos de curto, médio ou longo prazo. Atribuir a sua execução a um ou mais departamentos e acompanhar o processo, avaliando as métricas. Inclua os objetivos e metas no seu plano de negócios.

Os objetivos de curto prazo podem ter uma execução de semanas ou meses.

Há um motivo pelo qual definir metas de negócios é uma prática recomendada: elas ajudam a levar as empresas na direção certa. Estas são mais algumas razões pelas quais as empresas devem estabelecer suas metas. 

  • Definir o sucesso com confiança

Uma das maneiras mais fáceis de saber se a sua equipe é bem-sucedida é detalhar o sucesso de maneira clara. Ao estabelecer metas, pense no que sabe que a sua equipe é capaz de fazer e a estimule a ir um pouco além do esperado. Há diversas estruturas usadas para definir metas, mas uma das mais usadas para criar metas mensuráveis e realizáveis é a de objetivos e principais resultados (Objectives and Key Results, OKR na sigla em inglês).

  • Manter as equipes alinhadas

Um benefício crucial das metas de negócios é manter as equipes alinhadas a um objetivo comum. Estabelecer objetivos de negócios claros permite que os líderes das equipes definam quais táticas as equipes devem usar para alcançá-los. 

  • Manter a responsabilização

Depois de definir as metas de negócios, uma boa ideia é dividi-las ao nível individual. Usar uma técnica como esta pode ajudar a manter a responsabilização desde a liderança até cada membro da equipe. Quando os membros são responsáveis por suas próprias metas, os gestores têm mais facilidade em avaliar o desempenho deles e detectar quando precisam de mais suporte. 

  • Fundamentar a tomada de decisões

Se a sua empresa monitora as metas de negócios regularmente, as metas antigas podem ser uma boa maneira de fundamentar o processo de tomada de decisões. 

Métodos para definição de objetivos e metas

Existem várias metodologias para definição dos objetivos e das metas, mas vamos apresentar duas: 

1. Metodologia SMART 

Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Timely

Com esta metodologia definem-se objetivos: Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e Tangíveis. O ideal seria ter objetivos que cumprissem com todos os pontos, mas nem sempre é assim.

  • Listar todos os objetivos e selecionar aqueles que quer cumprir; 
  • Enquadrar em categorias;
  • Transformá-los num objetivo mensurável (verifique KPIs ou indicadores-chave);
  • Defina um prazo;
  • Defina tempo a investir;
  • Identifique possíveis obstáculos e como resolvê-los. 

2. Metodologia OKR 

A medição de resultados dos seus objetivos é crucial para melhor gerir o seu negócio. Sem dados, dificilmente consegue perceber se vai no caminho certo, ou se deve realizar ajustes aos objetivos para continuar rumo ao sucesso.

Dada esta necessidade de medição, um ex-CEO da Intel desenvolveu uma metodologia OKR (Objectives and Key Results, Objetivos e Resultados), mais tarde aplicada à Google, como explicou John Doerr numa TED Talk.

Com a metodologia OKR defina: O QUE quer atingir e COMO.

A metodologia OKR tem uma grande influência nas equipes. Quando sabem qual o caminho, ficam mais motivados para chegar lá. Mais facilmente percebem quais as tarefas prioritárias ou quais as ações necessárias para atingir os objetivos. E, assim, seguem todos na mesma direção.

  • Criar objetivos de longo prazo (anual) e os objetivos de curto prazo (trimestrais, mensais) para atingir a meta; 
  • Criar resultados-chave que sejam mensuráveis para cada objetivo de curto prazo, para confirmar que estão certas e não haverá necessidade de ajustes. Estas análises podem ser diárias, semanais ou mensais;
  • Atribuir resultados-chave a cada equipe/departamento, ou seja, objetivos particulares que contribuem para o bem maior. Realizar reuniões de alinhamento e planeamento com as equipes.

Saiba mais:

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CfWGQfiM-yf/?utm_source=ig_web_copy_link

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