O descarte indevido de comida causa perdas sociais e econômicas para todo o mercado de alimentação. Veja dicas para prevenir isso no seu negócio.

Você sabia que, segundo a Organização para Comida e Agricultura das Nações Unidas (FAO), no mundo todo, 931 milhões de toneladas de alimentos são descartados por ano? Isso quer dizer que cerca de um terço de tudo que produzimos acaba na lata do lixo. Portanto, se comida é a matéria-prima do seu negócio, que tal cuidar dela com carinho?
O fato de que quantidades substanciais de alimentos são produzidos, mas não consumidos por humanos, tem impactos ambientais, sociais e econômicos substanciais. As maiores perdas se dão nas frutas, legumes e verduras, por causa de manipulação inadequada. Também estão entre os problemas o transporte inadequado e o acondicionamento em embalagens impróprias, além de compras desnecessárias.
Reduzir o desperdício de alimentos nas residências, varejo e serviço de alimentação pode fornecer diversos benefícios para as pessoas e para o planeta.
Quer diminuir o desperdício de comida na sua empresa? Veja quatro dicas simples e fáceis de adotar:
|
Compre corretamente
É o primeiro e mais importante passo para prevenir perdas. O ideal é começar pelo básico, evitando adquirir uma quantidade superior ao consumo do estabelecimento. Dê prioridade aos fornecedores que não geram problemas na entrega e garantem a qualidade dos produtos. |
|
Reutilize as perdas
Para aquelas perdas inevitáveis de frutas, verduras e legumes, a sugestão é fazer uma parceria com um produtor rural ou alguma entidade para que esses produtos sejam utilizados como alimento para os animais ou ainda como adubo por meio da compostagem. |
|
Separe os alimentos
Eles apodrecem, isso é um fato. O problema é causado por micro-organismos que aproveitam as condições inapropriadas para decompor os alimentos. Para evitar, é preciso separar as frutas e verduras machucadas das demais. Deve-se também manipular primeiro os produtos podres, fazer a higiene das mãos e, só então, trabalhar com os sadios. |
|
Climatize o ambiente
Isso retarda a perda de água dos alimentos e os mantêm em condições de consumo por mais tempo. Ambientes climatizados garantem mais frescor aos alimentos e, com isso, você pode até mesmo faturar mais, por contar com produtos com uma aparência melhor e com muito mais qualidade. Invista nessa ideia e faça bons negócios. |
Adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode diferenciar o seu negócio em relação aos demais, além de contribuir para sua sobrevivência. Os clientes valorizam esse tipo de comportamento e preferem consumir em empresas identificadas como solidárias.
Com essas ações, além de atingir seu principal objetivo, que é o lucro, você contribui com o desenvolvimento de toda a sociedade. Empresas que investem na gestão eficiente de recursos conquistam mais credibilidade e ampliam o seu poder de competição, além de se tornarem referência.
Fique por dentro dos acontecimentos no setor de alimentos e bebidas: siga as comunidades Sebrae, no Telegram.
Sebrae Bares e Restaurantes
Acesse: https://t.me/sebraebareserestaurantes
Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas
Acesse: https://t.me/sebraevarejodealimentos
Sebrae Mei de Alimentação
Acesse: https://t.me/sebraemeialimentacao
Foi um prazer te ajudar :)