Vamos te mostrar seis dicas fundamentais para você seguir e já começar a ter muito sucesso ganhando dinheiro com o Facebook.
![Imagem de destaque do artigo](/Sebrae/Portal Sebrae/Artigos/Imagens/artigo_Como-divulgar-seu-negócio-no-Facebook.png)
O Facebook é ainda a maior rede social do mundo. Mesmo com todas as mudanças que tem sofrido ao longo do tempo, sua relevância como canal de engajamento e estimulador de vendas se mantém forte.
Se você deseja vender seu produto ou serviço pela internet, mas ainda não utiliza essa rede social de forma profissional, entã,o esse artigo foi feito para você.
Veja como ganhar dinheiro com o Facebook a partir de seis dicas simples:
1. Crie uma página comercial
Uma das primeiras atividades que você precisa cumprir para seguir nessa jornada é construir uma página, também conhecida como fanpage.
A principal diferença dela para o perfil pessoal é que a fanpage possui mais recursos profissionais e é a mais indicada para realizar ações comerciais.
2. Crie a sua própria identidade
Um dos principais objetivos e vantagens de se apostar nas redes sociais é poder criar um canal de comunicação mais próximo do seu público-alvo.
Para isso, é preciso agir sempre de forma estratégica!
Faça um planejamento, definindo o público que seu produto atende, mas não caia no erro de achar que seu produto é para todo mundo!
Feito isso, trace a melhor forma de se comunicar com eles. Essa comunicação vai muito além da fala ou da escrita, ela também abrange:
- Cores;
- Tipos de imagens;
- Logomarca;
- Tom de voz da sua marca.
3. Gere conteúdos
Agora que já possui o seu plano estratégico, traduza-o em suas publicações.
O coração dessa estratégia é a produção de conteúdos que geram valor genuíno e que engajam a sua audiência.
Não se esqueça que, primeiramente, as pessoas entram nas redes sociais para entreter-se e relacionar-se e não para comprar.
O intuito de produzir conteúdo com uma página no Facebook é conquistar a confiança e fidelizar os seus clientes.
4. Participe de grupos
Uma das melhores formas de começar a ter resultados rápidos de vendas e divulgação, dentro do Facebook, é por meio dos grupos.
Os grupos são comunidades extremamente segmentadas de pessoas que, muitas vezes, estão geograficamente localizadas em uma mesma região.
O poder de venda que isso tem é enorme, mas é preciso saber divulgar sem ser chato!
Liste todos os principais grupos dentro do seu segmento e participe, compartilhando conteúdo e divulgando eventualmente seus produtos.
5. Use o marketplace do Facebook
O marketplace é como se fosse um shopping, dentro do Facebook, onde podem ser divulgados produtos novos e usados.
Seus produtos ficarão expostos em uma vitrine, junto com os itens ofertados por outras pessoas, como se fossem uma loja virtual.
A diferença é que, no marketplace, a venda é feita em negociação direta entre o vendedor e o cliente. Não há pagamento automático!
Veja nesse vídeo mais sobre marketplace:
6. Faça anúncios
Todas as dicas que demos até agora foram ações que você pode tomar sem precisar investir nenhum centavo.
Elas são bastante eficientes, porém, seu resultado pode não ser imediato, dependendo do seu nível de envolvimento e também da sua oferta.
Uma forma que o Facebook oferece para acelerar os seus resultados é por meio do Facebook Ads.
Essa é uma ferramenta que permite a criação de campanhas de anúncios que serão divulgadas pelo próprio Facebook de maneira automática. Também é possível publicar os anúncios no Instagram e WhatsApp, que fazem parte da mesma empresa que o Facebook, a Meta.
O que é automático é a distribuição, mas toda a parte de configuração é feita manualmente.
Esse é um serviço pago, em que você consegue começar a usar a partir de um investimento bem baixo. Por exemplo, com cinco reais por dia, você já pode criar uma campanha com potencial para gerar bons resultados.
Mas, lembrando que para que você não perca dinheiro é recomendado sempre estudar as ferramentas antes de usar.
Está pronto para iniciar seu negócio com uma página no Facebook?
Como você pode notar, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro e divulgar produtos por intermédio do Facebook.
É perfeitamente normal se sentir perdido com tanta informação.
Por isso, o Sebrae criou um curso on-line gratuito para ajudar os empreendedores a se capacitarem e poderem utilizar uma página no Facebook como uma ferramenta poderosa para alavancar seus negócios.
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Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional.Foto de Austin Distel no Unsplash
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Julho, 2024
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Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. 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Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!