Com organização, você evita o acúmulo ou a falta de produtos e ainda tem um controle maior das suas finanças e do espaço físico da sua loja. Vamos começar?

Primeiro passo
O primeiro passo é fazer com que o gestor financeiro tenha o controle completo do estoque da sua empresa, separado por tipo de mercadoria/produto. Isso acontece da seguinte forma:
- Registre na ficha de estoque a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias/produtos vendidos.
- Confirme, periodicamente, se o saldo apurado na ficha de estoque "bate" com o estoque físico existente na empresa.
- Calcule na ficha de estoque o saldo em quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos que ficaram em estoque.
Controlando o estoque
O controle de estoque tem como objetivo informar a quantidade disponível de cada item dentro da loja e também quanto os produtos valem. Embora seja uma tarefa básica e muito importante, muitas das pequenas empresas não realizam um controle eficaz e apresentam "furos de estoque".
A falta de controle pode trazer diversas consequências para uma empresa, como a falha em mensurar se o consumo dos materiais está de acordo com as necessidades, a possibilidade de desvios, o impacto nas vendas e a produtividade dos funcionários.
Recomendações
- O controle das entradas e saídas de materiais deve ser obrigatório e cobrado de forma rígida.
- Todas as entradas e saídas devem ser anotadas em fichas ou em sistema informatizado.
- Qualquer saída de estoque deve ser acompanhada de requisição de saída.
- Não permita a retirada de mercadorias ou materiais sem a devida identificação de quem retirou.
- Implante o inventário rotativo. Nesse sistema, diariamente são escolhidos alguns itens para serem contados, e as diferenças encontradas deverão ser comunicadas e investigadas.
- Todo processo de movimentação de estoque deve ser estabelecido por meio das Normas de Entrada e Saída de Estoque.
Com as informações sobre tudo o que está saindo, o gestor pode calcular o giro das mercadorias de forma organizada, o que pode ser útil em futuras compras e ajudar a melhorar o aproveitamento do capital de giro da empresa. Além disso, obtém-se a segurança de que as mercadorias são realmente utilizadas e não desviadas.
Ficha de estoque
Para te ajudar nessa organização, o Sebrae preparou um modelo de ficha de estoque, que pode ser física ou digital e tem o objetivo, justamente, de catalogar a entrada e a saída das mercadorias do estoque.
Os registros de entrada devem ser feitos no recebimento das mercadorias, a partir da própria nota fiscal ou em uma nota de recebimento. Já os registros de saída devem ser feitos a partir da requisição de mercadorias emitidas pelos usuários.
Saiba mais
Foi um prazer te ajudar :)