Vender e lucrar mais no Carnaval é sempre uma grande oportunidade. Então, saiba com segurança quanto comprar e gerenciar o estoque com antecedência.

A animação do Carnaval sempre pode gerar bons negócios para os mais diversos setores. Mas, a dica de ouro é ter uma boa gestão de estoque para vender e lucrar mais antes e durante a folia carnavalesca. Com a proximidade do carnaval, abre-se uma janela de oportunidades para não só vender as sobras de estoque das festas de final de ano como também pensar em um planejamento financeiro e estratégico para começar o ano ganhando dinheiro com o crescimento das vendas.
Vale inspirar-se nas escolas de samba, que planejam seus desfiles com até um ano de antecedência, para aplicar no seu empreendimento. Planejamento e antecedência de olho nas vendas são um enredo nota dez. Mas como preparar o estoque? O empreendedor deve se questionar sobre o que comprar para o Carnaval: maior quantidade e menor variedade ou maior variedade e menor quantidade?
As decisões de quanto comprar sempre são um momento delicado no planejamento dos médios e pequenos negócios, principalmente para não comprometer o capital de giro. Além disso, há uma outra questão a ser resolvida que é com relação à variedade dos produtos a serem adquiridos.
Agora, chegou a hora de calcular qual deve ser a quantidade mínima de estoque necessária para esse Carnaval que consiga atender de forma satisfatória seus clientes. Então, vamos aos cálculos:
Estoque mínimo = (consumo médio diário (*) x tempo de reposição)
(*) consumo médio diário = (consumo das mercadorias em um determinado período / dias deste período)
Exemplo prático: Humberto é dono da loja “Artes e fantasias Carnavalescas Ltda.” e pretende fazer contatos com seus fornecedores, no entanto, quer segurança em suas compras. Esse ano, ele não quer sofrer com a falta de produtos e sabendo em quais irá investir, está optando por ter menos variedades e um maior volume. No ano passado, ele criou um kit que foi sucesso de vendas chamado “Alegria na folia” composto por um boné, um óculos de sol, uma pochete, 500 gramas de confete e dez rolos de serpentina. Vamos ajudá-lo nos cálculos para esse kit.
De acordo com seus controles, foram vendidos 150 kits no mês e seu fornecedor leva em média cinco dias para fazer uma nova entrega.
Aplicando a fórmula teremos:
Estoque mínimo = (consumo médio diário x tempo de reposição)
Consumo médio diário: 150 / 30
Consumo médio = 5 kits por dia.
----
Tempo de reposição: 5 dias
Estoque mínimo = 5 x 5
Estoque mínimo = 25 kits.
-----
Portanto, ao atingir a quantidade de 25 kits no estoque da loja já será preciso realizar uma nova ordem de compra ao fornecedor, considerando que esse número indica que ele só tem estoque suficiente para cobrir a demanda do mercado até o prazo oferecido pelo fornecedor para nova entrega.
É importante ressaltar que os cálculos do estoque mínimo irão variar de produto a produto e de empresa a empresa, portanto, não há um número padrão.
Estar preparado para ter boas vendas no carnaval e ganhar um bom dinheiro para iniciar o ano, com a certeza de realizar compras compatíveis com as vendas, sabendo calcular os estoques mínimos de cada produto, evitando assim comprometer o capital de giro de sua empresa é de extrema importância. Então, siga nossas dicas e boa sorte!
Se você é MEI e quer saber como controlar o estoque, o Sebrae preparou uma série de dicas para suas consultas. Ao fazer o controle do seu estoque, o empreendedor não só garante a disposição dos produtos, como também se certifica de não gerar desperdícios. Baixe também o e-book Fuja de surpresas em seu negócio, realize uma administração financeira eficiente.
Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)