this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Organização | SUPRIMENTOS
Como fazer a conservação de forragem de forma sustentável?

O planejamento de forragem é de extrema importância para a sua propriedade. Preocupe-se primeiro com a alimentação e depois com os animais.

2 min de leitura · Atualizado em 20/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Silagem é a preservação de forragem para alimentação animal. Mas, antes de chegar até ele, é necessário passar por algumas etapas:

  1. Trituração;
  2. Compactação;
  3. Vedação;
  4. Superfície;
  5. Trincheira;
  6. Cincho;
  7. Silo em saco.

Importante lembrar: apesar de serem várias opções, não existe um tipo de silagem ideal. O empreendedor deve analisar o próprio negócio, suas condições de caixa e optar por aquele que melhor atenda às suas demandas.

Antes de qualquer escolha, o empreendedor deve planejar as necessidades de alimento do seu rebanho e também considerar a época do plantio e corte das plantas para, então, optar por um tipo de silagem e fazer a preparação de materiais, equipamentos, mão de obra e o que mais for necessário.

A conservação da forragem é fundamental ao pensar em uma alimentação de qualidade e em um comportamento mais sustentável do negócio.

O manuseio sustentável da forragem somado às novas tecnologias diminui erosões no solo, reduz o escoamento do curral e aumenta a produção das pastagens.

Abaixo, listamos e explicamos as novas tecnologias mais utilizadas para a conservação de forragem de forma mais sustentável:

  • Sistema de posicionamento global – Essa é uma ferramenta de auxílio ao empreendedor no momento de manipulação da forragem, monitorando o comportamento do pastejo.
  • Sistema de pasto virtual – Esse sistema utiliza a teoria da ativação de estresse, em outras palavras, as vacas utilizam coleiras com um sensor capaz de detectar seus movimentos, controlando o pastejo do gado e suas áreas de acesso.
  • Internet das coisas e nuvem – Com a integração entre a internet e os aparelhos do dia a dia, o empreendedor consegue perceber os comportamentos e movimentos de cada animal no pasto, além da possibilidade de armazenamento sem ocupar espaço e podendo ser compartilhado facilmente.
  • Sensores de urina – Os dados coletados por esse tipo de sensor são usados para mudar a localização do gado leiteiro, por exemplo, o posicionando aonde parecer mais propício para o animal.
  • Acelerômetro – As coleiras que possuem GPS com sensores de atividade servem para monitorar comportamentos, deslocamentos e descanso.

Para concluir, tornar e manter o seu negócio mais sustentável depende de uma série de fatores que, ao serem colocados em prática, poderão abrir portas para novas oportunidades de sucesso.

Saiba mais:

Live “Conservação de Forragem”.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.