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Sat May 06 15:48:55 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Como fazer análise do ambiente de negócio

Conheça conceitos essenciais para fazer uma boa análise do marketing da sua empresa.

· 01/03/2023 · Atualizado em 06/05/2023
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Um ponto importante na gestão do marketing é o ambiente de negócios onde você está inserido. Esse ambiente é dividido em macro e micro.

O macro ambiente é a composição de muitas variáveis externas que podem interferir no funcionamento da empresa, seja para melhor, seja para pior. Ele envolve fatores econômicos, demográficos, socioculturais, políticos e legais, tecnológicos e ambientais.

Já o microambiente são as forças próximas à empresa que interferem na sua capacidade de servir os clientes. Afetam a própria empresa e seus departamentos, os fornecedores, as empresas parceiras do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e público-alvo. São fatores com maior facilidade de controle.

Você sabia que para sua empresa enfrentar os desafios do mercado é importante conhecer com maior profundidade as estruturas organizacionais que integram o seu ambiente interno?

Toda empresa possui em seu ambiente interno uma estrutura organizacional formada por pessoas, processos, recursos e informação. Para conhecer bem o ambiente interno e externo da sua empresa, a principal ferramenta é a Matriz SWOT.

Nessa análise consideramos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. As forças e as fraquezas fazem parte do ambiente interno das empresas. As forças são atributos únicos do seu negócio; as fraquezas são que a empresa não faz bem ou poderia melhorar.

Já as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo. As oportunidades são aspectos não explorados pela empresa e nem pelos concorrentes e as ameaças são fatores que têm o potencial de prejudicar a performance do negócio.

A análise SWOT pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional. Ao fazer essa análise, você vai se perguntar: Quais são as vantagens competitivas da minha empresa?

E, ao responder essa questão, é possível traçar uma estratégia competitiva forte e que funcione, implantando ações que possam reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio.

Já pensou qual é a vantagem competitiva da sua empresa? A vantagem competitiva de uma empresa pode ser: melhor atendimento, maior conforto ou maior praticidade, por exemplo.

Outra questão que você pode estar se perguntando é: como criar estratégias integradas de marketing? Para que a sua empresa seja mais lucrativa, venda mais e com maiores lucros, você precisa identificar quais são os desejos do público-alvo e desenvolver uma oferta de valor por meio do mix de marketing.

Mix de marketing

O mix de marketing é formado por quatro fatores: produto ou serviço, preço, praça ou distribuição e propaganda ou comunicação. Esses fatores são chamados de 4Ps. 

As variáveis dos 4Ps influenciam as decisões das empresas e, por isso, devem ser planejadas de forma eficaz, para criar valor para os clientes e alcançarem seus objetivos. Estruturar um bom composto de marketing é uma estratégia de vantagem competitiva para a empresa. 

Talvez você não saiba, mas na estratégia de marketing é importante que você crie a persona do seu negócio, ou seja, o seu cliente ideal. Para isso, é importante que você saiba definir persona e público-alvo, assim como a diferença entre eles. 

O público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes de forma mais abrangente e generalizada. A persona, por outro lado, é um perfil mais específico e individualizado, o que permite que a sua comunicação seja mais assertiva e personalizada.

Quando a empresa sabe com quem está falando diretamente, é muito mais fácil conseguir adaptar a linguagem e criar uma relação mais próxima com o cliente.

Com essas informações em mãos, você pode criar estratégias de comunicação, um ponto importante na gestão de marketing. Essas estratégias envolvem ações de comunicação e promoção de um produto, serviço ou marca que despertam a atenção, o interesse, o desejo e a ação de compra ou de uso do produto. 

Um modelo que inclui estratégias de comunicação é o modelo AIDA, que descreve as motivações básicas que levam alguém a optar por uma marca. Segundo esse modelo, o cliente passa por quatro etapas até a compra de um produto: atenção, interesse, desejo e ação.

Também é importante conhecer os blocos de comunicação, que podem ser adotados na sua empresa. Esses blocos incluem propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e publicidade. 

A propaganda é a forma de comunicação paga, não pessoal e dirigida a um público-alvo por meio de mídia de massa ou visando criar imagem de marca. As principais mídias incluem a TV aberta, rádio, internet, entre outros. 

Já a promoção de vendas envolve a oferta de incentivos imediatos, de curto prazo, como brindes e descontos. A venda pessoal é a forma de comunicação persuasiva e interativa por meio do contato pessoal entre o vendedor e o cliente, visando efetivar uma venda.

E a publicidade é a informação gratuita sobre uma empresa, produto ou serviço, divulgado por meio dos canais de comunicação. 

Por fim, é preciso falar sobre a presença digital, que é a soma de vários pontos de contato da sua marca com cliente nos meios digitais. Essa presença tem o objetivo de mostrar ao cliente que sua empresa é confiável e capaz de resolver os problemas do consumidor. Atualmente, a presença digital passou a ser condição essencial. 

O cliente está on-line e vai comentar sua experiência, positiva ou negativa, nos canais digitais. Por isso, é importante se posicionar! Sua empresa pode estar presente no mundo digital por meio de perfis em redes sociais e também de atendimento por aplicativos de mensagens, site ou loja virtual.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Santa Catarina: Gestão de Marketing dicas de sucesso para sua empresa

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