this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 15:31:56 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Como fazer gerenciamento de riscos em indústria

Conheça uma metodologia de gerenciamento de risco em indústria e previna possíveis crises no seu negócio.

· 26/02/2023 · Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em toda empresa é importante existir uma estratégia de gerenciamento de riscos, pois nem sempre tudo funciona como planejado. Apesar da prevenção e cuidados para que tudo funcione da maneira correta, processos podem falhar, seja por motivos internos ou externos.

Saber que imprevistos acontecem e ter um plano de ação é o melhor caminho para resolver possíveis problemas. No caso de indústrias, é preciso ter ainda mais consciência da importância da gestão de riscos e agir rapidamente. 

O que é gerenciamento de riscos? 

A gestão de riscos nada mais é que a prevenção de imprevistos que podem gerar acidentes e impactar negativamente a empresa.

Diferentemente do que muitos pensam, não se trata apenas da ação depois que algo negativo acontece, mas também um trabalho para que não aconteça uma crise, sempre tentando prever e conter consequências.  

Em uma indústria, é possível que aconteçam imprevistos sérios e faz parte do gerenciamento de riscos trabalhar com todas as possibilidades de ameaças.

Identificá-las é o primeiro passo para agir, protegendo, assim, funcionários, produtos e a marca representada. Também pode ser chamado de gerenciamento de riscos análises do mercado que servem para entender ameaças e criar oportunidades para que a empresa se destaque. 

Conheça alguns pontos positivos do gerenciamento de riscos em indústria: 

Como identificar riscos na indústria? 

O primeiro passo é compreender a importância da gestão de riscos. A partir do momento em que o empreendedor percebe que prevenir é melhor do que remediar, o investimento nesse tipo de estratégia só tende a aumentar, até porque, geralmente, quando uma crise acontece, o gasto tende a ser muito maior.

Além disso, a reputação da empresa no mercado também é atingida.  

Se você já entende a relevância do assunto e quer implementar na sua empresa, comece priorizando um plano estratégico com uma metodologia, assim será possível saber qual ferramenta vai ajudar no processo. 

A Process Hazard Analysis (PHA) é uma metodologia conhecida e adotada por indústrias por envolver uma variedade de ferramentas qualitativas e quantitativas na avaliação de riscos. Entenda os pontos abordados nesse método: 

  • HAZID: levantamento qualitativo de perigos, quando se discute e analisa os potenciais riscos que atingem funcionários e a comunidade. Aqui também entram situações naturais como chuva e terremoto. 
  • QRA: nessa fase, o projeto passa por uma análise profunda quantitativa de riscos. Isso significa que será feito um levantamento numérico de possíveis acontecimentos e as probabilidades são pautadas.  
  • HAZOP: análise da viabilidade do projeto. A empresa deverá discutir como operacionalizar tudo que foi levantado de forma qualitativa e quantitativa.  

O gerenciamento de riscos em indústria não acaba após o planejamento do projeto. Trata-se de um compromisso contínuo que a empresa assume com ela mesma, com a qualidade dos produtos, com os funcionários e com a comunidade externa também.

Todas as etapas da atividade industrial devem funcionar levando em conta a prevenção traçada no plano de gestão de risco para evitar situações negativas.  

Quer saber como fazer uma análise de riscos do negócio antes de investir? O Sebrae te ajuda, clique aqui para saber mais. 

Continue lendo sobre o assunto: 

Gestão de Riscos: como aplicar na sua empresa 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora