this is an h1

this is an h2

Fri Feb 03 15:54:11 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Como fazer uma boa gestão dos estoques

Entenda a necessidade de elaborar um bom sistema de gestão dos estoques e quais são as suas etapas

· 12/12/2022 · Atualizado em 03/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Até pouco tempo atrás, os empresários acreditavam que manter em depósito na sua empresa uma grande quantidade de itens armazenados era uma forma de ganhar      dinheiro com a chamada valorização dos estoques. Isso acontecia porque, naquela época, a inflação estava em níveis muito elevados, e o que se comprava por um preço, no dia seguinte, já estava bem mais caro. 

Estocar significa guardar ou armazenar na empresa insumos ou produtos finalizados para utilizar ou vender futuramente. Os itens estocados são fundamentais ao funcionamento da empresa, por isso dois pontos são importantes:

  • os itens estocados devem ser controlados para se ter sempre na empresa insumos nas quantidades suficientes para serem utilizados imediatamente, o que se chama de estoque mínimo, o qual deve ser calculado em razão da utilização imediata, e também levar em consideração os riscos de incertezas das ofertas no mercado e do tempo necessário para reposição;
  • uma quantidade excessiva de insumos estocados sem previsão de utilização de curto prazo representa, atualmente, um custo desnecessário, porque foram investidos recursos financeiros que podem faltar para pagamento de outras despesas. Por sua vez, produtos estocados e que não são vendidos em determinado prazo também representam custos desnecessários e colocam em risco as finanças da empresa.

Portanto, é importante lembrar a necessidade de elaborar um sistema de gestão dos estoques, para isso listamos algumas etapas necessárias.

  1. Elaborar um sistema de controle de entrada e de saída de materiais: os modelos mais simples podem ser construídos a partir de uma planilha ou utilizar sistemas mais completos, disponíveis hoje no mercado a preços acessíveis. Para elaborar esse controle, deve-se fazer:
  • mapeamento das vendas: levantar e registrar o histórico das vendas dos itens por determinados períodos;
  • levantamento e registro dos itens utilizados para produção em determinados períodos.
  1. Analisar periodicamente esses dados para:
  • classificar os itens pela rapidez com que são consumidos ou vendidos colocando-os numa tabela de prioridades;
  • identificar para cada item o tempo médio que ficou em estoque para definir um estoque de segurança que deve ser superior ao estoque mínimo e menor que o estoque máximo;
  • estabelecer para cada item de insumo o melhor momento para fazer a reposição, considerando o estoque de segurança, a oferta de mercado e o tempo necessário para que a empresa receba o produto em suas instalações.

É importante acompanhar toda a movimentação do estoque no tempo em que estiver acontecendo, senão você poderá ter uma gestão de estoques baseada no passado.

Cuidados devem ser tomados para evitar um modelo que não leve em conta promoções de vendas, ações de marketing, sazonalidade, porque o seu sistema pode até ser perfeito, mas na hora de entregar ao cliente descobre que inexiste aquele item no seu estoque. Ou pode acontecer de ter sobras. 

Empreendedor: implante um sistema eficiente de gestão de estoques e veja as vantagens para os resultados do seu negócio. Busque no Sebrae conteúdos, cursos, ferramentas e consultoria para fazer um bom controle de estoques. Preparamos especialmente para você o e-book Mantendo o estoque em dia e o curso EaD: Como comprar bem e de bons fornecedores. Não perca!

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?