this is an h1

this is an h2

Sat Mar 18 00:57:20 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Como identificar e evitar problemas da fuga de energia

A fuga de energia pode acarretar o aumento da conta de luz da empresa e até causar pequenos choques elétricos ou incêndios de grandes proporções.

· Atualizado em 18/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A conta de luz vem subindo na empresa sem alterações na utilização? Uma fuga de energia pode estar acontecendo silenciosamente, e os problemas causados por ela podem ir além do prejuízo financeiro. Então, como identificar e evitar a fuga de energia? 

Também conhecido como fuga de corrente, o desvio de fluxo de energia dos condutores e fios ocorre, principalmente, por falhas no isolamento. Algo parecido com um vazamento de água, mas, no caso da energia, mais difícil de detectar.  

Além do desperdício de eletricidade, a fuga de energia também pode acarretar acidentes na empresa, que vão desde pequenos choques elétricos a eventos mais graves, ferindo colaboradores ou a estrutura da construção. Um curto-circuito, por exemplo, pode provocar um incêndio ou uma explosão. 

Com o perigo iminente, vale sempre buscar o auxílio de um profissional capacitado. Seguindo os conhecimentos técnicos, ele irá promover a total segurança da instalação elétrica. Vale alertar que, além de causar aumento no consumo e dos riscos de acidentes, a fuga de energia ainda pode provocar danos aos equipamentos.  

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica 

Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia. O próximo passo é identificar a origem. Observe se o disco para de girar, aí, então, o problema está na instalação elétrica.  

Para casos de medidores analógicos, é preciso esperar cerca de dez minutos antes de verificar se o disco continua girando. No caso do medidor digital, observe se a luz vermelha do dispositivo continua acesa ou piscando e se o último dígito da medição subiu para confirmar a fuga de energia. 

Prevenir é sempre melhor 

A dica de ouro é investir na manutenção elétrica preventiva, que vai garantir o melhor funcionamento de instalações elétricas e mais segurança para os usuários. De acordo com a NBR 5410, a periodicidade da manutenção preventiva deve adequar-se às características da instalação, considerando-se sua complexidade, importância e a classificação das influências externas do local. 

Para saber mais: a termografia é uma das aliadas da manutenção elétrica preventiva, também chamada de inspeção preditiva infravermelha, a termografia é uma técnica sensorial remota que usa câmeras e sensores infravermelhos para medir a temperatura e distribuição de calor dos componentes elétricos energizados.  

Uma medida simples para evitar a queima de equipamentos e proteger as pessoas de choques elétricos é o aterramento elétrico. Muito embora o aterramento seja obrigatório nas residências e empresas, muitas vezes, a medida é ignorada. Entenda a importância do aterramento elétrico para a sua empresa e promova a segurança de todos. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?