Separamos dicas práticas para você começar a inovar na sua empresa já!

O mundo dos negócios se renova o tempo todo, e para acompanhar as novidades e mudanças não tem jeito, o empreendedor também precisa inovar. Se você está pronto para inovar no seu negócio, então, você está no lugar certo. Este material, inspirado no vídeo de Maurício Rech, consultor do Sebrae PR, trará quatro dicas imperdíveis sobre inovação.
1. Inovação é diferente de invenção
Tem gente por aí que pensa que empreendedor é uma espécie de inventor maluco que passa o dia trancado no laboratório, criando fórmulas malucas de vender mais, acredita? A gente sabe que não é nada disso! Para fazer coisas diferentes e o seu negócio se destacar, não é preciso ir tão longe, nem de fórmulas mirabolantes. Muitas vezes, mudar um detalhe já faz uma diferença enorme, inovando no atendimento, por exemplo. Em vez de quebrar a cabeça pensando em reinventar toda a sua empresa, que tal prestar atenção naquilo que você já tem? É possível inovar sem reinventar a roda.
2. Concepção e desenvolvimento
Nem toda inovação precisa ser uma ideia genial. Na prática, a verdadeira inovação acontece quando você, além de conceber uma ideia, sabe o que fazer para desenvolvê-la e torná-la um diferencial competitivo. Assim, poderá vender mais e colher mais resultados. E não falamos em nenhum momento sobre tecnologia, ou seja, inovar não significa robotizar as coisas.
3. Para ter boas ideias, tenha muitas
Dificilmente uma boa ideia surge sozinha. Na maior parte das vezes, “a ideia” só vem depois que outras já foram descartadas, ou seja, é melhor não esperar momentos mágicos e muito menos de intervenção divina. Em vez disso, coloque a cabeça para trabalhar sem medo de errar. Lembre-se que uma ideia que parece estranha num primeiro momento pode ser parte do processo para surgir uma boa ideia. Não existe ideia ruim. Todas são válidas.
4. Mesmo as melhores ideias são rejeitadas no começo
Teve uma boa ideia e resolveu aplicar lá no seu negócio? Ótimo, mas o que fazer quando ela não é bem recebida logo de cara? Cancelar tudo? Não necessariamente. Nem sempre uma inovação vai ser aceita pelo cliente logo de início, mas não quer dizer que ela não possa funcionar no futuro. Se o seu cliente está acostumado com algo, as instalações da sua empresa, por exemplo, é compreensível que ele estranhe uma eventual reforma, correto? Isso não quer dizer que as coisas estavam melhores antes. Talvez, o seu cliente só precise de um tempo para se acostumar. O importante é que você entenda os motivos que levaram à rejeição e continue aperfeiçoando as inovações futuras. Como acontece na vida, no mundo dos negócios, paciência também é uma virtude.
E aí, sente-se mais confiante para inovar na sua empresa depois das nossas dicas? Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Curso Criatividade
Criatividade e sucesso nos negócios! O passo a passo do pensamento criativo é uma ferramenta para o crescimento e a inovação dos empreendimentos.
Curso Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor
Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.
Essas foram algumas das estratégias para você melhorar a vitrine da sua loja infantil, atraindo mais clientes e aumentando as vendas. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Foi um prazer te ajudar :)