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Wed May 03 19:33:30 BRT 2023
Empreendedorismo | STARTUP
Como internacionalizar uma startup

O Sebrae possui um programa que ajuda em toda a jornada dessas empresas de base tecnológica.

· 14/12/2022 · Atualizado em 14/02/2023
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Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento, habitualmente relacionada com a área da tecnologia. A expressão startup (start = começar | up = subir) transmite a ideia de rápida evolução e crescimento elevado ainda na fase inicial do negócio.

Na verdade, o conceito de startup passa por uma visão de um negócio que encontra soluções criativas e "fora da caixa" para a resolução de determinado problema ou necessidade e consegue crescer rapidamente.

E este é um ponto importante: o crescimento de uma startup está diretamente relacionado com a sua escalabilidade. Uma startup é considerada escalável quando consegue expandir bastante seu número de clientes, usuários e/ou faturamento de forma acelerada sem aumentar seus custos na mesma proporção.

Mas, como escalar uma startup?

Fundamentos para uma startup de sucesso

A seguir, apresentaremos alguns pontos que elevam a possibilidade de escala de uma startup:

Ter um modelo de negócio

O primeiro passo para conseguir escalar sua startup é ter um bom modelo de negócio. Para isso, uma série de princípios precisam ser analisados pelo empreendedor, como por exemplo: qual será o modelo de receita? A receita é recorrente e sustentável? Os fornecedores da empresa são bons? A forma de financiamento escolhida é adequada? Essas são algumas questões que devem ser consideradas para entender se o negócio precisa passar por modificações para ser escalável.

Entender o mercado

Para que uma startup tenha sucesso, é fundamental entender qual o público de interesse, suas dores, seus desejos, para que possa ser entregue uma poderosa proposta de valor. Uma ferramenta que pode ajudar nesta tarefa é o Business Model Canvas.

É necessário também estudar os números de mercado e a previsão de crescimento no nicho escolhido pela empresa, para alinhar o seu planejamento. Além disso, é fundamental identificar o que os concorrentes já oferecem e como será possível inovar e agregar valor, para não fazer mais do mesmo. Para isso, é importante realizar pesquisas de mercado e até mesmo conversar com potenciais clientes para realizar um mapeamento mais assertivo.

Estruturar a equipe

Para conseguir escalar uma startup, é necessário um time qualificado e bem organizado. Para isso, é importante que os funcionários tenham alinhamento com a cultura da empresa e que o dia a dia de trabalho garanta a sua motivação. Ter um bom método de trabalho também se faz necessário para garantir a eficiência da equipe.

Realizar testes

Os testes permitem identificar possíveis falhas nos produtos/serviços, processos e/ou em áreas da empresa. Um erro muito comum dos empreendedores é acreditar na ideia de que seu produto/serviço é bom sem comprovar, de fato, o que pode se transformar em um grande problema.

O Sebrae possui o Programa Sebrae Like a Boss, que tem como objetivo ajudar as startups nas diversas fases do negócio.

Depois que a startup está mais consolidada, o próximo passo será sempre buscar a internacionalização, com o objetivo de acelerar ainda mais o negócio e ampliar o alcance da empresa. Mas, como fazer isso?

Antes de iniciar o processo de internacionalização, os empreendedores devem saber que se trata de um processo e que será preciso sair da zona de conforto. Muitas empresas brasileiras hesitam em internacionalizar os negócios, porque: como o Brasil é uma nação emergente, em desenvolvimento, o mercado local pode apresentar muito potencial para o crescimento do negócio; e há uma relativa homogeneidade cultural de um país continental que conta com 220 milhões de habitantes.

Mas, este pensamento pode ser uma grande armadilha para o crescimento do negócio. Alguns passos que podem ser seguidos pelas startups que desejam alcançar mercados externos:

  1. Análise aprofundada dos novos mercados

Efetuar a análise prévia de aderência da solução ofertada ao mercado selecionado é fundamental: embora em muitos casos o perfil do consumidor e suas necessidades se assemelhem ao cenário brasileiro, seu padrão de consumo - assim como sua jornada de compra - pode ser bastante diferente.

Entender o potencial de aquisição da solução pelo mercado escolhido e compreender como são os concorrentes é fundamental para iniciar a internacionalização de um modelo de negócios inovador. 

  1. Entender o ecossistema local

Ainda que contar com linhas de apoio governamental não seja muito comum aos empresários brasileiros – devido às dificuldades burocráticas e pouca agilidade dos órgãos competentes - em economias mais desenvolvidas, os governos destas nações e suas legislações podem ser bons aliados durante o processo de entrada da startup. Conhecer esses apoios será fundamental para dar suporte ao negócio no novo país. 

  1. Ter um Business Plan

Entrar em um novo mercado não significa necessariamente seguir uma trilha já estabelecida e executada no país de origem: o melhor será conciliar aquilo que a empresa já detém em solução com a criação de um plano de adaptação e desenvolvimento para o novo mercado.

No Programa Sebrae Like a Boss os empreendedores contam com diversos apoios, desde consultoria, mentorias e capacitações, até cursos on-line e a possibilidade de participar em eventos nacionais e internacionais, para amadurecimento e expansão dos negócios.

Pode sempre começar também por consumir alguns conteúdos do Sebrae sobre o tema:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hInnqEUcnwI

 

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