A segurança sanitária é fator chave para esse recomeço. Hora de se planejar e rever alguns processos internos para proteger sua equipe e seus clientes.

O ano de 2020 mal começou e chegou a crise do Coronavírus. Desde então, empreendedores devem se atentar ao mercado e aos novos comportamentos do consumidor. Ainda que as medidas restritivas sejam flexibilizadas, o consumidor irá preferir aquelas oficinas que promoverem medidas seguras e demonstrarem claramente os cuidados tomados para reduzir a chance de contaminação.
Para responder a essa demanda, seguem algumas dicas que ajudarão a garantir a proteção da sua equipe e de seus clientes:
- Se for possível, crie e sinalize um local para o cliente parar/deixar o veículo, garantindo o distanciamento mínimo recomendado (entre 1,5 e 2 metros);
- O funcionário que for receber o veículo deverá estar com todos os EPI (equipamentos de proteção individual) necessários: Colete, óculos, máscaras, luvas, etc;
- Defina procedimentos para higienização do veículo. Importante utilizar borrifador com álcool para limpar os pontos críticos de contato, como: maçaneta externa, chaves, interior da porta, volante, câmbio, freio de mão, encosto de braço, cinto de segurança;
- Depois de limpo, plastifique itens de maior contato, como volante, câmbio, alavanca e freio de mão. Importante também forrar os bancos com plástico;
- Se a sua empresa tiver um local de convivência, sala de espera, ou similar, sinalize o local reforçando a importância do distanciamento mínimo recomendado
- Durante o atendimento, mantenha uma distância segura, entre 1,5 e 2 metros, para o cliente e mantenha o local limpo (incluindo mesas e cadeiras). Caso seja necessário o cliente utilizar uma caneta, esta deve ser higienizada antes de entregar ao cliente e também quando a receber de volta;
- No caixa, crie uma sinalização respeitando o distanciamento mínimo recomendado para o processo de pagamento, sempre reforçando a importância da higienização dos utensílios como canetas, máquinas de cartão, etc.
- Na entrega do veículo, o funcionário deve explicar o serviço que foi realizado e retirar os plásticos do volante, do câmbio, freio de mão e bancos, além de fazer mais uma vez a higienização, de preferência na presença do cliente.
O SEBRAE e a ABNT disponibilizam gratuitamente na internet uma cartilha sobre as normas técnicas voltadas para a capacitação de oficinas mecânicas.
Leia a cartilha "Oficinas mecânicas: serviços com padrão de qualidade" >
Para mais informações, acesse a coleção disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae e pela ABNT, com todas as normas voltadas para oficinas mecânicas. Mas, antes, lembre-se de fazer o cadastro.
Texto elaborado por Gustavo Reis, colaborador do Sebrae.
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