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Tue May 23 15:52:28 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como se diferenciar no segmento da panificação

Com máquinas e equipamentos cada vez mais modernos, o setor oferecer diferentes modalidades e oportunidades para quem quer empreender

· Atualizado em 23/05/2023
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Todo ano, o setor de panificação no Brasil tem se fortalecido por meio da implantação de novas tecnologias, técnicas de preparo e execução, investimentos em cursos de aperfeiçoamento e estratégias digitais.

Com isso, os profissionais desse setor têm conseguido resultados crescentes. Segundo dados da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), em 2021, o faturamento foi de R$ 105 bilhões no mercado de panificação e confeitaria.

Entre os alimentos mais consumidos, é inegável a importância do famoso pão francês quentinho. De acordo com um dado divulgado pelo Sindipan-MT, cerca de 76% da população brasileira tem o costume de consumir pão francês durante suas refeições matinais.

Mas, o consumidor de hoje está em busca de algo mais, de encontrar mais variedade e viver experiências quando visita os estabelecimentos.

A seguir, algumas tendências do setor para quem deseja iniciar um negócio na área:

  • Confiança e produção artesanal

Os produtos artesanais tradicionais são cada vez mais populares junto dos consumidores. Os clássicos ou as receitas tradicionais são o tópico número 1 em produtos de panificação em pesquisas on-line.

O radar de tendências Taste Tomorrow de junho de 2022 descobriu que os consumidores procuram conforto e indulgência através do consumo de produtos que homenageiam receitas tradicionais ou autênticas.

Enquanto 60% dos consumidores procuram novas experiências, 67% preferem algum elemento familiar, clássicos com um toque diferente. Portanto, a inovação é bem-vinda, mas precisa de estar inserida numa forte tradição artesanal.

  • Produtos frescos  

Os consumidores procuram pão fresco, durante todo o dia, todos os dias. A tendência “Fresh on demand” diz respeito a produtos que os próprios consumidores concluem, sejam congelados, para aquecer e cozinhar adequadamente.

Oferece comodidade e a alegria de ter produtos de padaria fresquinhos a qualquer hora. Exemplos típicos desta tendência incluem croissants, pizzas, pão de alho e muito mais, que facilitam a vida diária dos consumidores.

A frescura dos produtos de panificação continua a ser extremamente importante para os consumidores que, em 2022, compram mais on-line do que antes da pandemia (que representa 58% dos consumidores globais).

Para serem atraentes para os consumidores on-line, os produtos de panificação também precisam de ser atraentes, portanto, atenção extra à embalagem e à aparência deve impulsionar as vendas on-line, com 59% dos consumidores a afirmarem que uma ótima aparência melhora a percepção do sabor.

  • Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais estão caindo no gosto dos consumidores e essa é uma tendência da indústria de panificação que se fortalecerá. Esse tipo de alimento é aquele que tem ingredientes benéficos à saúde e às funções básicas do nosso organismo.

Com a preocupação crescente em manter uma dieta balanceada e nutritiva, a busca desses alimentos vem aumentando, inclusive nas padarias. Os alimentos funcionais são capazes de atuar até mesmo na prevenção e controle de doenças e condições, como a diabetes, o câncer e a hipertensão.

  • Inovação de produtos

Inovar em produtos novos e tradicionais não é perder a essência da padaria, como alguns empreendedores acreditam. A inovação é sobre usar novos meios e tecnologias para melhorar os produtos.

As padarias artesanais devem ter atenção quanto à inovação dos equipamentos utilizados, como as estufas de fermentação, para resultar em pães padronizados e com qualidade controlada. Além disso, os pães sem glúten, sem lactose e com baixo teor de açúcares, sódio e gordura tendem a ser mais procurados.

Essa é uma forma de inovar em produtos que são tradicionais e carro-chefe das padarias, como é com pães e bolos, porém com ingredientes novos, funcionais e que são cada vez mais buscados pelos consumidores. 

  • Dicas saudáveis

Não é de hoje que as empresas vêm apostando no conteúdo educativo para instruir o seu público-alvo e captar clientes cada vez mais fiéis. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de dicas e receitas saudáveis em um blog e nas suas redes sociais.

O marketing de conteúdo é uma estratégia para isso. Por meio de conteúdos relevantes para o público, você consegue gerar mais autoridade e ainda educa os consumidores para melhores escolhas.

  • Delivery

Com a pandemia, o serviço de delivery, que já vinha crescendo exponencialmente, se tornou mais rentável e procurado pelos consumidores durante a pandemia. Antes, as entregas eram voltadas somente para restaurantes e bares, mas o mercado se expandiu e até mesmo padarias e mercados estão adotando esse serviço.

Entretanto, para adotar o serviço de entregas, é preciso organizar a sua produção e as suas embalagens. O serviço de delivery é a opção de quem quer conforto e praticidade, então, é preciso adequar a sua produção para que as entregas não demorem demais. Outro fator importante é a maneira como serão entregues.

As embalagens precisam conservar as características do produto (seja ele frito, assado ou congelado). Caso contrário, os consumidores terão uma experiência ruim e a sua padaria terá avaliações negativas. 

O Sebrae possui o e-book Como empreender na panificação, que contém diversas informações relevantes para ajudar no início no seu negócio.

E se precisar, procure a ajuda especializada no Sebrae, no seu estado.

Saiba mais:

A diferença entre ser empreendedor e ser empresário

A importância de formalizar a sua empresa

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal Youtube Sebrae GO. 

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