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Mon Mar 27 21:48:16 BRT 2023
Empreendedorismo | ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Como se planejar para rodadas internacionais de negócios

Uma das principais ferramentas de promoção comercial para as exportações, as rodadas internacionais aproximam exportadores brasileiros da demanda mundial.

· 23/03/2023 · Atualizado em 27/03/2023
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Você já ouviu falar em rodadas de negócios internacionais? Elas são um bom caminho para quem pensa em investir na internacionalização de produtos e serviços. Também conhecidas como “encontros de negócios”, “projeto comprador”, “projeto vendedor” ou ainda “business matchmaking” são reuniões organizadas e pré-agendadas entre empresas em um período específico. Esses eventos podem reunir empresas de diferentes países e perfis: investidores, fabricantes ou comerciais exportadoras e importadoras.  

No formato presencial, virtual ou híbrido, as rodadas internacionais de negócios criam um ambiente ideal para que os participantes possam fechar negócios, identificar novos fornecedores, exportar para novos mercados ou fazer networking com o objetivo de expandir suas operações em outros países. 

Considerada uma das principais ferramentas de promoção comercial para as exportações, as rodadas internacionais de negócios têm o objetivo principal de aproximar os exportadores brasileiros da demanda mundial. 

Formato virtual em alta 

Cada vez mais populares, após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, as rodadas virtuais permitem um melhor networking e a divulgação mais adequada de produtos e serviços. As plataformas virtuais de promoção ajudam na disseminação de informações sobre oportunidades de exportação de produtos e serviços brasileiros, aproximando vendedores de compradores.  

Outro aspecto importante é a possibilidade de ampliar a participação dos pequenos negócios, que muitas vezes têm poucos recursos para investir na participação presencial. O formato virtual, portanto, é mais inclusivo e acessível. 

Por que participar de uma rodada internacional de negócios?  

Se a sua empresa deseja expandir os negócios no exterior, as rodadas são fundamentais e seguras, pois contam com o apoio e organização de entidades de fomento ao comércio exterior - como o Sebrae e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). 

Como se planejar para rodadas internacionais de negócios 

Qualquer que seja o formato da rodada de negócios, sua participação precisa ser planejada. Se escolher participar de eventos na versão virtual, esteja atento a questões básicas: ter um computador com câmera e microfone de boa qualidade, internet com alta velocidade; escolher, de preferência, um local sem barulho e onde não haverá interrupções, e lembre-se de instalar previamente a ferramenta virtual da reunião e testá-la antes do início do evento.  

Confira alguns pontos que você deve considerar antes de escolher o evento:   

  • Em que perfil empreendedor me qualifico: iniciante (com objetivo de exportação); intermediário (empreendedores que já exportam, mas desejam expandir para novos mercados) ou avançado (empreendedores que desejam internacionalizar suas empresas)?
  • Para qual região pretendo exportar? 
  • O mercado está alinhado com a estratégia da empresa?  
  • Meu produto é competitivo no mercado-alvo do evento? 
  • Que documentação ou certificações preciso para cada perfil de comprador, país ou região de interesse? 

É importante também fazer uma lista com tópicos que vão te ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades que podem surgir durante a reunião:  

  1. Defina a meta a ser alcançada no evento; 
  2. Verifique os preços de venda na moeda de cada país de destino;
  3. Defina o volume de produção; 
  4. Defina o perfil do comprador a ser segmentado; 
  5. Verifique os custos e procedimentos logísticos; 
  6. Prepare a papelada de exportação; 
  7. Organize os materiais de marketing da empresa; 
  8. Separe amostras e demonstrações de seus produtos; 
  9. Verifique os possíveis métodos de pagamento; 
  10. Entenda as diferentes culturas de negócio;. 
  11. Estude cada empresa com a qual as reuniões serão realizadas. 

Depois da rodada de negócios, tire um tempo para analisar sua participação e conferir as possibilidades de negócios que poderão ser fechados no futuro. Lembre-se também de enviar e-mail individual de agradecimento aos organizadores do encontro e responda de forma ágil a quem pedir informações sobre sua empresa, produtos ou serviços. E, claro, mande também seu material de divulgação. 

E então, pronto para o próximo evento?   

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