this is an h1

this is an h2

Tue Dec 06 14:14:16 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como valorizar o serviço do cuidador de idosos?

Como o mercado para os cuidadores de idosos está em expansão, a concorrência aumenta a cada dia. Saiba como se destacar e agregar valor a essa atividade.

· Atualizado em 06/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Até pouco tempo atrás, o perfil do cuidador se limitava às pessoas próximas ao idoso. Hoje em dia, com acesso a informações e pesquisas sobre serviços prestados, os contratantes exigem um nível muito maior de conhecimento.  

Assim, o cuidador de idosos precisa se profissionalizar, não apenas por exigência do mercado, mas também porque isso agrega valor ao seu próprio trabalho.

Ter feito cursos técnicos, saber administrar equipamentos e materiais, ter capacitação, além da formação, estar apto a prestar socorro quando necessário, fazer a higienização correta, oferecer alimentos adequadamente e, principalmente, gostar do que faz são os requisitos mais procurados por aqueles que precisam dos serviços desses profissionais.

Um mercado de oportunidades

O mercado para esse profissional deve se expandir à medida que aumenta a expectativa de vida da população no país. Dessa forma, os cuidadores têm inúmeras oportunidades e um amplo campo de trabalho, com possibilidades de ofertas de serviço como MEI em diversas instituições, como:

  • Hospitais.
  • Clínicas.
  • Casas de repouso.
  • Empresas especializadas.
  • Órgãos públicos.
  • Centros de recuperação.
  • Residências.
  • Eventos culturais.
  • Empresas de turismo para idosos.

O sucesso de quem deseja entender esse universo também depende muito do conhecimento sobre as necessidades desse público. Além de noções básicas, o cuidador deve ter em mente que algumas atitudes podem valorizar o seu serviço e fazer toda a diferença no mercado de trabalho e na vida do idoso.

Respeito e empatia são fundamentais

Colocar-se no lugar do outro é muito importante para entender as limitações que o avanço da idade proporciona. Portanto, sempre que possível, procure estimular a independência do idoso e ofereça a ele todo o suporte necessário, tanto físico como emocional.

Identifique sintomas

Além de seguir as recomendações médicas diariamente, é interessante que o cuidador saiba reconhecer problemas de saúde decorrentes da idade e, assim, alertar a família ou um profissional de saúde.

Incentivar a convivência

A interação social é importante em qualquer idade, então preserve as relações do idoso com familiares e valorize sua convivência com outras pessoas. Procure interagir com essa faixa etária e promover idas ao cinema, ao teatro e a espaços que ofereçam atividades que possam desenvolver a socialização na terceira idade.

Autoconfiança

Com anos de experiência, o público da terceira idade tem muitas histórias para contar. Mas, por perder um pouco da sua vivacidade e apresentar limitações, quadros de baixa autoestima devem surgir. Por isso, o cuidador deve lidar com sensibilidade e carinho com essas dificuldades e estimular o idoso a reconquistar seus espaços para se sentir capaz de realizar atividades diversas.

Saiba onde se capacitar 

Saiba como vender o seu serviço

Saiba mais

Você sabe o que é uma pesquisa mercadológica? Aprenda o que é e como é feita para utilizá-la a favor dos seus objetivos.

Assista ao vídeo sobre análise de mercado e entenda como usá-la na sua profissão.

Acesse as planilhas digitais do caderno de ferramentas e cuide do planejamento do seu empreendimento.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?