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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Como vender mais: o pós-venda no varejo

Saiba qual é a importância do pós-venda e veja algumas dicas para implementar essa estratégia no seu negócio no varejo.

· 01/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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Tão essencial quanto encantar o cliente, proporcionar uma boa experiência e converter tudo isso em vendas é fidelizá-lo, e uma das melhores estratégias para isso é investir em um bom planejamento de pós-vendas. Isso mesmo! Nada de vender e esquecer o consumidor, ficar esperando que, como por mágica, ele retorne à loja e compre outra vez. A concorrência não dá trégua, portanto, é necessário encontrar formas de manter o seu cliente sempre por perto.

Afinal de contas, o que é o pós-venda, qual é a sua importância e como é possível implementar essa técnica? O pós-venda é a etapa da venda que vai fortalecer o seu relacionamento com o cliente, por meio de estratégias e ações que visam a um atendimento de alta qualidade.

Estabelecer um planejamento de pós-vendas depende da estrutura da sua empresa. Essa etapa tanto pode ser realizada pela própria equipe/pessoa que fechou a venda como por um setor especializado. O fundamental a entender aqui é que canais de comunicação são essenciais para um bom pós-venda. Outro aspecto importante é ter os dados dos clientes sempre disponíveis. E, claro, não podem faltar treinamento e capacitação da equipe.

O pós-venda, independentemente da forma como se concretiza, é uma etapa primordial no sentido de ter o feedback do cliente sobre diversos aspectos da venda: atendimento, produto, necessidades, enfim, é necessário avaliar o nível de satisfação do cliente, ouvir sugestões, eventuais reclamações… sempre pensando em possíveis soluções e agradecendo o consumidor pelo seu parecer. Essa é uma forma de demonstrar que a empresa/marca não está preocupada tão-somente com a venda, mas com o atendimento das necessidades do seu cliente, ou, em outras palavras, com o respeito ao consumidor.

Lembre-se de que, quando um cliente aponta eventuais falhas ou traz sugestões, essa é uma oportunidade para a sua empresa aprimorar o atendimento e/ou aperfeiçoar o produto que comercializa. Infelizmente, alguns dados apontam que mais de 80% das empresas nunca fizeram pós-venda… Veja a seguir algumas técnicas de pós-venda que você pode implementar em sua empresa.

Técnicas de pós-venda

  • Follow-up: consiste em relembrar ao cliente que a marca/empresa existe, seja por e-mail, telefonema, redes sociais. De que forma? Pesquisas de satisfação, lembrar do aniversário, parabenizar por uma conquista do cliente, entre outras possibilidades de mensagens personalizadas.
  • Lançamento de novos produtos e ofertas: segmente seu público por preferências e interesses e, observando o histórico de vendas, ofereça estrategicamente os produtos, novidades e ofertas para o público que é um potencial comprador. Quem sabe até fazendo um coquetel de lançamento para um segmento específico de clientes?
  • Parcerias: você e outras empresas podem formar parcerias e oferecer, por exemplo, um clube de vantagens ou sistema de pontos. Empresas com produtos que se complementam podem, inclusive, promover ações de marketing e campanhas juntas.
  • Momentos especiais: datas comemorativas, aniversários. Já pensou em oferecer para o cliente um presente, um cartão de desconto para uma compra futura, um mimo ou até mesmo um serviço em uma empresa parceira?
  • Ofereça canais de feedback: pesquisas de satisfação podem ser enviadas via SMS, WhatsApp, push de aplicativo, e-mail, ou, ainda, serem feitas na própria loja.
  • Experiência do cliente: costuma-se dizer que o pós-venda começa com a experiência  do cliente na loja, então, treine a sua equipe de vendas e prepare o seu negócio para um bom atendimento, quem sabe fazendo uso das estratégias do marketing sensorial.

Veja outras informações importantes sobre pós-vendas no infográfico.

Acompanhe também os outros artigos da série Como vender mais e aproveite para fazer o nosso curso (pelo WhatsApp) Comunicação e relacionamento com seus clientes, em que você vai compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.


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