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Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Conceitos de moda que você precisa entender: moda e diversidade

Entenda o conceito “moda e diversidade” e aplique na sua marca.

· 08/11/2022 · Atualizado em 01/12/2022
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Acompanhando os movimentos sociais, a moda é a expressão de uma cultura e reflete os movimentos de mudança pelos quais a sociedade está passando. Assim, a moda vê seus paradigmas sendo repensados: padrões de beleza e questões que antes não eram discutidas de forma ampla e democrática ganham os holofotes e vêm à tona também no mundo fashion.

Diversidade na moda, moda inclusiva, representatividade na moda são alguns dos termos/conceitos que surgem no universo fashion para atender a necessidades de um grupo variado de pessoas, que inclui etnia, orientação sexual, identidade de gênero, tamanho do manequim, condição socioeconômica, deficiências e idade – somente para citar alguns aspectos. Na verdade, trata-se de acolher as pessoas nas suas particularidades.

E por que isso importa? Além de atender às necessidades dos consumidores que não se veem representados em muitas marcas de moda, a empresa que promove a diversidade tem posicionamentos mais éticos e culturalmente diversos, estabelecendo uma relação de respeito e confiança com os consumidores. Certamente, essa posição da empresa faz bem para os negócios.

Quem pensa, porém, que essa é somente uma tendência está enganado: trata-se de uma necessidade do mercado que deve se acentuar na medida em que as minorias clamam por seus direitos no mundo fashion. Por isso, grandes nomes já perceberam a pauta e a Prada, por exemplo, já anunciou iniciativas para aprofundar seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão.

Outras marcas importantes, como Calvin Klein, Gucci, Allure e Chilli Beans, incluíram ícones como Ellie Goldstein, Jari Jones e Pabllo Vittar em suas campanhas. Um exemplo aqui no Brasil aconteceu durante a São Paulo Fashion Week de 2016: a marca Lab Fantasma criou uma narrativa a partir de influências da cultura africana e oriental, tendo como protagonista da coleção Yasuke, um samurai negro. Na passarela, o espaço foi para a diversidade de corpos e a quebra do padrão estético.

Essas ações mostram que aquele tempo de padrões de beleza e perfeição estética está ultrapassado no mundo da moda, sendo superado pela diversidade de pessoas e corpos reais. E a sua marca também pode aderir a esse movimento. Os pequenos negócios podem, inclusive, ir muito além das imagens das campanhas, investindo em um ambiente de trabalho diverso, com colaboradores que também representam isso.

O desenvolvimento de artigos, peças e produtos inclusivos é fundamental. Por isso, ao desenvolver suas coleções, pense na variedade de corpos que existem e inclua em suas campanhas modelos que não correspondem aos “padrões”. Sempre que possível, produza conteúdos nas redes sociais da sua empresa tratando da questão da representatividade e, assim, dando voz e visibilidade à diversidade.

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