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Mercado e Vendas | RELACIONAMENTOS COM CLIENTE - CRM
Conheça 5 ferramentas para começar o seu CRM

O sistema de CRM otimiza processos, facilita o atendimento e a fidelização do cliente.

· 18/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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O sistema de CRM é estratégico tanto no atendimento quanto na fidelização do cliente. O relacionamento constante e aproximado com os clientes é imprescindível para o sucesso dos negócios digitais. Toda oportunidade de personalizar a experiência do cliente é relevante e ajuda na fidelização. Assim, manter um cadastro atualizado e estruturado é importante tanto para manter o contato quanto para direcionar suas estratégias de marketing. 

Na hora de fazer um lançamento ou de divulgar uma promoção, por exemplo, você pode selecionar os clientes do pós-venda ou aqueles leads que estão perto da etapa de decisão no funil de vendas. Mas, para isso, você precisa ter as informações organizadas. 

Outra situação comum, hoje em dia, é o atendimento via aplicativos de mensagens ou pelas redes sociais. Se você tem um sistema minimamente organizado, você consegue marcar suas conversas e visualizar o andamento das suas negociações, por exemplo. 

Apesar de existirem diversas possibilidades de otimizar o relacionamento com o cliente, muitas empresas ainda não têm nem o hábito de fazer cadastros e muito menos de utilizar essas informações de forma estratégica. São oportunidades de negócios sendo desperdiçadas. 

O que é um CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes. O CRM reúne e organiza as informações para que a empresa possa trabalhar de forma estratégica e estreitar relações com o seu cliente. 

O empresário pode até utilizar um caderno para fazer anotações sobre os seus clientes. Essa também é uma forma de CRM. Mas, existem softwares e sistemas com diversas funções para otimizar os processos. A automatização do CRM facilita a visualização dos dados e agiliza os processos. Além disso, permite a identificação, resolução de falhas e o crescimento da empresa.

O formato mais comum nos softwares de CRM é o de um funil ou pipeline, no qual os leads são movimentados de acordo com as etapas da jornada do consumidor ou do funil de vendas. 

Vantagens de ter um sistema CRM

Além de reunir e organizar os dados, o sistema de CRM pode:

  • Cruzar e integrar dados para criar melhores ofertas e estratégias de contato com o cliente; 
  • Melhorar a qualidade do atendimento; 
  • Criar e acompanhar a jornada de compra do cliente; 
  • Visualizar o funil de vendas; 
  • Enviar e-mails de forma assertiva para educar sua base de clientes.

Como implementar 

Na hora de definir um sistema de CRM, o importante é você pensar em uma forma que faça sentido para o seu negócio e que será possível alimentar diariamente, sem que seja um empecilho ou algo que dificulte o processo. Lembre-se que para que o CRM seja efetivo, ele precisa ser alimentado, ou seja, ações diárias serão incluídas na sua rotina.

Confira cinco ferramentas de CRM que você pode utilizar no seu negócio:

Planilhas Google

A boa e velha planilha, conhecida por todos, é gratuita e existem diversos modelos prontos na internet. A desvantagem é que o trabalho permanece manual, já que o recurso não é automatizado.

RD Station

RD Station é uma ferramenta bem conhecida no mercado e gratuita. Ela possui funções limitadas, mas que podem atender às necessidades das pequenas empresas. 

Lead Lovers

Ferramenta já estabelecida no mercado e muito completa. Lead Lovers possui um sistema de e-mail marketing excelente, focado no funil de vendas e experiência do cliente. Também é possível criar página de conversão, configurar chatbot, entre outras funcionalidades.

Trendmulti CRM WhatsApp

O Trendmulti coloca o foco do CRM no WhatsApp. Assim, o empresário tem controle de todos os atendimentos que chegam pelo aplicativo, sem precisar de um celular. Pode ter múltiplos atendentes, chatbot e relatórios de qualidade no atendimento. É uma ferramenta muito prática, pois muitas empresas utilizam o WhatsApp como canal principal de contato e atendimento ao cliente.

Agendor

A ferramenta Agendor é uma das mais conhecidas no mercado e conta com diversas funções. Focada em funil de vendas, relatórios, priorização de tarefas, muitas integrações, resumo diário de atividades e diversas funções que otimizam o CRM da empresa.

Com essas ferramentas, os primeiros passos já podem ser dados. Lembre-se que personalizar a experiência do seu cliente é fundamental e pode ser o diferencial no seu negócio. Conheça novas formas, capacite-se e aplique para obter melhores resultados. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

E-book: Como aplicar o design de serviço na construção de uma jornada do cliente

Práticas que proporcionam um bom relacionamento com clientes 

Solidificando o Relacionamento com Clientes: Como Engajar e Fidelizar o Seu Público (Sebrae Santa Catarina) 

Tags CRM

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