this is an h1

this is an h2

Tue Aug 08 18:28:44 BRT 2023
Empreendedorismo | QUALIDADE
Conheça as boas práticas para salões de beleza

Para conquistar mais clientes, ofereça serviços seguros e de qualidade no seu estabelecimento de beleza

· 10/02/2016 · Atualizado em 08/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os salões de beleza devem adotar boas práticas de atendimento ao cliente, boas práticas higiênico-sanitárias e saber avaliar as competências e conhecimentos de sua equipe de profissionais, para oferecer aos seus clientes qualidade e segurança.

Ter um salão de beleza exige do profissional cuidados com a limpeza, a estrutura e o armazenamento adequado de produtos e cosméticos, além do atendimento de qualidade.

As pessoas que procuram o local têm expectativas de melhorar a própria aparência, assim como de sentirem-se bem com elas mesmas, portanto é importante oferecer uma experiência satisfatória, a começar pelas instalações.

Confira a seguir dicas de boas práticas, para você tornar o seu salão de beleza ainda melhor:

Instalações

As instalações utilizadas precisam ser adequadas aos serviços oferecidos, com espaços confortáveis para clientes e colaboradores, dotados de toda a aparelhagem e mobiliário em quantidades necessárias e sempre em boa conservação. A ventilação também precisa ser a correta, além de espaços sanitários e aqueles destinados exclusivamente à higienização das mãos e utensílios.

Higienização

O ambiente precisa estar sempre limpo, a fim de se evitar qualquer tipo de contaminação. Para uma boa higienização, é necessário saber a diferença entre limpar e desinfetar. A limpeza é feita com água e sabão e/ou detergente e é a retirada de todas as partículas e manchas visíveis do ambiente.

Já a desinfecção é feita para retirar ou reduzir micro-organismos do ambiente, com a utilização de produtos químicos ou calor. O processo deve ser realizado de acordo com o material e produtos utilizados.

A higienização deve ser feita conforme a necessidade. Materiais usados por diversos clientes, como alicates e escovas, possuem cuidados específicos, bem diferentes da higienização de vasos e pisos.

Manipulação de produtos

Os produtos utilizados pelo salão precisam estar de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. Além disso, devem ser manipulados conforme as instruções e de modo seguro.

O descarte de material deve ser realizado considerando os tipos de resíduos: resíduos comuns (como papéis higiênicos e restos de cabelo), resíduos infectantes (como cutículas e cera de depilação), resíduos químicos (como bisnagas de tintura e vidros de esmalte) e resíduos perfurocortantes (como alicates e palitos de unha).

Atendimento

Preze pela cortesia. Não adianta possuir um salão seguro e moderno, se o atendimento não for satisfatório. Seus funcionários precisam demonstrar afabilidade, respeito e consideração, porém sem bajulações desnecessárias. Seu cliente precisa confiar no estabelecimento e nos profissionais que o atendem. Seja honesto em relação ao tratamento e prometa apenas o que pode fazer ou conseguir.

Guia de boas práticas

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), produziu um guia de boas práticas voltado para salões de beleza e que vai auxiliar as empresas. O objetivo é orientar os empreendedores de forma fácil e ajudá-los a colocar em prática as normas técnicas adequadas a cada tipo de empreendimento.

O guia para salões de beleza apresenta uma sugestão de roteiro e práticas que podem ser implementadas. As normas são direcionadas a qualquer modelo de negócio do segmento, seja ele empreendedor individual, empregado de salão ou um salão de beleza que ofereça serviços em parceria com diversos profissionais.

Os textos das normas são apresentados de forma simplificada e com interpretação adequada, assim não haverá dúvidas em relação às orientações. Além disso, também há questionamentos para levar o empreendedor a analisar o seu negócio e exemplos de ações simples que podem ser tomadas para obedecer às normas.

Para acessar o material, basta entrar na página de Guias da ABNT e selecionar o Salão de Beleza - Guia de Boas Práticas.

Fontes: Guia de Boas Práticas e Sebrae 

Saiba mais

Clique aqui e veja o material que o Sebrae desenvolveu: Ideia de Negócios Salões de Beleza. 

Acesse o material Sebrae 8 Passos para melhorar a experiência do Cliente no Salão e fique por dentro do assunto.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?