Entenda o ecossistema de funding na jornada de empreendedorismo, começando pelo estágio mais básico de todos eles: FFF.
Atualmente, os recursos das empresas são limitados, e uma estratégia de captação de recursos é fundamental para se investir em inovação e fazer sua startup crescer, sem o comprometimento do capital de manutenção da organização. Existem várias formas de captação de recursos e uma delas é o funding.
Funding é a captação de recursos para um investimento específico e pré-acordado com uma startup. Muitas empresas de tecnologia utilizam essa estratégia para desenvolver novas soluções. Existem diferentes tipos de funding:
Investidor Anjo – formado por pessoas físicas com capital para investir em empresas ou projetos com potencial crescimento.
Venture Capital – os recursos são provenientes de Fundos de Venture Capital, ou seja, os investidores têm capital para aplicação em negócios lucrativos e em fase inicial.
Private Equity – buscam negócios mais consolidados. A ideia é comprar parte de uma empresa, gerar crescimento e vender a sua parte.
Bootstrapping – captação de recursos é feita por meio dos resultados das atividades do negócio.
Crowdfunding – várias pessoas podem investir pequenas quantias em um projeto ou empresa.
Aceleradora – oferecem outros benefícios para a startup, como consultoria, mentorias, gestão de processos, treinamentos, networking.
Funding FFF
FFF, em inglês, significa Family, Friends, Fools (família, amigos, tolos), e é um investimento, como o próprio nome diz, apoiado por amigos e família, que ajudam a viabilizar a startup com pequenas quantias de recursos. Esse tipo de captação de recursos ocorre no primeiro estágio de investimento, no Pré Seed. Lembrando que existem três estágios: Pré Seed, Seed e Growth.
O Pré seed é quando a startup começa a idealizar o seu negócio, antes e no início da operação, é quando ela começa a tirar sua ideia do papel. É um momento em que a empresa está vendo a viabilidade do produto ou serviço e desenvolvendo o planejamento de marketing e vendas.
Muitas startups acabam tendo dificuldades para ultrapassar essa primeira etapa Seed e não chegam a série A. Pouquíssimas avançam até as séries finais. Isso porque é um momento delicado e inicial. É preciso planejamento e apoio FFF para se colocar uma ideia em ação.
Assim, os potenciais investidores passam a ser amigos e família (FFF) e o próprio empreendedor. Neste último caso, estamos falando em bootstrapping, quando o empreendedor ou grupo investe na empresa com recursos próprios. A maioria das startups começa dessa maneira, com recursos próprios e FFF.
Captar recursos para iniciar um negócio e conseguir desenvolver-se e crescer no mercado não é tarefa simples. É um processo de longo prazo que precisa ser estudado e planejado. Fazer acompanhamentos e projeções financeiras constantes é ideal para garantir a captação de recursos no momento oportuno.
O Sebrae Like a Boss é uma oportunidade para você se tornar referência no mercado das startups. Já foram mais de 14 mil atendimentos em um ano. Com esse programa, você tem acesso a 85 horas de conteúdo, divididas em seis módulos, com ferramentas que vão te auxiliar na jornada do empreendedorismo.
Para saber mais, leia o texto a seguir:
Como a transformação digital pode ajudar no seu modelo de negócios
Foi um prazer te ajudar :)