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Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Conheça as vantagens de investir em turismo no Brasil

Segmento que atende viajantes domésticos e estrangeiros, o turismo movimenta mais de 10% do PIB do Brasil e ainda tem muito espaço para crescer.

· Atualizado em 21/11/2022
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O turismo no Brasil, “este país tropical abençoado por Deus”, segue como um mercado promissor. Este segmento do setor de serviços é um dos que mais crescem no país e, até 2024, deve ter um impacto na economia brasileira de R$ 700 bilhões, o que representa mais de 10% do total do Produto Interno Bruto (PIB), indica o Conselho Mundial de Viagens e Turismo. 

Somente essas informações já mostram que investir neste segmento é um bom negócio, mas há muitos outros dados que comprovam que o turismo abre as portas para uma gama de oportunidades de investimentos para empreendedores de olho em negócios rentáveis.

Não é segredo para ninguém que o Brasil, em toda a sua imensidão e por sua miscigenação de povos nativos, europeus, africanos e asiáticos, tem uma cultura muito rica e diversificada, que fica evidente nos diferentes sotaques, na arquitetura, nos costumes e na hospitalidade.

Além disso, as belezas naturais que se espalham por todo o país de proporções continentais, atraem não apenas os próprios brasileiros, mas também os visitantes estrangeiros. 

Da natureza selvagem da Amazônia, na região Norte, até as praias, o Corcovado e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, no Sudeste, passamos pela arquitetura barroca e pelo cerrado de Minas Gerais. E ainda temos o Pantanal e a capital federal, no Centro-Oeste, as Cataratas do Iguaçu, no Sul, e as praias paradisíacas do Nordeste brasileiro. 

É impossível enumerar os atrativos turísticos do Brasil em apenas um parágrafo, mas já dá para exemplificar que sobram motivos para viajar pelos quatro cantos do país.

O que os turistas querem

Uma pesquisa da empresa MindMiners, em parceria com o PayPal, mostrou que os turistas nacionais buscam, em suas viagens domésticas, conhecer locais turísticos e praias brasileiras. Já os visitantes que vêm de outros países têm interesse em conhecer pontos culturais e fazer compras.

O levantamento é importante porque indica caminhos a serem explorados no turismo brasileiro: há boas oportunidades para pacotes voltados para a cultura e para o comércio no Brasil, por exemplo. Outra possibilidade é a criação de parcerias com serviços locais. 

Aliás, a elaboração de roteiros de viagens para turistas internacionais tem se mostrado um ramo muito promissor, porque eles buscam serviços de consultoria antes de comprar os pacotes. 

Ter o acompanhamento e a orientação de um nativo, com informações claras sobre a hospedagem, traslados e locais de visitas facilita o passeio de quem vem de muito longe e não tem familiaridade com a língua. Assim, a venda desses pacotes faz com que seu negócio passe mais segurança para o comprador, agregando mais valor e tornando seu serviço mais atrativo.

As boas perspectivas dos negócios de turismo

Devido à vocação natural do Brasil para os serviços de turismo, existe muito espaço para explorar o negócio em terras tupiniquins. O setor movimenta hotéis, transportes, bares e restaurantes, além do comércio formal e informal. O turismo gera cerca de 10,6 milhões de empregos.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o segmento gerou faturamento de R$ 94 bilhões nos primeiros seis meses, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em junho, o movimento foi de R$ 16,4 bilhões, 5,2% acima do registrado no mesmo mês de 2019, período pré-pandemia de covid-19.

Mas, embora a recepção de turistas seja uma atividade de bastante impacto para as economias locais, o Brasil é o destino de apenas 1% a 2% dos viajantes de todo o mundo, o que volta a comprovar que ainda existe bastante espaço para crescimento.

Onde buscar recursos?

É claro que os recursos financeiros não são os mesmos entre os empreendimentos, mas existem boas linhas de crédito para microempreendedores que auxiliam na empreitada. 

Um deles é o Proger InvestGiro Turismo, linha de crédito específica para este segmento de serviço que oferece financiamentos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com taxas competitivas e prazos de até 120 meses para quitação, com carência de 30 meses para começar a pagar.

O programa é voltado para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 7,5 milhões ao ano, e o valor máximo liberado é de até R$ 600 mil. É claro que a concessão de crédito está sujeita à aprovação e à disponibilidade de recursos do FAT. 

Se precisar de ajuda para alavancar seu empreendimento na área de turismo ou orientações sobre como obter crédito, o Sebrae pode te auxiliar. Além de consultores especializados, também oferecemos cursos por WhatsApp que ensinam a entender as necessidades de acesso ao crédito e as condições para obter os recursos ou, também, quando e de que modo obter financiamentos para negócios criativos com segurança.

Conte sempre com nossa parceria para empreender e mãos à obra!

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