Todo fruticultor sabe que a poda é muito importante para garantir uma safra de qualidade. Neste podcast você aprende a ser mais eficaz nesse processo

Ouça "Poda de frutíferas 4 dica" no Spreaker.
Olá! Seja bem-vindo ao podcast do Sistema de Inteligência e Mercado. Hoje vamos ensinar você, empreendedor do campo, as principais dicas para podar as árvores frutíferas do jeito certo!
A poda é muito importante para garantir frutas de qualidade. Ela potencializa o início da formação do fruto e aumenta o acúmulo de nutrientes do pomar. Além disso, diminui a incidência de pragas e doenças.
Portanto, não tenha medo! Faça do jeito certo e você terá uma planta saudável o ano inteiro.
Existem dois principais tipos de podas para árvores frutíferas, e cada um deles tem um objetivo específico.
A poda de formação tem como finalidade manter o tronco e os galhos com tamanhos adequados para a colheita. Quando feita corretamente, permite o arejamento e a iluminação adequados para a planta.
Já a poda de limpeza é aquela em que retiramos as folhas secas ou doentes presentes na copa da árvore. O objetivo é melhorar o crescimento e evitar doenças e pragas.
Com mais incidência de luz, as frutas que crescem na área interna da árvore ficam com a coloração mais bonita.
Mas vamos para o passo a passo da poda:
Passo 1: antes de começar, certifique-se de que os equipamentos de corte estejam afiados. Isso evita machucar a planta sem necessidade.
Passo 2: observe os ramos da árvore. Jamais corte os galhos mais grossos, que fazem parte da estrutura principal da planta.
Passo 3: corte os ramos doentes e com pedaços quebrados. Eles podem prejudicar o crescimento da sua frutífera.
Mas atenção! Esterilize os equipamentos após cortar ramos doentes para evitar que a doença seja transmitida para outras plantas.
Passo 4: retire os galhos sobrepostos que atrapalham a circulação de ar. Galhos muito próximos podem provocar ataques de fungo e insetos.
Passo 5: pode sua árvore no tempo certo. Outono e inverno são os momentos mais adequados, pois a planta está com seu metabolismo mais lento.
E o último passo: nunca retire a casca da árvore. Ela é uma proteção para a planta.
Agora que você já viu as principais etapas para podar a sua frutífera e ter uma boa produção no seu pomar, organize a sua equipe e vá em frente!
Quer ficar por dentro de tudo sobre o mercado de fruticultura? Acesse o nosso canal do Telegram.
Foi um prazer te ajudar :)