this is an h1

this is an h2

Fri Nov 11 17:53:04 BRT 2022
Empreendedorismo | APRENDIZAGEM
Conheça mais sobre o CEO Summit e a Semana Global de Empreendedorismo

Promovidos em parceria com o Sebrae, os eventos são grandes oportunidades de capacitação para toda a comunidade empresarial e novos empreendedores.

· 12/11/2015 · Atualizado em 11/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

CEO Summit

A última edição do CEO Summit São Paulo ocorreu em 2016 e foi organizada em uma parceria entre a Endeavor, o Sebrae e a EY. Mesmo distante no tempo, é um evento que “vale a pena ver de novo” por suas palestras e ensinamentos.

Você pode acompanhar o que aconteceu no evento aqui

Abaixo, um resumo de algumas palestras.

Palestras

1) Intuição, liberdade e transparência: os pilares das organizações do futuro

Com Ricardo Semler, presidente do conselho da Semco Partners

Imagine uma empresa em que os funcionários avaliam o próprio gestor; os salários de todos ficam disponíveis em um computador no refeitório; as margens de lucro são abertas para todos; e alguns colaboradores trabalham meio período para você e a outra metade para a concorrência.

Para Ricardo Semler, Presidente do Conselho da Semco Partners, esse é um possível retrato das organizações do futuro: menos hierarquizadas, mais transparentes e orientadas pela intuição.

Uma empresa desenhada a favor das pessoas tem que ter liberdade absoluta de horário e jeito de trabalhar. Não existe um livro de regras, elas vão se fazendo com o tempo.

2) Empoderamento do time e dos consumidores: os aprendizados dos gringos que empreendem no Brasil

Com Brian Requarth, do VivaReal, David Vélez, do Nubank e Mate Pencz, da Printi

“No Brasil, você não pode: não dá para conseguir investimento, os impostos são absurdos e a burocracia vai te engolir”. O que deveria ser um alerta para qualquer gringo pegar o próximo voo internacional e nunca mais voltar foi, para David Vélez, do Nubank, uma oportunidade de empreender no Brasil e ajudar a mudar essa realidade.

No caso da Printi, criando negócios e serviços mais amigáveis ao consumidor, além de procurar mudar a nossa relação com as gráficas. Com o aluguel de imóveis, o VivaReal. E com os bancos, o Nubank. Brian, Mate e David compartilharam, no palco do CEO Summit, os desafios e as histórias que fizeram com que eles acreditassem no mercado brasileiro – e criassem negócios disruptivos por aqui.

De todo o choque cultural, desde demorar seis meses para abrir uma conta no banco até descobrir que aqui a hierarquia é levada muito a sério, os empreendedores entram em um consenso: o que falta nas empresas brasileiras é empoderamento.

Algumas pessoas acabaram de sair da universidade e não têm muita experiência: ouça essas pessoas. Empodere cada uma delas. Em especial, o time da linha de frente, que fala com os consumidores o tempo todo.

Você tem que empoderar essas pessoas para se tornarem capazes de tomarem decisões, porque se elas só entrarem lá e fizerem o que você diz o tempo todo, você vai perder muitas oportunidades.

3) Laços de confiança: as lições sobre pessoas que os negócios nos ensinam
Com Pedro Lima, do Grupo 3Corações

Não adianta querer abraçar o mundo, porque o abraço fica frouxo. Você tem que abraçar com vontade.

A orientação é do empreendedor Pedro Lima, presidente do grupo 3Corações.

Para ele, focar na sua empresa é fundamental, mas antes é preciso gastar muita energia escolhendo qual é o negócio certo. Afinal, você vai dedicar a sua vida inteira a ele. Com essa visão, pense no que vai ser sua empresa daqui a 5 anos. Será que ela tem longevidade? Se a resposta for sim, não tem erro: pode abraçar com vontade.

Para encerrar o papo, Pedro deixou também a lição que aprendeu com o pai: aprender a criar laços legítimos baseados na confiança.

“A palavra mais moderna e que muita gente esquece é confiança. Eu aprendi a cativar as pessoas, atender expectativas de quem se relaciona com a gente e também ser transparente. Eu aprendi a fazer as coisas dentro desse engrandecimento da relação e foi isso que tornou nosso negócio um sucesso”.

Todas as apresentações do evento podem ser acessadas aqui.

SGE

Outra parceria atual do Sebrae com a Endeavor é a Semana Global do Empreendedorismo (SGE). Apesar do nome, a iniciativa, na verdade, funciona como um grande movimento – que se estende ao longo de todo o mês de novembro.

Seu propósito é conectar, capacitar e inspirar as pessoas a empreender, fortalecendo a cultura empreendedora em todo o mundo. Para isso, orienta uma série de atividades promovidas em mais de 130 países.

Parceria e participação

A SGE é realizada desde 2007 e, no Brasil, tem o Sebrae como parceiro graças à promoção de diversos eventos, que incluem cursos, palestras ou mesmo competições. Todas essas ações são contabilizadas e colocam o país entre os que realizam mais atividades de empreendedorismo durante a Semana Global.

No entanto, é essencial que seja demonstrada, por meio de ações específicas, a participação ativa durante o movimento. Por isso, o Sebrae incentiva todo o sistema a se cadastrar como parceiro no site. Nele, todas as atividades realizadas durante o mês podem ser registradas.

É importante adicionar os dados sobre cada ação, que, entre diversos modelos, podem ser cursos, palestras ou oficinas. Dessa forma, todos os interessados terão acesso e saberão como encontrá-las. 

A SGE de 2022 será realizada de 14 a 20 de novembro.

Saiba mais

Acesse aqui informações sobre como você pode cadastrar suas ações de empreendedorismo.

Conheça o Guia de Empreendedorismo Criativo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?