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Thu Nov 10 15:35:56 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Conheça o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial

Projeto desenvolvido na Região Serrana do Rio de Janeiro aprimorou o turismo de experiência local

· Atualizado em 10/11/2022
Valorizando destinos



O Tour da Experiência – Caminhos do Brasil é um projeto realizado pelo Sebrae/RJ em 11 municípios do estado. Até o momento, mais de 70 pequenos empreendimentos da cadeia do turismo foram certificados com o selo Tour da Experiência, e há a expectativa de certificar outros 80. 

Assista ao vídeo e conheça o projeto

Metodologia

A metodologia Economia da Experiência se baseia na tendência atual de que os turistas querem vivenciar experiências nos destinos escolhidos.

Assim, o Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial valoriza e promove empreendimentos que apresentam produtos diferenciados traduzidos em sentimentos: emoção, inspiração, prazer e satisfação. Essa proposta visa inovar a oferta turística no estado do Rio de Janeiro, aumentar o fluxo de turistas nos destinos da Região Serrana, diminuir a sazonalidade e aumentar a permanência dos visitantes.

Além do Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, outras ações também foram importantes para a consolidação do turismo na Região Serrana do Rio. Conheça:

- Urban Hacking Programa Lidera Turismo
Oficinas de design thinking, iniciativas inovadoras em espaços públicos e repasse da metodologia do Urban Hacking para outras unidades federativas do Sebrae.

- Fomento ao turismo no Parque da Serra dos Órgãos e entorno
Oficinas para fortalecer a cadeia de turismo da região e consultorias de sustentabilidade e inovação.

- Retomada do turismo 
Auxílio aos pequenos negócios da cadeia do turismo em Teresópolis, Petrópolis, Santa Maria Madalena e Nova Friburgo através de oficinas e consultorias.

Itens desenvolvidos
- Certificação cultural
- Roteiros turísticos
- Economia criativa

Resultados

Confira o resultado da avaliação final das pessoas empreendedoras participantes: 

- 65% disseram que o projeto teve alto impacto na capacidade de encantar clientes;

- 91% dos ouvidos se sentem mais motivados;

- 71% citaram como médio ou alto o impacto na satisfação da clientela após o projeto;

- 74% constataram uma melhoria significativa no atendimento prestado por sua empresa;

- 100% se sentiram satisfeitos com o projeto e com o atendimento;

- 50% estão satisfeitos com os consultores, enquanto 53% estão muito satisfeitos com palestras e workshops. 

No seu desenvolvimento, o projeto executou os seguintes eixos:

 Governança

 Experiência turística

Clique aqui e saiba mais sobre esses e os demais eixos da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

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