this is an h1

this is an h2

Thu May 25 23:10:01 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Conheça os atrativos turístico de Pirenópolis e suas oportunidades

Cidade histórica, Pirenópolis atrai os viajantes para experiências únicas. Saiba como pode iniciar um empreendimento no local.

· Atualizado em 25/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pirenópolis é uma cidade histórica que surgiu no início do século XVIII, por conta da mineração em Goiás. O município é hoje também um grande receptor turístico devido à sua beleza. É rica em prédios históricos, tradições, paisagens naturais, manifestações culturais, destacando-se as festas religiosas como a Festa do Divino e as Cavalhadas, dentre outras, gastronomia, comunidades alternativas, jóias em prata e muitos outros atrativos turísticos que encantam os viajantes.

Os turistas que nela chegam podem conhecer seu espaço ecológico, histórico, esportivo, de eventos, cultural e pedagógico, que já representa a terceira atividade econômica de maior importância para a cidade, e ainda usufruir da boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e serviços que a cidade concede. 

História, cultura e riquezas econômicas

O município é formado por uma sede urbana e também pela zona rural. A cidade possui cerca de 21.245 habitantes e sua área territorial é de 2.227,793 km². A principal atividade econômica é a indústria do tipo extrativista-mineral (as “pedras de Pirenópolis”), seguida pela pecuária, criação de gado para corte, equino e suinocultura, a produção leiteira e o cultivo pela agricultura local.

Quando observamos com um olhar mais direcionado ao turismo, destaca-se a beleza das cachoeiras; do centro histórico, tombado como patrimônio nacional; das casas e igrejas do século XVIII e ruas de pedras que marcam a história; das serras e os mirantes; a forte gastronomia e as festas e eventos, além de ser o destino de esportistas como ciclistas e montanhistas.

A cidade também tem grande relevância com a indústria alimentícia de queijo, cachaça, frigorífico, panificadoras, produtos caseiros como doces, licores, biscoitos e vinhos com frutos do cerrado, fábrica de móveis, vestuário, tecelagem, confecção, olarias e construção civil e também possui uma atividade forte com os ricos artesanatos de Pirenópolis junto ao seu comércio interno de bens e serviços. Ou seja, a cidade é uma fonte de negócios promissores e diversos para quem busca empreender.

As belezas turísticas de Pirenópolis

A cidade é muito rica em belezas naturais e dispõe de diversos lugares interessantes para conhecer durante os passeios e caminhadas, além de serem ideais para o empreendimento local.

  • Cachoeira do Rosário: É um atrativo natural a 35 km de Pirenópolis com uma belíssima cachoeira de 30 metros de altura com permanentes águas cristalinas. No local, serve-se farta refeição, servida no fogão a lenha, que pode conquistar os turistas.
  • Reserva Ecológica Vargem Grande: O berço das famosas cachoeiras do Lázaro e Santa Maria. O atrativo é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e também possui uma vista belíssima.
  • Parque do Coqueiro: A região de manancial de água também contém duas belíssimas cachoeiras, diversos poços para banho, cabeceiras de córregos, muitas nascentes e cerrado nativo preservado. É o habitat de animais silvestres e vegetação típica de campo e matas na região mais bonita de Piri: a Serra dos Pireneus.
  • A Serra dos Pireneus: É um divisor de águas continentais, de um lado a Bacia do Paraná e de outro a do Tocantins. As formações rochosas desta serra são todas quartzíticas, o que confere às suas águas uma coloração límpida de baixa salinidade.
  • Morro Cabeludo: Defronte ao pico, este morro, com mais de 1.350 metros de altitude é marco de imponência e palco de espécies endêmicas rupestres, como cactos, orquídeas, bromélias etc. Sua formação rochosa quartzítica é datada do período pré-cambriano, cerca de mais de um bilhão de anos, um testemunho geológico de longínquas eras.
  • Cidade de Pedra: A aproximadamente 51 km de Pirenópolis, este atrativo ainda não possui infraestrutura turística, mas é um cenário de espetacular beleza. São 500 hectares de formações geológicas quartzíticas ruiniformes (semelhantes a ruínas), considerada a maior do Brasil. As trilhas no local são uma ótima opção de aventura, mas aconselha-se a presença de um guia experiente.

Outros locais turísticos e históricos que são indispensáveis às visitas e podem ser o berço para seu negócio são:

  • A Matriz do Rosário - A mais famosa igreja de Pirenópolis e um dos monumentos mais antigos de Goiás. Foi construída no século XVIII e destruída por conta de um incêndio em 2002. Foi reaberta para missas e visitações em 2006, após ser reconstruída.
  • O Museu das Cavalhadas – O museu possui acervo com imagens, objetos e os tradicionais coloridos das Cavalhadas. Ele é simples, familiar e interessante para entender mais sobre a importância das Cavalhadas na cultura de Pirenópolis.
  • A Ponte do Carmo – O Rio das Almas corta o centro de Pirenópolis. Sobre ele, essa pequena ponte de madeira, de mão única, é a principal via de ligação entre as margens. No rio, nos dias quentes, é comum ver turistas e moradores nadando no rio ou sobre as pedras.
  • A Igreja e Museu do Carmo – Com uma arquitetura colonial brasileira, foi construída no século XVIII, fica ao lado da Ponte do Carmo e abriga também um museu de arte sacra.
  • Ponte Pênsil Dona Benta – Exclusiva para pedestres, ela fica perto da Igreja Nossa Senhora do Carmo e é ótima paisagem para fotos, além de funcionar como um atalho entre muitas atrações da cidade. Ao atravessar a ponte, você ainda pode conhecer um parque que está em construção.

A localização privilegiada de Pirenópolis é uma das razões pelas quais o turismo deu tão certo no local, pois situa-se praticamente no meio do caminho entre Goiânia e Brasília, as duas maiores cidades do Centro-Oeste e, por isso, são inúmeras as oportunidades de negócios que o turismo gera para essa região, basta identificar qual ramo é o melhor para você empreender.

Saiba mais sobre Pirenópolis e o empreendedorismo na cidade no especial do programa Tur Rural do Sebrae: Pirenópolis Cidade Empreendedora. No programa, você vai saber mais sobre a feira das artes que acontece todos os finais de semana, a rua das lojinhas, o turismo rural e os pratos típicos da culinária goiana. Imperdível!

Saiba como ser um empreendedor de sucesso com o curso no WhatsApp: “Elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento” ou “como produzir ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da sua competitividade, de modo sustentável com um crescimento planejado e orientado para resultados.”

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?