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Wed Oct 26 01:46:29 BRT 2022
Empreendedorismo | RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conheça os três pilares da responsabilidade social nas empresas

Seja mais sustentável no negócio e melhore a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo seu empreendimento.

· 10/01/2016 · Atualizado em 26/10/2022
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No universo das empresas, responsabilidade social não tem a ver com ajudar os necessitados, mas, sim, com a implementação de um modelo de gestão corporativa que pretende o desenvolvimento econômico de forma solidária.

Pode-se dizer que a responsabilidade social empresarial tem três pilares, a saber: desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental. 

A ideia é que os empreendimentos correspondam às expectativas de todas as pessoas ligadas à empresa, como os funcionários, fornecedores, clientes e acionistas, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, saindo do aspecto filantrópico para alcançar um objetivo maior, que abrange todos os grupos que estão envolvidos no negócio.

Atitudes dessa natureza, por exemplo, fazem o seu negócio ter responsabilidade social: preocupar-se com o bem-estar de seus colaboradores, ser transparente com as contas empresariais, atender às perspectivas de seus clientes e manter um empreendimento regularizado perante o governo.

Para que as pequenas e médias empresas sejam mais responsáveis, elas também devem adotar algumas ações:

Consumo consciente

O empreendedor pode optar por estimular seus clientes e funcionários com relação à sustentabilidade também no comércio. Por exemplo: reduzindo o número de sacolas plásticas disponíveis ou oferecendo embalagens retornáveis aos clientes.

É recomendável, ainda, buscar uma maneira de reaproveitar os resíduos do que é consumido pelo seu empreendimento ou, ao menos, realizar o seu descarte adequado. A ideia é mostrar como o negócio é responsável, desde a produção até o que será descartado.

É indicado separar os lixos recicláveis e doá-los para cooperativas ou fazer um posto de coleta de resíduos eletrônicos.

Loja sustentável

A empresa também pode procurar meios de diminuir a utilização de recursos naturais, como a água e a energia, realizando campanhas entre seus colaboradores ou procurando meios de reaproveitar o que é utilizado.

Não ligar o ar-condicionado em dias frios ou frescos ou conscientizar seus colaboradores para desligar luzes e computadores ao final do expediente são medidas que contribuem para redução do consumo de energia.

Manter equipamentos em perfeitas condições para evitar danos ou uso desnecessário de energia é também uma maneira de se organizar com o objetivo de causar menor impacto possível sobre a natureza.

No caso de empresas que fazem entregas, planejar-se de forma a fazer um percurso menor e, assim, gastar menos gasolina e poluir menos o ar, também é aconselhável para quem pretende ter um empreendimento sustentável.

Cadeia de valores

Ter um negócio não é se preocupar apenas com os lucros. É necessário compreender sua relação com fornecedores, clientes e funcionários, assim como sua contribuição para a qualidade de vida desses indivíduos.

Dessa forma, é importante que a empresa ofereça informações sobre as mercadorias, sendo transparente quanto à sua origem e produção.

Estreitar os canais de comunicação entre quem fornece seus produtos e a sua clientela (para que ela possa selecionar melhor o que será consumido) é também uma forma de promover a sustentabilidade.

Além disso, diversas outras ações podem ser implementadas visando à responsabilidade social:

  • Assistência educacional e capacitação.
  • Programas de primeiro emprego e colocação no mercado de trabalho.
  • Promoção da preservação permanente.
  • Programas de acesso à moradia.
  • Ações que visem a saúde e o bem-estar.

É importante salientar que não são apenas os colaboradores o alvo dessas ações, mas também suas famílias e a comunidade.

Por onde começar?

O primeiro passo é repensar o papel da empresa em relação à sociedade. Perceber como as suas ações geram impacto na vida das pessoas é fundamental – sejam eles positivos ou negativos. Esses impactos devem ser refletidos considerando os níveis local e global.

A partir daí, pode-se listar uma série de mudanças e atitudes almejadas conforme a viabilidade do negócio e os valores da empresa. Uma dica: é interessante partir de problemas sociais com os quais a empresa está relacionada.

Uma empresa sustentável é aquela que consegue manter a sua estrutura lucrativa e produtiva através das suas ações, sem causar impacto negativos para si mesma e para o meio em que existe.

Além disso, é também aquela que consegue responder aos anseios da sociedade. Muitas vezes, as mudanças organizacionais são profundas e demoradas para que seja possível ser mais responsável socialmente.

O segundo passo é identificar valores e estratégias para implementar uma cultura organizacional mais diversa, sustentável, inclusiva e coerente. A intenção é que as suas ações partam de dentro da organização para fora.

As empresas mais respeitadas e bem-sucedidas são as que adotam padrões éticos elevados e atuam com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade – e esses padrões precisam ser empenhados de modo realista e com propósito.

Saiba mais

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Artigo elaborado pela Avante Brasil, com informações de Cassio Quintao de Vaz Neto, administrador de empresas.

 


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