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Thu Mar 09 23:36:37 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Cores que estimulam a fome: saiba como usar no seu restaurante

Entenda a importância na escolha das cores que compõem o visual do seu restaurante.

· Atualizado em 09/03/2023
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As cores, assim como o olfato (aroma), têm um grande impacto na escolha dos alimentos, fazendo com que as nossas decisões por um prato ou outro sejam influenciadas pelo que nós vemos e sentimos. Ou seja: ao escolher o que comer, é o cérebro quem manda no estômago, e essa pode ser uma vantagem no seu restaurante.

Segundo o médico neurologista Willian Rezende do Carmo, o cérebro humano começa a processar as cor por meio de informações de estímulos elétricos recebidos pela retina. Ele também explica que a retina possui um receptor para cada cor primária, que são: vermelho, amarelo e azul. Por fim, por essas cores, o cérebro gera as outras cores.

Assim como os cheiros, as cores são fatores que interferem diretamente nas preferências dos consumidores de alimentos e bebidas. Você já observou como esses estabelecimentos geralmente usam cores como amarelo, laranja e vermelho na decoração e/ou na pintura das paredes ou composição dos móveis? Isso porque essas cores estimulam a fome. Quer prova maior do que a famosa marca MC’Donalds? As cores amarelo e vermelho fazem parte, inclusive, da identidade visual do empreendimento.

As cores e suas influências

Além de levar em consideração fatores como perfil do estabelecimento, perfil do público-alvo, mensagem e sensação que quer passar para o consumidor, lembre-se de que  as cores certas podem ajudar você no seu negócio.

A psicologia das cores estuda como nossos sentimentos e as cores se relacionam. Estudos como o do pesquisador Modesto Farina, autor do livro A psicodinâmica das cores em comunicação mostram exatamente o que algumas cores provocam, e nós vamos apresentar algumas para você.

  • Azul: usada nos consultórios odontológicos, traz sensação de serenidade, confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade.
  • Vermelho: usada nos empreendimentos gastronômicos, estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração.
  • Verde: usada nos segmentos fitness, bastante ligada à saúde, ao crescimento e à  natureza;
  • Amarelo: usada para estimular as boas emoções, bastante vinculada a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade.
  • Rosa: sua tonalidade forte evoca diversão, juventude e energia. Já o tom mais claro tem um ar romântico e suave.

Para o segmento de alimentos e bebidas, existem outras possibilidades de classificar a cor para estimular a fome. Acompanhe!

Cores de tons fortes: aumentam a elegância e o aspecto de exclusividade. São tons usados normalmente por ambientes que optam por pratos mais exclusivos e por locais mais dinâmicos e de identidade bem forte. Público-alvo: pessoas que precisam consumir rápido e serem mais decididas ao que querem pedir.

Cores de tons claros: transmitem maior segurança e credibilidade aos seus clientes. Optam pela sensação de maior conforto e receptividade. Público-alvo: famílias e grupos de amigos que gostam de conversar e aproveitar por mais tempo o ambiente.

Cores quentes

  • Vermelho: dinamismo para o ambiente, uma característica instigante de facilidade de memorização. É uma cor influente que promove a sensação de urgência nos consumidores. Público-alvo: consumidores de fast food.
  • Amarelo: estimula a fome e atrai a atenção dos consumidores. Público-alvo: aquele que permanece pouco tempo no local, possibilitando maior rotatividade.
  • Laranja: opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável. Desperta o lado compulsivo do cliente, é comum que os restaurantes que apostem nessa cor tenham pedidos mais expressivos. Público-alvo: geral, pois essa cor é utilizada para estimular o apetite.

Cores frias: menos utilizadas no segmento de alimentos e bebidas, são cores mais temáticas e para perfis mais definidos.

  • Verde: remete à natureza. Promove a sensação de tranquilidade, estimula o conforto e relaxamento. Público-alvo: consumidores de comida saudável, produtos naturais, vegetarianos e veganos. 
  • Azul: estimula a produtividade, mas inibe a fome, por isso deve ser usada com cautela. Público-alvo: apreciadores de comidas de mar e de rio.

Cores neutras: promovem agradabilidade e leveza no ambiente e, se usadas com equilíbrio, agradam a todos.

Escolher a cor adequada para as características do seu estabelecimento é um passo para a identidade visual do seu negócio, então, não pare por aqui! Solicite uma consultoria ao Sebrae e estimule o consumo do seu cliente com as cores certas.


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