this is an h1

this is an h2

Mon Apr 10 16:38:46 BRT 2023
Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Crescimento em empresas de indústria tecnológica é fruto da inovação

Base tecnológica e inovação: duas ideias que precisam sempre andar juntas.

· Atualizado em 10/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se há algo que define nosso tempo é de que é um tempo de mudanças cada vez mais rápidas. Nem estamos mais em um mundo em que tudo vai ser diferente amanhã, tudo é diferente agora. Quem não se antecipa às mudanças e não faz as adequações necessárias está fadado a desaparecer.

Inovar, criar, buscar o novo tornou-se absolutamente necessário para uma empresa – e é ainda mais essencial nas empresas da indústria de base tecnológica. 

Empresas e organizações que buscam produzir algo adequado a seus mercados –esses também em permanente mudança – precisam transformar inovação na palavra-chave de seu negócio. Senão, correm o risco de perder a liderança, ou mesmo desaparecer. Implantar a preocupação em inovar em sua equipe é sempre  fundamental (o Sebrae preparou um material sobre isso, clique aqui). 

Inovação não é algo pontual: “pronto, já está; inovamos”. Não é isso. Tem que ser algo permanente, contínuo. Esses processos de mudança precisam ser parte das organizações e precisam acontecer de dentro para fora. É preciso adaptar os processos das empresas de forma a criar sempre algo novo. Introduzir uma novidade no mercado precisa ser um desejo permanente. Novidade, aliás, não é só algo totalmente novo (nesse caso a inovação é chamada de radical ou desruptiva), mas inclui também a ideia de algo melhor: melhorias são inovações que, nesse caso, são chamadas de inovações incrementais.

Existem ao menos três grandes tipos de inovação: 

  1. Inovações dos processos dentro de uma empresa, que visam reduzir custos, aumentar a produtividade ou mudar para melhor a relação com os clientes, por exemplo;

  2. Inovação de um produto ou serviço que agrega valor ou simplifica usos;

  3. Inovação aplicada à organização como um todo, o que permite gerar mais receita e aumentar a vantagem competitiva de seu negócio.

Há inúmeros exemplos do que seja inovação, vamos citar alguns: 

  1. Desenvolvimento de processos de produção que sejam autônomos e digitalizados e que consigam integrar as várias tecnologias – analógicas, físicas e digitais – em uma só plataforma de produção; isso tem ainda mais importância na chamada indústria de base tecnológica. De novo (insistir nunca é demais): inovar não é somente mudar um produto ou serviço, mas inclui inovar os processos dentro da empresa;
  2. Manipulação de organismos vivos na produção de alimentos e remédios, a chamada biotecnologia;
  3. Uso da impressão 3D para substituir a produção de peças necessárias em sistemas industriais (por exemplo, em vez de exigir uma produção terceirizada, manual), o que permite otimizar recursos, reduzir custos e tornar a produção muito mais ágil.

Como vimos, inovação é tudo de bom, e quanto mais sua empresa estiver inserida na indústria de base tecnológica, mais importante ela será. 

Para conhecer um pouco mais sobre o papel da inovação nas indústrias de base tecnológica, clique aqui.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?