this is an h1

this is an h2

Fri Oct 27 16:40:38 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Criador de gado: já está pensando em ESG, biosseguridade e ODS?

Os micro e pequenos empresários da pecuária devem se preparar para conviver com a biosseguridade e as siglas ESG e ODS.

· Atualizado em 27/10/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A Embrapa Gado de Leite lançou o Anuário leite 2021. A relevante publicação do mercado de leite do Brasil e do mundo destacou algumas das iniciativas que irão conduzir esse mercado nos próximos anos. Com base no anuário indicamos três temas essenciais para o seu negócio se destacar no setor.

Biosseguridade

A adoção de protocolos de biosseguridade é um tema que ganhou destaque durante a pandemia e deve marcar, daqui em diante, o modo de fazer pesquisas no campo. Biosseguridade significa como aplicar procedimentos e normas para evitar a disseminação de doenças infecciosas nas propriedades que atuam na cadeia produtiva do leite.

Para promover a segurança do alimento que chega até a mesa do consumidor, em uma iniciativa inédita, a Embrapa, junto com a Boehringer Ingelheim, implementou um programa de desenvolvimento de protocolos para a proteção de rebanhos e trabalhadores das fazendas de Santa Luzia (Araras, SP) e Santa Luzia (Passos, MG). Juntas, elas produzem 120 mil litros por dia.

Quando os protocolos de biosseguridade são implantados, reduzem o uso de medicamentos e resíduos; protege a saúde dos profissionais; e garante um alimento seguro para o consumidor.

ESG (ambiental, social e governança)

Outro tema que vai impulsionar os micro e pequenos empresários do setor de leite e derivados e garantir vantagens de investidores, instituições bancárias e consumidores é a prática da ESG (ambiental, social e governança, ASG em português). Hoje, o consumidor está preocupado com a transparência das empresas, a forma como elas lidam com o meio ambiente e com a rotina dos seus colaboradores.

Os micro e pequenos produtores precisam estar atentos, porque essa postura sustentável que vai determinar a escolha do consumidor, a lucratividade e o valor de mercado.

ESG: vacas e pessoas felizes

Algumas ações pontuais em ESG vêm causando impacto considerável nas empresas. A Embrapa, por exemplo, também lançou o campo experimental “Vacas e Pessoas Felizes”, em Coronel Pacheco (MG). A iniciativa proporciona bem-estar ao animal e uma rotina de trabalho mais confortável aos colaboradores, e vem sendo bem-sucedida.

Outro projeto lácteo, localizado em uma propriedade de Itirapina (SP), substitui 150 litros de leite processados por uma plantação de árvore para neutralizar emissão de dióxido de carbono (CO2). A cada 150 litros de leite processados na propriedade, uma árvore é plantada para neutralizar tanto as emissões de carbono dos animais quanto do que é produzido de CO2 até a entrega ao supermercado.

ODS

O setor lácteo está, ainda, apto a contribuir com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a Embrapa, o Conselho Nacional de Lácteos (National Dairy Council), dos Estados Unidos, indica que o leite e os seus derivados são um setor importante porque alcançam as diversas dimensões da sustentabilidade, como nutrição, segurança alimentar e geração de renda, e fazem uso de recursos naturais. Mais informações, acesse o Anuário leite 2021, da Embrapa.

E você? Está se preparando para colocar sua empresa em um futuro mais sustentável? Acompanhe nossas dicas e sugestões e o que tem de mais importante no cenário do agro em nosso site.  

Melhores práticas agrícolas

Biosseguridade

  • Quarentena dos novos rebanhos;
  • Teste do rebanho para doenças comuns;
  • Seleção do grupo de gerenciamento agrícola comprometido.

Saneamento

  • Limpeza mecânica;
  • Uso de desinfetante testado e aprovado;
  • Controle de alimentação e armazenamento;
  • Promoção de higiene dos funcionários;
  • Trabalho no sistema de compras organizacionais.

Controle de tráfego

  • Uso de sinais de alerta;
  • Minimizar visitas à fazenda;
  • Desinfectar os veículos que chegam;
  • Manter visitante longe do rebanho;
  • Controle de vida selvagem e animais de estimação;
  • Controle de pragas (ratos e moscas, por exemplo).

Fonte: Anuário leite 2021/Embrapa

FAVORITAR
Botão favoritar
Diagnóstico ESG

O Sebrae desenvolveu uma ferramenta para que as empresas pudessem avaliar seu desempenho e identificar os pontos de melhoria na aplicação das melhores práticas relacionadas às diretrizes de ESG, buscando assim potencializar o seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O teste é online, gratuito e super rápido. Você só precisa ter um cadastro (Conta Sebrae) com o CNPJ da sua empresa vinculado a ele.

Ao final das perguntas, você terá acesso a uma análise detalhada da situação da sua empresa e receberá recomendações personalizadas para evoluir nesse sentido. Clique no botão abaixo para começar agora mesmo:

Fazer diagnóstico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?