this is an h1

this is an h2

Thu Aug 04 13:54:51 BRT 2022
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Cultura e saberes locais podem ser a base do empreendedorismo

Tradições culturais podem se transformar em uma onda empreendedora, superando dificuldades econômicas comuns aos pequenos municípios.

· Atualizado em 04/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você provavelmente já se deparou, em lojas de produtos finos, com aquelas famosas caixas de metal azuis, que embalam biscoitos dinamarqueses. E deve ter imaginado que elas saem de grandes fábricas, capazes de levar o produto a todo o mundo. Nada disso: elas são o resultado de uma ideia criativa e de uma atividade inovadora. A ideia foi reunir centenas de pequenos produtores de biscoitos - alguns deles no mercado há 150, 200 anos -, criar normas de fabricação e uma só identidade: as caixas azuis. Assim, a iniciativa empreendedora foi transformar a competição entre os produtores em cooperação, o que baixou custos, permitiu ganhar novos mercados em todo o mundo e transformou a realidade de centenas de milhares de pessoas.

Agora você pode estar pensando: “Ah, mas estamos falando de um grande negócio e de um país desenvolvido...”. Verdade, mas em todo o Brasil há exemplos semelhantes, de tradições culturais, religiosas, artísticas ou mesmo culinárias que, a partir de ideias criativas e atitudes empreendedoras, vêm melhorando a vida de comunidades carentes. Quer ver?

Um ótimo exemplo é o da Ilha do Ferro, em Alagoas, onde cerca de 300 famílias vivem à beira do Rio São Francisco. Há décadas, um artesão local começou a esculpir peças em madeira. A técnica foi passando de pai para filho e, na ausência de outras fontes de trabalho, acabou atraindo muitos outros homens. Além disso, a região conta com uma técnica única de bordado, conhecida como boa noite, que também é transmitida há centenas de anos de mães para filhas.

Pois as duas tradições se uniram, o artesanato se transformou na maior fonte de renda da comunidade e, graças à articulação com o poder público e entidades de fomento, vem atraindo turistas do Brasil e do exterior. Com isso, surgiram novas oportunidades, como pousadas e restaurantes.

Há muitos outros exemplos com o da Ilha do Ferro Brasil afora. A região do Vale do Rio Paraíba do Sul, que liga as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro, tem uma longa tradição religiosa. Lá estão, por exemplo, a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, o Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá, e o complexo da Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

Uma articulação entre prefeituras, representantes religiosos, empresários, o Sebrae e outras entidades levou à criação do Circuito de Turismo Religioso, que hoje atrai centenas de milhares de visitantes a cada ano. Com isso, a economia local se diversificou e se fortaleceu, e o visitante ganhou muitas novas opções de restaurantes, hotéis, pousadas e lojas de souvenirs. 

O aumento da arrecadação fiscal, uma consequência desse salto empreendedor, permitiu que as cidades investissem em novas opções para o visitante, como o teleférico e o Trem do Devoto, ambos em Aparecida do Norte. Essas atrações estão fazendo com que o turista religioso fique um ou dois dias a mais na região, realimentando o ciclo virtuoso de desenvolvimento.

Quando se trata de culinária, então, há uma infinidade de exemplos. Na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a produção de queijos existe há centenas de anos. Em 2002, o Governo do Estado, em parceria com entidades de pesquisa e de fomento ao empreendedorismo, selou um acordo com os queijeiros locais e com produtores franceses. A ideia era aproveitar as condições favoráveis - solo, clima e farta produção leiteira - para articular os produtores em torno da criação de uma região produtora de queijos de alta qualidade.

Hoje, os Queijos da Serra da Canastra têm denominação de origem controlada, estão entre os melhores do mundo, com direito a prêmios internacionais, e se transformaram em um sonho de consumo. Graças ao marketing digital e ao comércio eletrônico, estão levando a Serra da Canastra, Minas Gerais e o Brasil a consumidores e turistas de todo o mundo.

Assim como as pequenas cidades ao pé da Serra da Canastra, os municípios do Vale do Paraíba ou a Ilha do Ferro, há milhares de comunidades brasileiras que contam com tradições capazes de impulsionar o empreendedorismo e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas. Bora ver se não é o caso da sua cidade? E você sabe: o Sebrae será seu grande parceiro nessa caminhada.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?