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Empreendedorismo | FRANQUIA - IDEIA DE NEGÓCIO
Cultura organizacional é trunfo para franquias

Replicar uma cultura organizacional que vem dando certo representa um grande diferencial de mercado das franquias

· 14/04/2023 · Atualizado em 12/07/2023
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Empreendedor que adquire uma franquia busca, principalmente, investir em um negócio que vem dando certo. Uma marca forte, experiência no desenvolvimento de produtos e serviços, compras, treinamento, logística, formação de preços, entre outros itens. 

Todo esse patrimônio acumulado pela franqueadora compõe a cultura organizacional da marca. Trata-se de um conjunto construído de valores, comportamentos, práticas e símbolos compartilhados dentro de uma só organização e que influenciam as formas de franqueados e colaboradores trabalharem e tomarem decisões. 

A cultura organizacional pode ser influenciada pelo comando da franqueadora, pelos valores e o histórico da organização. Algumas culturas são mais complexas – há marcas, por exemplo, que determinam o tanto de carne ou queijo a ser colocado em um salgado, a partir de sua experiência de cálculo de custos para obter melhores resultados.  

Outras têm padrões globais muito rígidos, a ponto de só admitem a venda dos mesmos produtos em todos os países. E há franqueadoras mais flexíveis, admitindo, por exemplo, produtos específicos de acordo com a região em que o franqueado opera. 

Seja qual for o modelo, as boas práticas do franchising indicam que a cultura da franqueadora deve basear-se na preocupação permanente com o sucesso de seus franqueados. Por conta da busca por resultados positivos, mas também pela imagem de sua marca. Quando uma loja franqueada fecha as portas, sempre causa impacto negativo para todo o negócio.   

Garantia de solidez 

O fato é que uma cultura organizacional forte e saudável funciona como uma garantia sólida aos franqueadores. E assegura maior motivação e satisfação entre os funcionários. A relação entre franqueador e franqueado se torna mais colaborativa a partir de valores e expectativas alinhados. Todos ganham porque franqueados e colaboradores passam a se sentir participantes de algo maior, associado à identidade e à imagem da organização. E o cliente é fidelizado, uma vez que sabe que, em todas as unidades daquela marca encontrará a mesma qualidade de produtos e serviços, o mesmo treinamento de funcionários. Em síntese, a mesma cultura organizacional. 

Como construir 

Não existe receita definitiva para a construção de uma cultura organizacional exitosa no franchising. A tendência, claro, é que ela seja tanto mais forte quanto mais antiga e de maior sucesso for a marca. 

Mas algumas práticas vêm sendo testadas com sucesso pelas empresas. Por exemplo, a realização de treinamentos permanentes com os franqueados e suas equipes, se possível, utilizando depoimentos e experiências de outros, mais antigos.  

Um segundo ponto é a manutenção de canais eficientes e transparentes de comunicação entre a marca e seus franqueados para a troca de experiências. E um terceiro ponto é a manutenção de suporte constante ao franqueado em áreas como marketing, cálculo de custos e o próprio treinamento das equipes, sempre em busca de inovação. 

Outra prática interessante é a realização de eventos (em geral, anuais) que reúnam todos ou boa parte dos franqueados. Esses eventos, além de apresentar resultados e propor metas para o próximo período, são fundamentais para o intercâmbio de experiências. E também funcionam como celebração dos resultados obtidos. Podem, ainda, gerar alternativas como visitas de franqueados a unidades que vêm experimentando novos produtos, tecnologias ou ferramentas de logística.  

Interação 

Um ponto que difere conforme a franquia é o grau de abertura para adaptações, de acordo com fatores como a região, o clima e os públicos-alvo. O ideal é que a franqueadora esteja sempre disposta a receber sugestões de melhorias. Mas as maiores marcas muitas vezes resistem a isso, sob o argumento de que sua fórmula vem dando certo. 

Ainda assim, uma das maiores franquias de fast food do mundo, com unidades em dezenas de países e conhecida por sua rigidez cultural, começou recentemente a admitir pequenas adaptações. Como a incorporação de especialidades regionais em seu cardápio.     

Agora, a bola está com você! Bora trabalhar para a consolidação da cultura de seu negócio ou para o aprimoramento da cultura organizacional da marca de sua franquia!  

 

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