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Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Desafios e estratégias dos mercados inclusivos no Brasil

Empresários podem buscar apoio do governo e de entidades para promover iniciativas que unem valores econômicos à inclusão social.

· 08/11/2015 · Atualizado em 28/12/2022
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Trabalhar em um negócio que respeite o meio ambiente, promova a inclusão social e seja viável financeiramente exige bastante empenho e muitos cuidados.

Os negócios inclusivos encontram algumas dificuldades para desenvolverem seus modelos e requerem estratégias específicas para superarem desafios. É inegável, porém, que existem oportunidades para implementar negócios que fomentam a inclusão social por meio de empresas, com possibilidades de resultados efetivos. 

Algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar a chance de crescer no empreendimento, gerando valor econômico e social e, assim, garantindo a sobrevivência a longo prazo de iniciativas dos chamados negócios inclusivos ou mercados inclusivos.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no relatório “Mercados inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios”, apresenta recomendações para os envolvidos nesse ecossistema de negócios inclusivos.

A seguir, confira quatro questões temáticas, segmentadas pelo PNUD em informação, incentivo, investimento e implementação.

Informação

Para a viabilidade de organizações sociais e negócios inclusivos, a informação é imprescindível. 

Ter acesso a dados de mercado, fazer alianças com academias e centros de pesquisa (onde se gera conhecimento e estimulam-se práticas) e interagir com incubadoras e aceleradoras são ações que ajudam a fortalecer a base do empreendimento.

A disseminação de conhecimentos sobre o tema requer o alinhamento e a troca de informações entre os trabalhadores desse ecossistema, buscando gerar uma plataforma de alta visibilidade, com dados sobre os negócios inclusivos, e formar profissionais com visão de negócio e preocupação quanto ao impacto de suas ações.

Uma população com mais acesso a informações adquire potencial para reconhecer oportunidades, tanto de trabalho como de melhoria de processos produtivos.

Incentivo

O apoio do governo para que sejam criados incentivos e facilidades para esse mercado também é um diferencial.

Se o governo possibilita mecanismos de estímulo para o setor privado e apoia esses empreendimentos nos campos legal, jurídico e econômico, as empresas estarão mais abertas a esse auxílio, investindo em soluções com impacto social.

Além disso, com o investimento do setor privado, os negócios inclusivos têm mais força para sobreviver e crescer.

Também potencializam esse mercado inclusivo a simplificação da legislação trabalhista para a inclusão, a promoção da empregabilidade, o acesso de pessoas de baixa renda, principalmente os jovens, as formações e os encontros entre empresários.

Por fim, a tributação de forma diferenciada para empreendimentos sociais configura mais um incentivo para os novos negócios nesse mercado.

Investimento     

Como em qualquer empresa, o investimento é essencial aos negócios inclusivos. Os empreendedores podem buscar junto ao governo ou a entidades formas de promover a iniciativa, unindo-se para engajar investidores e pensando em como atrair atenção para esse mercado.

Parcerias também podem ajudar, já que desenvolvem mecanismos de compartilhamento de risco para estimular o investimento nos negócios em fase de formação. Esse processo deve ser acompanhado pelos investidores e empresários como uma forma de monitorar a empresa e avaliar seu progresso.

Ademais, é importante promover o estímulo de bancos comerciais para trabalharem com empreendimentos existentes, de diferentes portes, para transformar linhas de serviços e produtos em negócios de impacto.

Implementação

A ampliação e a capacitação no mercado de trabalho, assim como a criação de vagas em seus negócios, são estratégias fundamentais de implementação, com iniciativas que apoiam a profissionalização de pessoas de baixa renda por meio de projetos sociais desenvolvidos pelo governo ou por instituições privadas.

A formação de produtores e empreendedores também é essencial, seja em seu ramo de atividade ou em novas áreas.

Assim, desenvolver negócios inclusivos requer empreendedores com perfis capazes de equacionar os desafios existentes e potencializar as oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos bem-sucedidos dentro desse propósito.

Saiba mais

Conheça a publicação completa: Mercados inclusivos no Brasil: desafios e oportunidades do ecossistema de negócios.

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