this is an h1

this is an h2

Thu Jan 12 17:04:28 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Design dá impulso à economia criativa de Curitiba

Cidade integra estética com funcionalidade e se torna um campo fértil para empreendedores grandes e pequenos. Conheça a experiência de Curitiba.

· 28/11/2022 · Atualizado em 12/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O design é um dos grandes destaques da economia criativa, que ganha um espaço crescente nas cidades. É por meio do design que produtos chamam a atenção, e o mais interessante é que trabalhar com criatividade em design é algo acessível até mesmo a pequenos empreendedores. Temos o exemplo de Curitiba que, graças às suas iniciativas em design, recebeu o selo de cidade criativa da Unesco, o órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em 2004, a Unesco criou a Rede de Cidades Criativas para promover a cooperação entre cidades que têm a criatividade como um fator estratégico para o seu desenvolvimento sustentável. A rede conta atualmente com 246 cidades, distribuídas por 80 países, que desfrutam desse status. 

O Brasil conta com 12 cidades que têm o título de cidade criativa. Brasília e Fortaleza, além de Curitiba, detêm o selo de cidade criativa graças ao seu design. Além delas, também estão na Rede de Cidades Criativas da Unesco por aqui, Recife, Campina Grande, Florianópolis, Belém, Salvador, Santos, Paraty, João Pessoa e Belo Horizonte, mas essas se destacam em outros campos criativos, como artes midiáticas ou gastronomia, por exemplo.

O design é uma marca de Curitiba até mesmo em sua história, pois, em 1783, a Câmara Municipal desenhou o traçado de suas ruas e os locais reservados a imóveis residenciais e comerciais, um exemplo precoce de planejamento urbano. A cidade, hoje com 1,8 milhão de habitantes, teve seu primeiro plano de desenvolvimento urbano projetado entre 1941 e 1943, pioneiro na época. Em 1965, a administração pública lançou edital para a execução de seu Plano Diretor, que integrou estética com funcionalidade.

Hoje, é possível ver soluções inovadoras em Curitiba. O curioso é que a criatividade na cidade tem sido usada como uma estratégia pela administração pública com o propósito de servir à comunidade, como é o caso do transporte urbano integrado, que tem pontos de ônibus em uma espécie de tubo transparente que abriga os passageiros da chuva e do vento.

Dentre os exemplos desse design inovador, propositivo e inspirador estão:

  • O Parque Tanguá, um local degradado, resultante de um resto de exploração mineral, transformado em um belo parque para a cidade.
  • O Cine Passeio com seu modelo de negócio que vai além do café e do cinema. Um espaço que reúne empresas locais, dispõe de um espaço expositivo que conta a história do cinema de rua da cidade, tem uma proposta de sala on demand, promove cursos e dispõe de espaço de coworking. Isto é mais do que um cinema, pois propõe-se a ser um complexo de fomento às atividades criativas.
  • O projeto Rosto da Cidade que incorpora QR code a cada edificação relevante com dados sobre a história da arquitetura da cidade.
  • A marca de produtos sustentáveis em madeira, Madeira nas Arcadas, que foca na preservação da história das madeiras.

Por toda Curitiba, é possível encontrar empreendedores que utilizam o design como principal atrativo de seus produtos, sejam eles pequenos artesãos ou grandes indústrias. Há desde joias e calçadões inspirados pelo formato do pinhão, típico do local, até móveis com linhas inovadoras e funcionais. 

Assim, a cidade não é apenas fonte de inspiração aos criativos, mas também referência viva, por meio seus espaços, de como o design serve para transformar, inovar, criar facilidades, sempre com uma consciência voltada ao meio ambiente.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?