this is an h1

this is an h2

Mon Mar 06 16:14:02 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Dez passos para produzir seu próprio cosmético

Conheça a legislação, crie um plano de negócios, invista em matéria-prima de qualidade e em ações de marketing e comece já a produzir seu próprio cosmético.

· Atualizado em 06/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é segundo no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente.

Existem 3.500 indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ativas em dezembro do 2022 no Brasil, segundo o DataSebrae. Se você pretender empreender no ramo de fabricação de cosméticos e está pensando em desenvolver um produto próprio, este conteúdo é para você.

Mas você sabe o que são cosméticos e como classificá-los? São preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo, com o objetivo exclusivo ou principal de limpar, proteger e perfumar o corpo, alterar sua aparência e/ou corrigir odores corporais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que regula tanto as empresas quanto os produtos do segmento de cosméticos e afins.

Eles são classificados em dois tipos:

  • Grau 1: possuem propriedades básicas que não necessitam de comprovação de eficácia e informações detalhadas quanto ao modo e restrições de uso, como bases faciais e corporais, batom labial, condicionadores, desodorantes, esmaltes, entre outros.
  • Grau 2: possuem indicações específicas e necessitam de comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações sobre cuidados, modo e restrições de uso, como água oxigenada, bronzeadores, protetores solares, sabonetes de uso íntimo e produtos de uso infantil.

Um cosmético é composto de matéria-prima, veículo ou excipiente, princípio ativo, adjuvantes e corretores de pH. São necessárias cinco etapas para a criação de um cosmético, são elas:

Etapa 1: certificar-se de que o fornecedor da matéria-prima cumpre todas as exigências estipuladas pela Anvisa e apresenta a sua qualidade comprovada.

Etapa 2: entender qual a finalidade desejada para o cosmético e selecionar as matérias-primas essenciais para a formulação do produto.

Etapa 3: realizar testes de bancada em uma produção de pequena escala, como ensaios organolépticos, testes físico-químicos e testes de centrifugação.

Etapa 4: verificar se a temperatura do produto é estável, prazos de validade, entre outros testes de estabilidade, que garantem a segurança e eficácia do cosmético e favorecem a produção em larga escala.

Etapa 5: registrar ou notificar o produto na Anvisa, conforme seu grau de risco. Produtos de grau 1 devem ser notificados e cosméticos de grau 2 devem ser registrados.

Aqui estão 10 passos que você pode seguir para produzir seu próprio cosmético:

1) Elabore um projeto: faça uma análise de mercado aprofundada, saiba qual o cenário atual do segmento que você deseja seguir, estude os concorrentes e conheça as tendências.

2) Conheça a regulamentação: toda empresa ou produto cosmético precisa da autorização da Anvisa para ir ao mercado; saiba as leis e normas vigentes para a escolha de ingredientes e padronização de rótulos e embalagens.

3) Seja criativo: o cliente está sempre em busca de novidades e inovações.

4) Mantenha-se atualizado: siga blogueiras, influenciadoras e grandes marcas nas redes sociais ou frequentar eventos de moda, beleza e perfumaria.

5) Aposte na terceirização: já existem indústrias que se responsabilizam pelo desenvolvimento de fórmulas de cosméticos.

6) Invista no e-commerce: eficiente canal de compras, tanto para o profissional de beleza quanto para o cliente final.

7) Ofereça diversas formas de pagamento: boleto, cartões de crédito ou débito, dinheiro ou aplicativo: quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais clientes.

8) Capriche na identidade visual: a embalagem e os rótulos são o primeiro contato do consumidor com o produto; é importante ter um perfil marcante para ser lembrado.

9) Use fotos e vídeos na divulgação: o marketing é a melhor maneira de atingir novos clientes e expandir o nome da sua marca.

10) Influenciadores são aliados: invista nessas parcerias para impulsionar ainda mais a divulgação da sua marca.

Viu como é fácil iniciar sua própria marca de cosméticos? Basta conhecer a legislação, criar um plano de negócios, investir em matéria-prima de qualidade e em ações de marketing.

Se quiser mais dicas, clique aqui que o Sebrae te ensina a montar uma fábrica de cosméticos ecológicos. Eles são uma ótima oportunidade para pequenos mercados.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?