this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:12:31 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Dicas de negócios para empreender com impressoras 3D

Empreender com impressoras 3D é uma tendência e uma alternativa para quem deseja atender um nicho e agregar valor ao seu produto.

· 10/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

As impressoras 3D podem ser uma ótima opção para quem deseja empreender. Trata-se de um mercado em ascensão. No começo, utilizavam- se as impressoras 3D em indústrias. Mas, com o passar do tempo, novas ideias de uso foram surgindo. Objetos decorativos, protótipos de construções, peças, acessórios e, até mesmo, equipamentos de medicina começaram a ser produzidos com impressoras 3D. 

As impressoras 3D também são conhecidas como prototipagem rápida. É uma tecnologia de fabricação aditiva para criação de um modelo tridimensional, a partir de sucessivas camadas de material.

As vantagens de se trabalhar com impressoras 3D são:

  • Elas promovem agilidade e qualidade na produção do produto;
  • Possuem um custo baixo e ocupam pouco espaço;
  • É possível atuar em diferentes segmentos;
  • Trata-se de uma tendência que pode inovar ainda mais e oferecer uma visão de futuro para o seu negócio;
  • Você pode conseguir escalabilidade, porque produz de acordo com a sua demanda. 

Mas, o que é melhor: oferecer produtos próprios ou atender a um mercado específico? Pense que impressoras poderão ser compradas facilmente no futuro e que o seu produto precisa ter um diferencial. 

O foco, portanto, deve estar no serviço oferecido, ou seja, em agregar valor ao que você está criando. Diferenciar as possibilidades para também atender segmentos enquanto serviço de impressão 3D. Essa deve ser uma estratégia de quem pretende empreender nesse setor. 

Veja os mercados que podem ser atendidos por impressoras 3D:

Produtos personalizados: você pode utilizar a impressão 3D para criar objetos simples como lembranças de festa ou peças maiores, como partes de carros.

Gastronomia: é possível produzir utensílios de confeitaria, como formas de bolo ou cortadores de biscoitos personalizados

Decoração: peças de decoração únicas podem ser feitas a partir de moldes criativos impressos em 3D.

Mercado imobiliário: as impressoras 3D são muito utilizadas para fazer maquetes de prédios que serão lançados. É uma maneira rápida e econômica de se produzir o artefato. 

Moda: produção de acessórios, como pulseiras, brincos e colares, ou, ainda, jaquetas, bolsas e sapatos.

Colecionáveis: miniaturas de itens de coleção, como carros, podem ser feitos por meio de impressoras 3D.

Medicina: nessa área existem muitas possibilidades. É possível produzir uma réplica de um feto, por exemplo, seja para recordação dos pais ou para estudo. Também utilizam impressoras 3D para produção de próteses de baixo custo para amputados. E, na odontologia, já estão usando moldes 3D no lugar do gesso, além de simulação da área em que será feita uma cirurgia.

Para empreender no mercado de impressoras 3D, é preciso ter em mente a importância do plano de negócios. Defina seus objetivos, conheça o mercado que pretende atuar e as características tanto do público-alvo quanto da concorrência. 

Além disso, trace suas estratégias e procure oferecer um serviço e não um produto. Significa que você deve agregar valor ao produto criado pela impressora 3D. Ele precisa diferenciar-se do comum para destacar-se no mercado.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Tendências no Marketing Digital para os próximos anos

Saiba como alimentar a reputação da sua empresa nas redes sociais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?