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Tue Apr 04 18:19:46 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Dicas para montar uma vitrine de joias incrível

Quer aprender a montar uma vitrine de joias imperdível? Aproveite as dicas que iremos te contar nesse artigo e aplique-as agora mesmo no seu negócio.

· 30/03/2023 · Atualizado em 04/04/2023
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Separamos alguns insights da especialista em vitrine de joias Richelle Pulita, que poderão deixar a sua vitrine de joias muito mais atrativa e sofisticada.

A vitrine é o cartão de visitas da sua loja, ela é o primeiro contato do cliente com os seus produtos. Ela agrega valor ao seu negócio e comunica sobre a identidade da sua marca. A vitrine de joias vai além da exposição, ela é o vendedor silencioso e necessita de mais cuidado e atenção, já que as peças são delicadas e menores. 

Uma dúvida que pode surgir para você, lojista de joias é como montar uma vitrine? Por onde começar? A primeira dica é saber onde montar a vitrine, qual espaço você terá disponível para expor os produtos. Você pode expor, por exemplo, em um aparador, e sobre o aparador colocar algumas bases que serão o suporte para as suas joias. Toda composição precisa ter uma base acima da estrutura principal, pois isso gera mais valor na visualização dos produtos. 

Não erre nas cores

Outra dúvida comum é a escolha das cores dos expositores. Não existe uma cor ideal, porém, ela precisa estar em harmonia com a identidade visual da sua marca. Dito isso, não tenha medo de inovar e ousar nas cores, saia da mesmice e invista em um expositor com uma tonalidade impactante, saindo do básico preto ou branco. Os tons diferenciados, sejam em tons pastéis ou vibrantes, garantem um ar de modernidade. Porém, não esqueça que o foco precisa ser o produto, então, cuidado na hora de misturar as cores. Para ousar sem erro, faça um mix de no máximo duas tonalidades. Por exemplo, uma loja de fundo claro pode investir em expositores de fundo escuro, ou do mesmo tom da loja, para trazer um visual monocromático, super em alta. 

Quais modelos e materiais?

Em relação ao modelo de expositor e ao material, a resposta também está na identidade da sua marca. Hoje em dia, o mármore e o amadeirado são ótimas escolhas. O MDF laqueado também é um material interessante, pois é leve, fácil de limpar, tem ótima durabilidade, e você tem a possibilidade de personalizar o expositor com a sua logomarca. 

Além disso, existem os expositores revestidos de tecido, como o suéde e a napa escovada. Brinque com formatos inovadores de bustos e cores exclusivas. 

Disposição das peças

Uma das formas de fazer uma vitrine harmoniosa é utilizando uma disposição simétrica, com intervalos e espaços mais ou menos com as mesmas medidas, utilizando expositores em tons e alturas coordenadas. 

Já a exposição assimétrica percorre o caminho que o olhar do cliente visa pela vitrine. Como se fosse uma linha imaginária, causando uma desconstrução na disposição dos elementos. A distância entre as peças sempre deve existir, é importante manter espaços de respiro para não causar poluição visual. Por falar nisso, cuidado com a quantidade de peças que serão exibidas na vitrine. Procure equilibrar a quantidade para não exceder, mas também para não dar a impressão de pouco estoque, colocando peças de menos. 

Iluminação

Vamos para o ponto crucial que é um dos principais no vitrinismo. Como está a iluminação da sua vitrine? Está muito amarelada ou ela está muito branca, dando um ar de impessoalidade? Saiba que a iluminação ideal é a que chega mais próxima à luz natural, ela irá realçar sua vitrine. É essencial você colocar luzes focadas, spots de luz nas peças em exposição.  

E para finalizar, trazemos algumas dicas básicas. Mantenha a vitrine sempre limpa, troque uma ou duas vezes por semana as peças em exibição. Você pode deixar peças mais básicas e do dia a dia para os dias de semana, e, aos finais de semana, substituir por produtos com mais informação, compondo peças para festas e eventos noturnos.

Para você que vende on-line, lembre-se que o seu feed é sua vitrine, então, invista em expositores, iluminação e fotografias com qualidade.

Aproveite e acesse estes conteúdos que separamos para você:

Cartilha 10 dicas para melhorar o visual de sua loja

O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Para que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável.

Curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência

Como ter uma loja de roupas, sapatos e acessórios atrativa? Aprenda nesse curso a organizar os produtos, a vitrine, os provadores e o caminho visual do cliente. 

Essas são algumas dicas que você pode aplicar imediatamente na sua vitrine de joias. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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