this is an h1

this is an h2

Fri Mar 11 15:04:47 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Dicas para obter sucesso com uma loja agropecuária

Ano após ano, o Brasil bate recordes no agronegócio. O Sebrae apoia o empreendedor e reforça a necessidade de planejamento para aproveitar esse segmento.

· Atualizado em 11/03/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No momento em que parece clara a retomada econômica, após muitos meses de retração agravada pela pandemia, os sinais são promissores para quem sonha em empreender, inclusive no setor do agronegócio.

Afinal, cresce o número de empresas abertas no Brasil (1,4 milhão de novos negócios de maio a agosto de 2021, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia), enquanto nosso agronegócio segue com sucessivas altas de produtividade (a produção agrícola deve bater o seu recorde neste ano, com 271 milhões de toneladas de cereais, segundo o IBGE, e até 290 milhões, pelas estimativas da Conab).

Sem desconsiderar a importância de se discutir a preservação ambiental, outro importante sinal de oportunidade é o crescimento da procura por produtos agroquímicos – que justamente deriva do aumento da produtividade agrícola e pecuária –, levando à elevação na demanda por defensivos seguros, fertilizantes, adubos, desfolhantes, dessecantes, estimuladores, inibidores de crescimento, rações, vacinas, entre outros.

Conheça, no Manual de Atendimento Individual do Agronegócio, os serviços oferecidos pelo Sebrae Nacional nas carteiras das cadeias produtivas.

Para quem gosta do comércio, uma boa opção, então, é abrir uma loja especializada em materiais agropecuários, certo? Sim, desde que não falte planejamento, como em qualquer outro ramo.

Por isso, o primeiro passo é estruturar o seu plano de negócios, que deve conter todas as etapas a serem seguidas para a conquista dos objetivos traçados para o seu empreendimento, além da viabilidade diante dos aspectos estratégicos, financeiros, mercadológicos ou operacionais. Ah, e não se esqueça, empreendedor, de fazer pesquisas e análises de mercado antes de montar o plano de negócios.

O Sebrae ressalta alguns pontos importantes para quem pretende apostar as fichas e faturar no nicho. Confira:

5 dicas para abrir sua loja de produtos agropecuários

  1. Planeje-se financeiramente

Agora que você já sabe onde está e aonde quer chegar, precisa imaginar o caminho, ou seja, como será o fluxo de caixa no dia a dia da sua loja. Quais as principais despesas desse tipo de comércio? Elas são compensadas pela receita das vendas? A saúde financeira do negócio correrá algum tipo de risco?

  • Defina metas gerais;
  • Projete o faturamento desejado;
  • Qual o lucro esperado? Anote também!;
  • Estabeleça limites de custos e despesas;
  • Trace também a disposição para reinvestir no negócio.

DICA: é aconselhável criar um plano de ação com as metas gerais e o orçamento empresarial para o ano, o que o ajuda a se antecipar a certos imprevistos e ter uma melhor visão do futuro.

  1. Estrutura: mantenha cada coisa no seu lugar

Assim como em uma casa, a impressão de ordem ou desordem é nítida para quem chega, e transmite diversas sensações ao público.

  • Divida o espaço em três principais: área comercial; balcão de atendimento e caixa (que podem ser juntos, sem bagunça aparente); e escritório;
  • Nem sempre priorizado, o escritório é o seu espaço para atividades pessoais e que demandam segurança;
  • Capriche na organização: produtos separados por categorias facilitam o atendimento e a visualização pelos cliente.
  1. Vai revender o quê? Tenha certeza antes de comprar do fornecedor!

Assim como você, empreendedor, fez uma pesquisa prévia sobre o tipo de negócio, também precisa conhecer as necessidades do público e os produtos que mais saem, a fim de evitar estoques desnecessários – além disso, muitos são perecíveis, como rações, medicações, etc.

Também vale manter em suas prateleiras os produtos de urgência. Isso ajuda sua loja a ser procurada por novos clientes e a ser lembrada, de modo que o vínculo de confiança criado se traduza em fidelização. Pode ter certeza: além do preço e da variedade (entre produtos de diferentes faixas de qualidade), a disponibilidade dos mais procurados é um dos principais fatores para o retorno de clientes e, consequentemente, o sucesso da loja.

  1. Capriche na armazenagem

A lógica é a mesma daquela aplicada aos produtos em exposição na área de vendas. No depósito do estoque, observe fatores como higiene e organização, mantendo as mercadorias cobertas, seguras, arejadas e livres de exposição ao sol, ao calor e à umidade para uma perfeita conservação.

Faça um rodízio, de modo a evitar a estocagem de produtos mais antigos e, assim, a perda da validade e prejuízos evitáveis.

Ah, a organização também facilita na época do balanço de mercadorias, quando tudo deve ser contado e anotado para as providências contábeis.

  1. Treine seus colaboradores sempre!

Qualquer item comercializado tem suas características próprias, cor, volume, resistência, validade, etc. Muitos dos produtos químicos vendidos em uma loja agropecuária, porém, possuem características técnicas distintas e riscos – como os pesticidas –, o que requer tanto do dono do negócio quanto de seus funcionários o conhecimento adequado para o manejo até a entrega ao consumidor, que também deve ser orientado a respeito de informações mais importantes.

E nunca é demais lembrar: a empatia faz parte de um bom atendimento, por isso converse com sua equipe para que seja sempre cordial e prestativa. Isso ajuda na ampliação da carteira de clientes e ajuda e na consolidação da presença de seu negócio na região.

Aprenda neste curso do Sebrae sobre atendimento e como ele impacta positivamente os resultados de um negócio

DICA EXTRA: Conheça a legislação (normas e obrigações legais)

Além das dicas fornecidas até aqui, também é preciso lembrar que o universo de uma loja agropecuária compreende uma série de normas técnicas em relação à armazenagem, à emissão das chamadas receitas agronômicas, ao manuseio, ao descarte dos produtos e até mesmo à venda.

O normativo atual pode ser discutido com o contador, o profissional parceiro do empreendedor na gestão da parte fiscal, financeira e legal, que poderá sanar dúvidas e ajudar a tomar decisões de acordo com a legislação tributária.

Não deixe também de disponibilizar aos clientes da sua loja agropecuária uma edição do Código de Defesa do Consumidor. Sua presença – geralmente na área de pagamentos (balcão do caixa) é obrigatória, bem como sua leitura e consulta também são extremamente recomendadas para todos os empresários do comércio.

Acompanhe novos conteúdos de seu interesse em nossos canais no Telegram!

Sebrae Aquicultura

Sebrae Pecuária (corte e leite)

Sebrae Fruticultura


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?