this is an h1

this is an h2

Sat Apr 29 11:02:22 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Dicas para trabalhar com seus pais na mesma empresa familiar

A empresa familiar traz oportunidades para os filhos dos fundadores, mas é preciso mostrar competência, principalmente para os colaboradores.

· 23/02/2023 · Atualizado em 29/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você trabalha com seus pais em uma empresa familiar, é possível que se sinta incomodado quando é tratado apenas como “filho ou filha do dono”. Tal comportamento ocorre porque, em geral, a maior parte dos herdeiros de um negócio familiar foi convocada para essa atribuição sem necessidade de passar por processo seletivo e, muitas vezes, iniciando a carreira em um cargo elevado.  

Uma empresa familiar caracteriza-se pela presença de um ou mais membros de uma família participando da alta administração, investimento e/ou operação do negócio, de forma direta ou indireta. Certamente, é na empresa da família que teremos mais oportunidades de uma rápida ascensão profissional. O único limite para essa jornada será sua própria competência. Afinal, o sucesso do negócio vai depender diretamente da sua atuação.  

Ser “filho ou filha do dono” da empresa tem vantagens e desvantagens. Como já foi dito, um dos benefícios é que provavelmente você vai entrar no negócio em posição de gestão, influenciando diretamente os resultados de acordo com suas decisões. A desvantagem é que, mesmo tomando as melhores decisões e colaborando diretamente para o desenvolvimento da empresa, o reconhecimento da sua competência ocorrerá de forma lenta e pode nunca acontecer.  

Compartilhar a vida doméstica e profissional também pode trazer alguns desafios para filhos que trabalham com os pais.  Problemas de casa podem ser espelhados na empresa e isso precisa ser contornado com muito cuidado para que o sistema organizacional não seja tão contaminado por esses conflitos, porque será inevitável. O esforço precisa ser no sentido de que eles não fiquem maiores do que a hierarquia na empresa. 

Um exemplo bem comum é quando os pais idealizam que o filho faça determinado curso para trabalhar na empresa, mas o herdeiro escolhe outra opção e passa a trabalhar em uma área diferente da idealizada pelos pais. Este “desgosto” pode aparecer no meio de reuniões interdepartamentais ou quando tiver sua opinião desmerecida ao sugerir alguma mudança. O choque de gerações vai ficar muito evidente e, nesta ocasião, fica a dica: é mais fácil para você, filho, compreender melhor esse tipo de situação e evidenciar essa mistura no relacionamento e, quem sabe, ser o adulto na sala! 

Dicas de relacionamento entre pais e filhos na empresa  

Se você identificou os dilemas acima no relacionamento com seus pais, acompanhe nossas dicas: 

1. Não se acomode: Ser o filho ou a filha do dono pode parecer vantajoso, mas carrega um péssimo estigma. Colaboradores que não tem muita voz na empresa vão se aproximar de você para tentar serem ouvidos pelos donos e aqueles que já gozam de certo prestígio vão desmerecer seu trabalho, visto que precisaram “ralar” muito para ganhar a confiança dos donos. De qualquer forma, o ponto mais crítico é saber que, diferentemente do seu lugar na família, você precisa conquistar o seu lugar na empresa. Desenvolva suas competências, busque aprender sobre o negócio, faça cursos, invista na sua profissionalização e na da gestão. Não se acomode, pois você tem grandes chances de revolucionar a gestão da empresa e torná-la melhor. 

2. Experiência e a inovação ocupam o mesmo número de lugares na mesa: É natural que você entre cheio de ideias e com a energia para transformar água em vinho, para só então perceber que parece ter bem mais gente interessada em tomar água do que vinho. As empresas não foram criadas do dia para noite e, principalmente nos pequenos negócios, é muito provável que ela tenha crescido etapa a etapa, loja a loja, cliente a cliente. Tudo isso foi conquistado a partir da experiência dos fundadores, que não pode ser simplesmente descartada. Considerar a história da empresa é um sinal de respeito e também a melhor forma de trazer inovação por meio de melhorias contínuas, novos modelos de atendimento, produtos, sistemas, teorias gerenciais e processos, sem desconsiderar a história anterior. Faça mudanças gradativas e progressivas para que você consiga modernizar o suficiente para, finalmente, acelerar a gestão do negócio. 

3. Não lute contra os seus pais, lute a favor da empresa: Um dos erros mais clássicos de todo choque de gerações é fazer da empresa uma arena pessoal familiar. Busque o máximo possível identificar e diferenciar os comportamentos mais adequados para se ter em casa e na empresa. Discutir processos, decisões e melhorias da forma mais cortês possível, sem misturar comentários pessoais sobre seus pais, é o caminho para uma gestão respeitosa e harmoniosa.  

4. Feche a empresa às 18 horas: Essa máxima diz respeito a criar o hábito de discutir problemas e questões da empresa na empresa. Jamais traga para a mesa do jantar um assunto empresarial que não foi resolvido naquele dia. Falar 24 horas com seus pais sobre assuntos da empresa não é uma demonstração de comprometimento e pode ultrapassar os limites da relação familiar entre vocês.    

Volkswagen, Nike, Casas Bahia e a própria Rede Globo são empresas de origem ou administração familiar que, apesar dos desafios, conseguiram desenvolver uma gestão adequada. Inspire-se nelas e lembre-se: você e seus pais estão no mesmo time! A capacitação dos profissionais que ocupam cargos de liderança - sejam eles da família ou não - é fundamental para que sejam capazes de desenvolver a visão estratégica que permitirá o contínuo crescimento.

Saiba mais:

Guia sobre gestão de empresas familiares  

Características de negócios familiares  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?