A empresa familiar traz oportunidades para os filhos dos fundadores, mas é preciso mostrar competência, principalmente para os colaboradores.
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Se você trabalha com seus pais em uma empresa familiar, é possível que se sinta incomodado quando é tratado apenas como “filho ou filha do dono”. Tal comportamento ocorre porque, em geral, a maior parte dos herdeiros de um negócio familiar foi convocada para essa atribuição sem necessidade de passar por processo seletivo e, muitas vezes, iniciando a carreira em um cargo elevado.
Uma empresa familiar caracteriza-se pela presença de um ou mais membros de uma família participando da alta administração, investimento e/ou operação do negócio, de forma direta ou indireta. Certamente, é na empresa da família que teremos mais oportunidades de uma rápida ascensão profissional. O único limite para essa jornada será sua própria competência. Afinal, o sucesso do negócio vai depender diretamente da sua atuação.
Ser “filho ou filha do dono” da empresa tem vantagens e desvantagens. Como já foi dito, um dos benefícios é que provavelmente você vai entrar no negócio em posição de gestão, influenciando diretamente os resultados de acordo com suas decisões. A desvantagem é que, mesmo tomando as melhores decisões e colaborando diretamente para o desenvolvimento da empresa, o reconhecimento da sua competência ocorrerá de forma lenta e pode nunca acontecer.
Compartilhar a vida doméstica e profissional também pode trazer alguns desafios para filhos que trabalham com os pais. Problemas de casa podem ser espelhados na empresa e isso precisa ser contornado com muito cuidado para que o sistema organizacional não seja tão contaminado por esses conflitos, porque será inevitável. O esforço precisa ser no sentido de que eles não fiquem maiores do que a hierarquia na empresa.
Um exemplo bem comum é quando os pais idealizam que o filho faça determinado curso para trabalhar na empresa, mas o herdeiro escolhe outra opção e passa a trabalhar em uma área diferente da idealizada pelos pais. Este “desgosto” pode aparecer no meio de reuniões interdepartamentais ou quando tiver sua opinião desmerecida ao sugerir alguma mudança. O choque de gerações vai ficar muito evidente e, nesta ocasião, fica a dica: é mais fácil para você, filho, compreender melhor esse tipo de situação e evidenciar essa mistura no relacionamento e, quem sabe, ser o adulto na sala!
Dicas de relacionamento entre pais e filhos na empresa
Se você identificou os dilemas acima no relacionamento com seus pais, acompanhe nossas dicas:
1. Não se acomode: Ser o filho ou a filha do dono pode parecer vantajoso, mas carrega um péssimo estigma. Colaboradores que não tem muita voz na empresa vão se aproximar de você para tentar serem ouvidos pelos donos e aqueles que já gozam de certo prestígio vão desmerecer seu trabalho, visto que precisaram “ralar” muito para ganhar a confiança dos donos. De qualquer forma, o ponto mais crítico é saber que, diferentemente do seu lugar na família, você precisa conquistar o seu lugar na empresa. Desenvolva suas competências, busque aprender sobre o negócio, faça cursos, invista na sua profissionalização e na da gestão. Não se acomode, pois você tem grandes chances de revolucionar a gestão da empresa e torná-la melhor.
2. Experiência e a inovação ocupam o mesmo número de lugares na mesa: É natural que você entre cheio de ideias e com a energia para transformar água em vinho, para só então perceber que parece ter bem mais gente interessada em tomar água do que vinho. As empresas não foram criadas do dia para noite e, principalmente nos pequenos negócios, é muito provável que ela tenha crescido etapa a etapa, loja a loja, cliente a cliente. Tudo isso foi conquistado a partir da experiência dos fundadores, que não pode ser simplesmente descartada. Considerar a história da empresa é um sinal de respeito e também a melhor forma de trazer inovação por meio de melhorias contínuas, novos modelos de atendimento, produtos, sistemas, teorias gerenciais e processos, sem desconsiderar a história anterior. Faça mudanças gradativas e progressivas para que você consiga modernizar o suficiente para, finalmente, acelerar a gestão do negócio.
3. Não lute contra os seus pais, lute a favor da empresa: Um dos erros mais clássicos de todo choque de gerações é fazer da empresa uma arena pessoal familiar. Busque o máximo possível identificar e diferenciar os comportamentos mais adequados para se ter em casa e na empresa. Discutir processos, decisões e melhorias da forma mais cortês possível, sem misturar comentários pessoais sobre seus pais, é o caminho para uma gestão respeitosa e harmoniosa.
4. Feche a empresa às 18 horas: Essa máxima diz respeito a criar o hábito de discutir problemas e questões da empresa na empresa. Jamais traga para a mesa do jantar um assunto empresarial que não foi resolvido naquele dia. Falar 24 horas com seus pais sobre assuntos da empresa não é uma demonstração de comprometimento e pode ultrapassar os limites da relação familiar entre vocês.
Volkswagen, Nike, Casas Bahia e a própria Rede Globo são empresas de origem ou administração familiar que, apesar dos desafios, conseguiram desenvolver uma gestão adequada. Inspire-se nelas e lembre-se: você e seus pais estão no mesmo time! A capacitação dos profissionais que ocupam cargos de liderança - sejam eles da família ou não - é fundamental para que sejam capazes de desenvolver a visão estratégica que permitirá o contínuo crescimento.
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Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. 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Sat Jul 20 00:02:45 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Jul 20 00:02:14 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!