this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 23:52:13 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dicas para varejistas: gestão financeira

Varejista, saiba como a gestão financeira pode ajudar a melhorar o seu negócio.

· 01/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A empresa está vendendo bem, os clientes estão satisfeitos, as atividades estão a pleno vapor e o fluxo de caixa está ativo, mas o lucro… Isso está acontecendo no seu varejo? Saiba que o problema pode estar na gestão financeira do seu empreendimento, por isso é importante um planejamento e uma organização que permitam a identificação dos possíveis gargalos.

Muitas vezes, isso ocorre porque o empresário deixa de olhar a empresa na sua totalidade, preocupando-se somente com a entrada do dinheiro, mas esquecendo que precisa lidar com ele de forma adequada para o funcionamento de toda a empresa, do atendimento, passando pelo estoque à emissão de notas fiscais e recolhimento de impostos.

Nesse sentido, a gestão financeira abrange ações e procedimentos de análise, planejamento e controle das atividades financeiras da empresa. Nesse processo, estão envolvidas as entradas, saídas, operações, projeção de receitas, provisões de gastos e outras formas de movimentação de capital. De um modo geral, estão envolvidos aspectos de planejamento financeiro, bem como administração de ativos e passivos.

Erros

É muito comum, principalmente quando se está iniciando um negócio, cometer alguns erros em relação à administração das finanças. E um dos mais corriqueiros é não separar as contas pessoais das contas da empresa, muito comum em empresas de pequeno porte. Outro erro comum é não estipular um valor de salário pró-labore. Não caia nessas armadilhas, porque elas acabam, a longo prazo, tornando-se um pesadelo para o orçamento da empresa.

Outro problema sério é a falta de registro das movimentações financeiras. O empresário não sabe quanto vendeu, quanto gastou com o estoque, ou deixa de pagar alguma conta e acaba pagando juros e multa por atraso, entre outros exemplos que denotam desorganização e que vão minando as finanças do seu negócio.

O estoque também não pode ser negligenciado. Ele é muito importante para o varejo, indicando o ritmo das vendas, as preferências dos clientes, portanto, precisa de um controle eficiente e permanente.

Por fim, outro erro comum é não cuidar devidamente do fluxo de caixa, que envolve não somente o que entra na registradora, mas todas as contas bancárias da empresa. O empresário não pode esquecer os valores a entrar, como aqueles das vendas efetuadas por cartão de crédito.

Benefícios

Entre as muitas vantagens de realizar uma adequada gestão das finanças, podemos apontar a possibilidade de aumentar a receita, mantendo o caixa no azul. Com uma boa receita, é possível honrar os compromissos tanto a curto como longo prazo, manter uma boa relação com fornecedores e planejar melhores investimentos para expandir a empresa. Outro benefício é que a gestão das finanças permite maior segurança nos gastos porque o empresário passa a conhecer melhor a realidade do seu negócio.

Veja no infográfico algumas dicas de como administrar as finanças da empresa de forma mais produtiva.

Saiba mais

Comece agora mesmo a entender melhor as finanças da sua empresa. O Sebrae separou para você dois conteúdos relevantes: Como escolher bons indicadores para minha empresa e Como gerenciar meu planejamento estratégico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?