this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 17:48:59 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
É possível separar a vida profissional da vida pessoal?

Uma das principais dificuldades do empreendedor - separar o profissional do pessoal - requer atenção plena e bom gerenciamento do tempo.

· Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreender não é só um jeito de trabalhar, é um estilo de vida! Quando alguém decide criar sua própria empresa, assim que ela ganha corpo, uma das principais dificuldades iniciais que se estabelece é separar a vida profissional da vida pessoal. Essa confusão fica ainda mais evidente em pequenos negócios, que são, em sua maioria, familiares. Então, como separar as realidades para garantir o sucesso do empreendimento? Este artigo vai te ensinar! 

Imagine-se chegando em casa depois de um dia normal de trabalho na sua empresa: você abre a porta conversando no telefone e mal cumprimenta sua esposa e seus filhos, que te esperam ansiosos para o jantar. Você consegue desligar o telefone, abraça a família, toma um banho, mas quando se senta na mesa para comer, continua com o celular ao lado, lendo mensagens. 

Ao final da refeição, você consegue brincar um pouco com os filhos, os coloca na cama e resolve assistir a uma série na TV ao lado da sua esposa, mas as mensagens não param e você segue respondendo e-mails e orientando colaboradores. Quando vê, a esposa já foi para cama dormir e você nem teve a chance de conversar sobre seu dia. 

Imagine essa cena se repetindo diariamente. Você até pode pensar: “pessoal e profissional não se separam, afinal, sou um só!” Mas a verdade é que não há pessoa que resista a levar trabalho para casa e a casa para o trabalho por muito tempo. Deve haver um equilíbrio para que as realidades possam conviver em paz.  

Diferente de uma corrida, em que os atletas precisam disputar posições em busca do primeiro lugar, o empreendedor deve seguir a vida integrando sua profissão e seu trabalho com suas necessidades pessoais, fazendo o bom uso do tempo e do poder da presença. Obviamente, é mais fácil falar do que fazer. 

Entretanto, como tantos outros desafios no empreendedorismo, esse equilíbrio deve ser construído e mantido, custe o que custar. A monja zen-budista Coen Roshi, mais conhecida como monja Coen, explica que a atenção plena é fundamental para a manutenção do equilíbrio pessoal. Saber focar sua atenção no que está acontecendo à sua frente, quando está ocorrendo, sem se envolver de forma profunda com o ambiente ou outros assuntos, é praticar atenção plena. 

“Quando a gente se envolve muito em nossos projetos, às vezes esquecemos da casa, dos filhos, da companheira, do companheiro. E quando estamos em compromissos familiares, estamos tão assoberbados com nossos pensamentos, que não conseguimos nos relacionar. A saída é saber usar o tempo de forma adequada: nós temos o tempo de trabalhar e temos o tempo de família, de estar inteiro para nossos familiares, sem celular na mão, sem pensar na empresa”, diz a monja. 

Como fazer isso? “Você coloca esses pensamentos de lado e vai se dedicar à pessoa com quem você está no momento. Eu chamo isso de presença absoluta”, completa a monja, reforçando que a vida é feita de momentos e cada um deles requer nossa presença. 

Aqui vão alguns conselhos da monja Coen para você manter a atenção plena: 

  1. Durma bem: dormir é muito importante para restaurar as energias e a capacidade mental. Pelo menos uma hora antes de dormir não use o celular, nem o computador;
  2. Leia um livro ou estude algo;
  3. Beije seus familiares, seu companheiro ou companheira, seus filhos. Converse com eles e pergunte como estão, mesmo no meio do dia, por mensagem; 
  4. Procure não chegar tarde em casa e quando for sair tarde do trabalho, avise;  
  5. Converse com as pessoas: pergunte e procure saber como estão seus familiares, amigos e colaboradores. 

É muito importante estabelecer limites, mas se você não conseguir fazer isso naturalmente, defina horários e espaços específicos para cada uma das suas atividades, seja no trabalho ou em casa.  

Muitas vezes, o equilíbrio pode estar em misturar a vida profissional da pessoal. Para isso, é preciso flexibilidade para se adaptar e organizar a rotina. É difícil, mas é possível e pode ser muito leve e prazeroso também. E quem souber seguir este caminho, além de ter uma qualidade de vida melhor, vai se destacar no mercado de trabalho. 

Sua vida pessoal é também sua vida social e a vida da empresa. Por isso, como ser humano, você precisa estar bem, sem culpa, para que seu negócio tenha sucesso. Certamente se sua empresa vai bem, sua casa vai melhor ainda. 

Saiba mais:

É possível separar o eu pessoal do eu profissional? 

Qualidade de vida para melhora do desempenho no trabalho 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?