this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 13:02:12 BRT 2022
Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
É preciso empreender com planejamento estratégico

Planejamento estratégico para fazer acontecer! Veja as nossas dicas para que a sua ideia seja bem-sucedida.

· 10/10/2022 · Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ter uma ideia genial não é garantia de sucesso. É preciso saber que existe um longo caminho entre o sonho, a ideia e a viabilização de um empreendimento de sucesso. Para isso, faz-se necessário compreender decisões ou escolhas que proporcionaram o insucesso de uma boa ideia.

A energia que move o empreendedor é o sonho. Se ele deixar de sonhar, acaba a energia e a motivação para tocar um empreendimento. É dos sonhos que surgem as ideias que se transformam em realidade. Entretanto, fazer acontecer (trazer o sonho para a realidade) exige o que poucas pessoas possuem: bom senso, persistência e resiliência. Bom senso para distinguir ilusão e imaginação: ilusão é acreditar em Papai Noel, imaginação é viver o espírito do Natal. Persistência para se manter firme, sem desistir, encarando os desafios e identificando momentos de rever projetos e se ajustar a uma nova realidade. E resiliência para não se abater diante de resultados negativos, procurando transformar o erro e o fracasso em aprendizado para construir ou reconstruir.     

Acreditar em uma ideia genial não é errado, o erro está em seguir em frente mesmo quando todos os sinais indicam uma necessidade de voltar atrás e reformular aspectos da ideia que estão em desacordo com a realidade atual, com as características do mercado ou mesmo com a tecnologia disponível. Uma boa ideia que não deu certo hoje pode ser um negócio de sucesso mais à frente.

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar a entender por que uma boa ideia pode dar errado.

  1. Parecia uma boa ideia, mas na verdade outras pessoas chegaram antes: quantas pessoas tiveram a mesma ideia e já estão no mercado antes de você? Afinal, você não tem a exclusividade de ter ideias geniais. No Brasil, concorre-se com aproximadamente 200 milhões; no mundo, com 8 bilhões, segundo previsão das Nações Unidas para novembro de 2022.
  2. O produto/serviço criado pela ideia genial é inútil: ideias surgem e se transformam em produtos/serviços de sucesso, a história é pouco convincente sobre como isso acontece. Imagine como surgiram o Post-It e a Coca-Cola: existem informações de que foi por acidente, entretanto são um sucesso estrondoso. O que significa isso? Boas ideias somente são reconhecidas pela possibilidade de criarem produtos/serviços, projetos ou mesmo propostas inovadoras. Assim, você somente vai saber realmente se a ideia será um sucesso ao construir e testar um MVP (Produto Mínimo Viável), termo que as startups utilizam para rotular quando uma ideia se transforma em um protótipo pronto para ir ao mercado e ser testado, pois é a aceitação do cliente/mercado que vai dizer se a ideia é viável.
  3. Ideias que geram produtos/serviços para poucas pessoas: se a sua ideia não vai se transformar em um produto popular, saiba que o seu mercado é muito restrito e você terá poucos clientes. Nos ambientes de alta inovação, fala-se que você deve colocar no mercado um produto/serviço que alcance uma escala global.
  4. Copiar ideias de uma empresa que já tem sucesso é caminho para o fracasso: nem sempre é possível alcançar o sucesso através da cópia de uma ideia. Não que seja proibido, mas porque a empresa aportou inovação e tecnologia praticamente inacessíveis a qualquer competidor. Por outro lado, grande parte das inovações que ocorrem hoje são baseadas em ideias já existentes, sendo suportadas por modelos de negócios extremamente inovadores. Veja o caso da fotografia digital, que foi descoberta pela Kodak, mas que não teve sucesso porque o processo de transferência das fotos digitais da máquina fotográfica para o computador era manual. Foi necessário surgir a tecnologia nos novos telefones digitais e uma startup chamada Instagram para que a ideia criada pela Kodak se tornasse um grande sucesso, grande ao ponto de tirar a Kodak do mercado.

Todos os dias, em todo o mundo, ideias geniais vão para o lixo porque não foram tratadas da forma adequada. É o que chamamos de fazer acontecer. Uma grande ideia, para se transformar em um negócio de sucesso, requer estratégias, planos, modelagens, tecnologias e processos de produção para gerar produtos ou serviços que, além de chegarem até as pessoas, sejam capazes de gerar soluções.

O Sebrae oferece cursos como o Empretec para você desenvolver a sua ideia e empreender. Acesse:  www.sebrae.com.br/empretec. Aproveite e inscreva-se também para os cursos que selecionamos para você, clicando nos links a seguir.

E lembre-se: o empreendedor é aquele que acredita no seu sonho, investe na ideia e planeja a jornada em direção ao sucesso.

Saiba mais:

Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio

Como ter ideias criativas e inovar na prática?




O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?