this is an h1

this is an h2

Tue Mar 14 09:59:37 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
É um bom negócio empreender comprando uma franquia?

Saiba o que é, como funciona e quais são as vantagens do sistema de franquias.

· Atualizado em 14/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem é empreendedor, provavelmente já ouviu falar que comprar uma franquia pode ser melhor do que investir em um negócio próprio.

Outros que passaram pela experiência de ter uma franquia afirmam que não foram preparados para conviver com um negócio com regras tão rígidas e que não se sentem donos do seu próprio negócio.

Inicialmente, podemos compreender que aderir a uma rede de lojas com uma franquia definida, é uma forma muito interessante e rápida de acelerar a sua entrada em um negócio que já está estabelecido e que possui uma marca com grande aceitação entre os consumidores.

O empreendedor pode realizar dois objetivos ao mesmo tempo, sendo um deles realizar o seu sonho de empreender e o segundo, alcançar o sucesso como empreendedor. Por isso, a franquia se tornou um dos principais modelos de negócios dos últimos tempos, especialmente pelas vantagens que oferece. 

Outro ponto importante é conhecer o modelo de operação denominado sistema de franquia empresarial.

A franquia não é nada mais do que uma estratégia de negócios que permite que o empreendedor, chamado de franqueado, utilize a marca e o modelo de operações de uma empresa que já atua no mercado, chamada de franqueador.

A franquia é uma forma de o franqueador conceder a um franqueado o direito de uso, que pode ser de uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo de um conceito, e operam em quase todos os segmentos do mercado, sendo os mais conhecidos nos ramos de alimentação, como as lojas do McDonalds, lojas de shopping centers, farmácias, perfumes, roupas e acessórios, entre outras.

A diferença entre um negócio próprio e uma franquia é que, no negócio próprio, o empreendedor constrói a sua marca através do seu esforço pessoal, como alguns dizem, “na raça”.

Isso significa que vai construir tudo do zero para criar um negócio que ninguém conhece ainda e que, ao mesmo tempo, vai batalhar intensamente para conquistar a fidelidade dos clientes.

No sistema de franquia, o empreendedor vai iniciar já tendo o apoio de uma grande marca que vai fornecer métodos de trabalho, produtos, pesquisa de mercado, um plano de negócios já testado no mercado e um modelo de operação com uma forma de execução já aprovada, que possibilitam ao empreendedor gerenciar a expansão com tudo já planejado.

Investir em uma franquia pensando, no entanto, somente nas vantagens pode ocasionar uma tremenda dor de cabeça para o empreendedor, por isso são necessários alguns cuidados antes de fechar negócio com uma rede de franquias.

Listamos a seguir algumas questões que devem ser pensadas antes da decisão de investir em determinada franqueadora:

  1. Escolha uma franquia cujo negócio esteja alinhado ao seu perfil de empreendedor;
  2. O custo para investir em uma franquia pode ser muito alto, porque o franqueador cobra uma taxa chamada de taxa de franquia em um valor fixo e único que corresponde à concessão do direito de uso da marca e da transferência do modelo de operações. Os valores dessa taxa diferem de franquia para franquia. Além da taxa de franquia, alguns franqueadores cobram a taxa de royalties, que é um pagamento periódico pelo uso da marca e do apoio recebido e contribuição para o fundo de propaganda, que é cobrado mensalmente para investimento nas ações de marketing.
  3. Outro ponto de grande conflito é a falta de liberdade do franqueado na gestão da sua loja, porque qualquer alteração que desejar fazer tem que ser autorizada pelo franqueador. Afinal, no momento em que você contrata um sistema de franquia, há um padrão de processos, sistemas, layout, até de localização do ponto que são padronizados pelo franqueador e que devem ser seguidos pelo franqueado e, se o empreendedor não estiver preparado para essa falta de flexibilidade, é melhor não se aventurar em um sistema de franquias. No Brasil, temos vários casos de ações na justiça contra franqueadores em razão até mesmo de o franqueado se sentir bloqueado para inovar ou mesmo estabelecer as diretrizes do seu negócio.
  4. Quando o franqueado adquire experiência a respeito do seu negócio e sua autoconfiança vai aumentando, surge o fato de a dependência em relação ao franqueador se tornar um problema, e o conflito surge quando o franqueado se questiona sobre a necessidade de precisar de uma rede de franquias quando ele já acredita que pode tomar desse negócio com mais eficiência que seguindo padrões que limitam a própria expansão desejada pelo empreendedor.

Então, para decidir, considere seu nível de preparo para planejar, criar o modelo de negócio, estruturar as diversas áreas da nova empresa, fazer pesquisas de viabilidade de mercado e implantar o novo projeto.

Se houver segurança, é só partir para a implementação da empresa. Por outro lado, se o sentimento está mais para aderir a uma rede de franquia, tome a sua decisão e vá logo atrás do seu sonho de ser empresário.

Empreendedor, não fique em dúvida! Procure o apoio do Sebrae para fazer a melhor escolha entre abrir seu próprio negócio ou escolher uma franquia. Comece fazendo nossos cursos EaD: Como se tornar um franqueado e Transforme sua ideia em modelo de negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?