this is an h1

this is an h2

Thu Oct 13 17:57:25 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Ecossistema MEI: parcerias comerciais

Confira, no segundo artigo da série Ecossistema MEI, as parcerias que você pode fazer para começar a alavancar o seu negócio.

· 23/09/2022 · Atualizado em 13/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar em Mundo VUCA? As iniciais referem-se a palavras em inglês que, traduzidas, significam: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. O termo é usado tanto para se referir a situações inesperadas e à rapidez com que as coisas envolvendo as pessoas e as organizações acontecem como para descrever os cenários desafiadores que precisam de adaptação e agilidade no mundo corporativo.

É essencial compreender que não é possível se isolar diante da dinâmica do Mundo VUCA que o mercado está vivenciando. Ter boas relações com o mercado permite maior alcance de parceiros e novas possibilidades, assim como uma melhora no desempenho comercial do MEI (Microempreendedor Individual). Aliás, é bom frisar: o individual se restringe ao nome, pois empreender requer parcerias, colaboração, inserção comunitária, entre muitos outros aspectos que evidenciam uma caminhada em conjunto com outros atores que podem contribuir para o sucesso do seu negócio.

O MEI, como o nome já diz, empreende de forma autônoma e independente, porém, para lidar com os desafios do mundo empresarial, ele deve saber trabalhar em rede. E, para isso, precisa analisar a capacidade de realizar parcerias para ampliar o seu conhecimento de mercado e aprimorar a experiência dos seus clientes, resultando na melhora da qualidade das entregas que realiza.

Pequenos empresários podem se juntar para oferecer um novo serviço a seus clientes, para entregar uma nova solução ao mercado ou para identificar oportunidades, sempre atentos aos problemas e às necessidades em comum do seu público e buscando inovar. A lida com outros empresários consolida o network (rede de contatos), faz com que a voz mútua da experiência possa resolver questões complicadas da jornada empreendedora de cada um e fortalece o poder de escutar e de compartilhar experiências em comum, propiciando atitudes positivas diante de novas ideias e comportamentos empreendedores.

Em alguns mercados, já é possível ver claramente a atuação colaborativa entre microempresários e a consciência de se organizar em rede, como é o caso dos profissionais da economia criativa. Muitos artesãos independentes, que trabalham no sistema de cocriação para a produção de novas peças artesanais, dividem o mesmo espaço e estrutura de produção, assim como colaboram em pontos físicos na divulgação e na venda dos seus produtos. 

Ter “parceiros-chave” é um quesito importante no plano de negócios. Diante disso, responda: qual é a rede de fornecedores e parceiros que faz o seu negócio funcionar? Indicaremos um curso do Sebrae - parceiro que não pode ficar de fora da sua jornada - que ajudará você a mapear esse processo. Clique aqui para aprender a elaborar um plano de negócio. 

A seguir, você também pode navegar por outros links de cursos a distância que o Sebrae desenvolveu para proporcionar a sua capacitação. Em caso de dúvida ou para mais informações, ligue para o 0800 570 0800.

Como comprar bem e de outros fornecedores

Empreendedor de sucesso

Aprender a empreender


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?