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Mon Aug 01 21:05:07 BRT 2022
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Empreendedor social muda a comunidade e abre oportunidades de negócios

Incubadoras ajudam a impulsionar o empreendedorismo social com ferramentas de gestão empresarial.

· Atualizado em 01/08/2022
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O ditado popular diz que devemos fazer do limão uma limonada. A máxima contribui para entender o empreendedorismo social, que nasce dos desafios para encontrar respostas transformadoras e encontra nas incubadoras ferramentas para o seu crescimento. 

A partir da década de 1990, com a redução dos investimentos públicos na área social, a sociedade brasileira organizada parte para a busca de soluções de seus problemas, enfrentando muitos desafios, mas também muitas conquistas. O empreendedorismo social ganha força e espaço, bem como se torna referência em muitos casos.  

Com foco na transformação nas comunidades, o empreendedorismo social impacta diretamente a vida das pessoas. Já o empreendedorismo tradicional tem como propósito gerar lucro para donos, sócios e investidores. Muitas vezes, esses dois ramos empreendedores podem parecer distintos, mas mantêm similaridades, bem como um influencia o outro

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Potencial 

O Brasil é considerado um celeiro para o empreendedorismo social e está entre os dez países mais impactados por essas atividades. No mundo, mais de 622 milhões de pessoas usufruíram dos resultados desse modelo empreendedor, e aproximadamente U$S 6,7 bilhões foram distribuídos entre produtos e serviços nos últimos vinte anos.

Organizações de empresários e investidores têm apoiado o empreendedorismo social como forma de redução da pobreza com a criação de renda para milhares de brasileiros. As incubadoras espalhadas pelo país são referências na contribuição para um modelo de gestão para os empreendimentos sociais. É possível conhecer experiências nacionais e internacionais que têm ajudado a instrumentalizar a população de baixa renda. 

O modelo cooperativista é uma das referências de sistemas empreendedores que pode promover grande impacto social. Hoje, grandes cooperativas dos ramos de crédito, saúde e do agronegócio são consideradas grandes players do mercado nacional. Nesses empreendimentos, cada cooperado é dono do negócio e recebe os lucros, que as cooperativas chamam de sobras.

Outros empreendimentos de impacto social têm contribuído para beneficiar diretamente pessoas com faixas de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E.  Na educação, iniciativas empreendedoras estão fortalecendo e melhorando a educação pública por meio de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. 

Uma outra iniciativa agrega mulheres de baixa renda na criação de organizações comunitárias. Por meio do trabalho em rede, elas criaram empreendimentos na área varejista, de culinária e demais negócios sociais, como artesanato, costura e produtos de saúde e fitness.

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Liderança 

O empreendedor tradicional e o social têm em comum a capacidade de visão do seu negócio, além de ter iniciativa, ser equilibrado e participativo.  Algumas habilidades são natas, e outras podem ser estimuladas e lapidadas nos cursos gratuitos promovidos pelo Sebrae. 

Motivação, interação, criação e muita persistência também são requisitos do empreendedor social. Afinal, ele não quer ser coadjuvante na história, mas referência de transformação social. E o Sebrae vai estar sempre perto para contribuir no que for necessário!


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