this is an h1

this is an h2

Tue Feb 07 16:57:37 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Empreendedor, veja como superar as incertezas do seu negócio

É importante entender como os empreendedores agem nos momentos das crises e saber como lidar com as incertezas que ocorrem o tempo todo nos negócios

· 12/12/2022 · Atualizado em 07/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há um provérbio chinês muito conhecido que ensina uma lição muito importante aos empreendedores: as grandes oportunidades surgem no momento de grandes crises. O provérbio se confirma quando olhamos para a história de grandes empreendimentos que surgiram a partir de crises que abalaram o mercado.

Recentemente, em um evento realizado em São Paulo, o empreendedor Hernán Kazah, cofundador do Mercado Livre, comentou que o “empreendedor de verdade não deve esmorecer”, e o exemplo do Mercado Livre confirma essa frase. Criado em 1999 na Argentina, teve que superar a crise que aconteceu no ano seguinte com impacto significativo sobre as empresas que exploravam a internet. À época, a crise fez com que o valor de mercado das ações das empresas de tecnologia desabassem e várias gigantes desapareceram no auge de um fenômeno que se chamou de “bolha da internet”. Em 2001, a Argentina passou por uma grave crise financeira, mas a empresa superou todas essas crises. Kazah afirma: “O golpe foi forte, mas com o foco na equipe, no produto e nos clientes, continuamos a crescer. Transformamos o mau momento em oportunidade".

Nassim Taleb, professor da Universidade de Nova York, é considerado o maior especialista do mundo em incertezas e desvenda todo o modelo de como podemos reagir às crises no seu livro A lógica do cisne negro, em que ele associa que uma crise ocorre por uma situação de incerteza.

Sendo um evento inesperado, as crises podem ocasionar grandes prejuízos, mas, para aqueles que sabem lidar com a incerteza, podem proporcionar também grandes lucros. Segundo Nassim, esses eventos incertos são comparáveis aos cisnes negros, porque, durante muito tempo, a humanidade acreditava que somente existiam cisnes brancos, até o momento em que foram descobertos na Austrália os cisnes negros. Essa comparação originou o título do livro: um “cisne negro” pode ser uma situação positiva ou negativa. Um exemplo de ocorrências positivas são as descobertas científicas e as inovações tecnológicas.

Para Nassim Taleb, é necessário se preparar para os acontecimentos inesperados, porque a maioria das pessoas ficam paralisadas diante da incerteza, e aqueles que observam com cuidado e percebem as oportunidades que se abrem no mercado nesse momento se fortalecem e alcançam o sucesso. Ele cita como exemplos mais recentes de “cisnes negros” a destruição das torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 e a crise mundial originada nos Estados Unidos a partir das fraudes que foram descobertas no mercado de hipotecas em 2008, que foi prevista por ele um ano antes.

Segundo Nassim Taleb, os empreendedores se destacam nas incertezas porque elas ocorrem o tempo todo na jornada de empreender, e a grande maioria não possui recursos financeiros para investimento em tecnologias de previsão das tendências de mercado, por isso não possuem um planejamento estruturado, estão mais focados na necessidade mais imediata de sobrevivência, são estimulados constantemente para experimentar estratégias inovadoras e são rápidos para reconhecer as oportunidades de mercado assim que surgem.

Há um ditado popular que diz que o maior especialista em clientes é o pequeno empreendedor, porque no momento que começa a chuva, imediatamente ele está no mercado oferecendo guarda-chuva… 

A seguir, listamos atitudes necessárias para superar as incertezas:

  1. Direcionar suas ações pelo seu propósito de vida.
  2. Possuir abertura para escutar as outras pessoas sem julgamentos ou preconceitos.
  3. Saber ser resiliente, “casca dura” para continuar seu projeto, mesmo diante das dificuldades e dos resultados ruins.
  4. Não ser o dono da verdade.
  5. Estar sempre atento a tudo ao seu redor e perguntar o que não entendeu, atiçando o espírito permanente de curiosidade.
  6. Usar a intuição para encontrar caminhos quando as respostas não aparecem.
  7. Estar sempre em movimento, baixar a ansiedade, refletir com serenidade sobre tudo o que pode estar acontecendo ou ainda vai acontecer.
  8. Ser verdadeiro e transparente para realizar as mudanças que precisam ser feitas, não esconder “o jogo”.
  9. Entrar em ação e promover as mudanças em tempo hábil.

Lembre-se: há vento favorável para o empreendedor que busca o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Inscreva-se também para os nossos cursos EaD: Transforme sua ideia em modelo de negócio e Inovação e agilidade o futuro do empreendedorismo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?